Tem de ser perfeito!

Era uma tarde como outra qualquer, mais um dia de trabalho. O movimentos estava fraco aquela hora, já pensava em fechar o estúdio quando uma mulher apareceu. Não faz tanto tempo, mas minha memoria como sempre deixa a desejar, portanto não posso dizer com exatidão como ela era, mas lembro-me bem de seus olhos, de uma cor preta tão intensa, pareciam duas jabuticabas, e brilhavam... Ah! Como brilhavavam! Lembro-me também que tinha os cabelos escuros, tão escuros quanto os olhos, com leves ondulações. Ela caminhou decidida até mim e disse sem rodeios:

-Quero que faça um desenho meu. Mas tem de ser perfeito.

-Claro! Se puder me deixar uma foto sua, amanhã mesmo eu...

-Não. Quero que faça agora, eu posso esperar. Pode demorar o quanto quiser, não trouxe foto, mas acredito que o modelo vivo seja ainda melhor.

E me olhou com aqueles olhos intensos, e enquanto eu via a obstinação naqueles olhos, percebi que não importava o que dissesse, aqueles olhos não desistiriam, e concordo que quis passar mais tempo com ela.

-Tudo bem, mas demorará um pouco. E será mais caro já que o quer imediatamente.

-Não me importo. Onde devo me sentar? Ou prefere que fique em pé?

-Fique á vontade para sentar onde se sentir bem. Como imagina o desenho?

-Não sei, acho que quero bem simples, sabe? De perfil, desenhe apenas do busto em diante.

E ela sentou-se sobre um sofá vermelho e macio que pairava na sala. O contraste do vermelho combinava imensamente com sua pele branca e a negrura de seus olhos e cabelos. Comecei então a desenhar, várias vezes fui interrompido por sua avaliação ocular, apesar de não conhecer muito de desenhar, ela sabia exatamente o que queria e de tempos em tempos levantava, vinha em minha direção e observava o retrato fazendo algumas modificações.

-Acho que o nariz poderia ser um pouco mais arredondado, não, arrebite um pouco... Isso! Porque os labios estão tão cheios? Um pouco mais finos, por favor! Não tão finos também! Os olhos... Não me agradam. Um pouco maiores, por favor, assim... Grandes! E os cabelos...Pode tirar esses frizados, sim? Não gosto disso, prefiro lisos. O queixo... hã... São meio quadrados demais, parece que estou brava, um pouco mais leve... Que tal mais arredondados? E as sobrancelhas poderiam...

E assim se passaram algumas horas, e cada vez me impacientava mais com suas observações, ela mudava absolutamente tudo! Como se eu não fosse capaz de desenhar sozinho! Ao fim, ambos cansados, nos olhamos demoradamente. Olhando mais uma vez o retrato vi seu sorriso se alargar. O desenho estava absolutamente irreconhecível, aquela poderia ser qualquer pessoa, menos ela! Mas ainda assim ela ficou satisfeita, e pagou mais do que o necessário, saiu do estúdio com um sorriso resplandecente no rosto e eu fiquei ali parada, me perguntado o que fora aquilo afinal? Os olhos... tão lindos e determinados... Se perdera em meio á suas observações incoerentes a respeito de si propria!

Uma semana se passou e o episodio não me saía da cabeça! Não fazia o menor sentido pra mim! Ela era tão linda... A moça do desenho ficara linda também, é claro, a seu modo, mas porque pagar por um retrato próprio e se contentar em ter o retrato de uma outra pessoa qualquer?

E enquanto eu limpava o estúdio, mente e corpo ocupados em manter tudo limpo para a pequena exposição que teria em breve, um relapso me ocorreu! Aqueles negros olhos me vieram à mente, junto com sua voz determinada, e um sorriso amargo e contraditório surgiu em meu rosto... "TInha de ser perfeito".