As metamorfoses de uma vida comum.

Stalemate 6 – Introdução.

Sabendo que não é assim como você imaginou

Traduzindo as palavras que te levam a um precipício

Alcançando um novo horizonte de horrores sem saber inicio ou o fim

Levando nas costas o peso da culpa

Estando ausente, quando você mais precisa de mim

Medo de terminar num beco sem saída

Almejando flores num jardim, procurando desvendar os mistérios da vida

Tentando encontrar a solução ou vivendo só por viver

Estando perdido num Stalemate.

1º Conto de Stalemate

As metamorfoses de uma vida comum.

Viviane é uma menina como qualquer outra, 15 anos, loira, alta, com os olhos azuis, os meninos da mesma idade, são loucos por ela, é muito linda, Mas nunca ela interessou por ninguém.

Morava com seus pais o Dr. José e a Mariana. Uma família muito feliz, ela era filha única, muito cuidada pelos seus pais, tudo que ela queria, tinha. Morava na rua: Esperança, onde tinha muitos amigos, uma delas a Juliana que morava na esquina da sua rua, elas tinham até então a mesma idade.

Viviane queria ser médica como o pai, dizia que queria curar os doentes, e todos já sabiam deste sonho que cultivava desde muito pequena. Mas num certo dia na escola sua vida iria mudar, aparece um novo aluno, que faz seu coração acelerar, o nome dele é José, que vinha do interior de mato grosso do sul, juntamente com seus pais a procura de algo melhor para suas vidas, seu pai é padeiro e sua mãe dona de casa, juntas pretendia abrir uma padaria.

Nesse dia na escola José ficou isolado de todo mundo, sem conhecer ninguém. E Viviane comenta com Juliana, que gostou muito em ver ele, e a amiga assusta, por nunca ter a ouvido falar nada sobre meninos. Bate o sinal para ir embora, saem às duas juntas, e José parte há caminho de sua casa, em direções opostas. E durante o transcorrer do caminho as meninas só comentam sobre ele, chegando em casa Viviane troca de roupa e vai almoçar, e conta o que aconteceu no seu dia de aula para sua mãe, e conta também que hoje havia chegado na escola um aluno novo.

A mãe logo percebe que a filha gostou muito do menino, mas não comenta com medo de constranger ela, mas era de grande prestigio ver sua filha com um namorado, era seu grande sonho ver sua filha casada na igreja, com um longo vestido branco, com um buque lindo, então a filha chama a mãe:

Viviane: Mãe a senhora está me ouvindo?

Mariana: Estou sim minha filha, o que você disse.

Viviane: A senhora esqueceu o fogão ligado e estava queimando o nosso almoço.

O tempo vai passando, as duas almoçam tranqüilas e continua a conversar sobre o garoto, a mãe pergunta tudo sobre ele, como era e de onde vinha, a filha ia respondendo, simultaneamente as perguntas.

E bate no relógio 13h30min, horário da Viviane ir para o seu curso de inglês, muito feliz pega seus materiais e vai para a aula. Pra ela no meio do caminho tudo era felicidade, sentindo o prazer de sua primeira paixão de adolescente, chegando ao curso com um sorriso estampado no rosto, todos perguntam o que havia acontecido, ela só reponde hoje eu estou muito feliz, só isso. E termina a aula, ela volta toda feliz pra casa, cantando, dançando, e dizendo pra sigo mesma, que no dia de amanhã ela iria conversar com ele. No meio do caminho encontra Juliana com alguns remédios na mão e pergunta.

Viviane: Tem alguém doente na sua casa?

Juliana: Minha mãe está com muita dor de cabeça e me pediu pra ir comprar alguns remédios na farmácia Girassol.

Viviane: Que bom, espero que sua mãe melhore.

Então, ela acompanha Juliana sua casa, e decide fazer uma visita para a mãe de sua amiga, que estava com dor de cabeça. Entram as duas silenciosamente na casa, e entregam o remédio para a Senhora Luciana, mãe de Juliana, ela diz muito obrigado para a filha e diz que vai dormi um pouco para ver se passa a dor.

