_____ A Quase (Velha) Casa______

Taboão da Serra, São Paulo, próximo a BR 116 e a divisa com a “Terra da Garoa”, está localizada a Escola Estadual Domingos Mignoni, onde estudei desde os meus sete anos de idade.

A fachada da escola, de mais de trinta anos de vida(ou mais), é revestida de tijolos e azulejos artesanais elaborados pelo grupo de alunos do ano de 2002, do qual eu e meu irmão fazíamos parte. Portões altos, porém quase sempre abertos, azuis e que escondem atrás deles a brava e exigente inspetora, Conceição, uma mulher baixinha, mas forte, que até hoje é quem guarda as chaves da boa educação daquele lugar. Salas de aula ambiente ( cada sala destinada a uma ciência diferente), as paredes brancas sempre revestidas de cartazes e as carteiras cheias de rabiscos e contas indecifráveis, carteiras grandes para pessoas pequenas e o chão de azulejo cinza já descolorido pelo tempo. A cantina, também de tijolos a vista, com as mais diversas guloseimas, tentadoras, porém caras demais para crianças que possuem apenas a vontade.

O corredor principal nos leva até a diretoria, lugar mais temido pelos alunos e o preferido da Conceição. O pátio, além das bolas sempre voando sobre as cabeças, possui vasos com plantas um pouco esquecidas por todos ali, um parquinho com gangorra, mas sem balanços suficientes para o contingente de crianças e tem também a quadra coberta, que molha mais do que qualquer outra parte descoberta da escola.

Talvez, o mais interessante desse lugar, além do jardim minuciosamente exigido e elaborado pelos alunos do grêmio da mesma turma de 2002, são as pessoas que o compõem, crianças entre 7 e 14 anos, quase todas moradoras de Taboão da Serra, com pais sempre muito preocupados e participativos, meninos e meninas como quaisquer outros, com seus cadernos debaixo dos braços, suas conversas vãs a respeito do grupo preferido ou do jogo de futebol do domingo e inerente a isso a preocupação com a prova de geometria e as professoras, “tias”, que mais parecem mães, algumas apenas com o magistério e uma minoria pós-graduada, mas todas completamente capazes de dar e transmitir os saberes das ciências e, sobretudo, da vida.

(Glaucia Marinho-Numa daquelas tardes de 2010)

Glaucia Marinho
Enviado por Glaucia Marinho em 14/07/2012
Código do texto: T3778230