As meninas saem ate o portão para conversar mais um pouco, e Viviane confessa para amiga que pretende falar com José amanhã na aula, Juliana incentiva a amiga para ir conversar com ele. As duas se despedem porque já esta na hora de Viviane ir embora, chegando em casa sua mãe super preocupada pergunta.

Mariana: Onde você estava filha?

Viviane: Ai mãe, não sei por que tanta preocupação, estava na casa da Juliana, a mãe dela esta com muita dor de cabeça, e eu fui fazer uma visita pra ela, algum problema?

Mariana: Nenhum minha filha, mas quando sair e demorar, avisa para não ficar preocupada contigo.

Viviane: tudo bem, agora eu vou tomar um banho.

Vai correndo para seu quarto e joga a bolsa no canto e deita na cama, e vai pensar em como falar com José, pensa em varias formas, e decide ir para o banheiro tomar seu banho.

Termina seu banho, coloca uma roupa de dormi, e fica assistindo Tv. Até que seu pai chega, guarda o carro na garagem, e entra na sua casa pela porta da cozinha, e abraça Mariana bem forte, e diz o quanto ele ama ela, e vai abraçar sua filha e diz o mesmo, ela vai para o banho, enquanto isso Mariana fica no fogão terminando o jantar.

Viviane desliga a TV e decide ir ajudar a sua mãe arrumar a mesa, terminado o banho Dr. José senta se na mesa com sua mulher e filha, e como de costume fazem seus agradecimentos, e o pai pergunta a filha, como foi seu dia de aula.

Viviane: Foi bom, papai.

Dr. José: que bom.

E nisso Mariana começa a rir sem parar, pelo fato de lembrar que a sua filha tinha falado do menino novo, da sua sala de aula, mas não comenta com seu marido. Terminado o jantar, Dr. José vai para sua poltrona ler seu jornal, Viviane vai para seu quarto, e Mariana vai lavar a louça, para depois arrumar o quarto e dormir.

Viviane entra no seu quarto, e começa a pensar novamente no José, e ouvindo o Cd que ela mais gosta do Skank, e começa a cantar junto:

“Te ver e não te querer

É improvável, é impossível

Te ter e ter que esquecer

É insuportável

É dor incrível...”

Por fim desliga o radio, e vai ao banheiro escovar os dentes e já esta pronta para deitar e tentar dormir, se ela conseguir de tanta ansiedade, mas o tempo passa e ela acaba dormindo. Mariana, termina o seus afazeres domésticos, chama seu marido para dormir, mas antes os dois vão até o quarto da Viviane e dão um beijo nela de boa noite. E assim termina a noite da família.

Amanhece, Mariana e seu marido acordam com o barulho despertador, e o Dr. José vai acordar a filha, mas ela já havia levantado, e estava pronta para ir ao colégio, o pai fala: Filha o que está acontecendo com você?

Viviane: Nada pai, eu tenho que chegar mais cedo no colégio.

Dr. José: Você tem algum trabalho importante para fazer?

Viviane: sim, o senhor me da uma carona?

Dr. José: Lógico, vamos adiantar o café da manha, para mim ter tempo de passar no seu colégio.

E preparando o café, Mariana fez um comentário que deixa a filha muito feliz.

Mariana: Nossa filha, como você esta linda, muito arrumada, nem parece que você vai para o colégio.

Viviane sorri, e termina o café. Dr. José e Viviane se despedem de Mariana, e vão para o colégio, chegando ao colégio Viviane se despede do seu pai, e vai para sua sala de aula, na esperança de encontrar-se com José e dizer o quanto ela gosta dele. O tempo passa e nada dele chegar a sala de aula, até que bate o sinal para todos entrar na sala, e a tristeza toma conta de Viviane, ela ate começa a pensar que possa ter acontecido algo com José, “agora que tinha criado coragem de falar com ele sobre tudo que estava sentindo, só que o tempo passa devagar, a tristeza aumenta, a aula de história fica ainda mais chata, falando de Império romano. Até que bate o sinal para ir embora, um alivio passa pelo corpo de Viviane, que encontra com Juliana.

Viviane: O que será que aconteceu com José?

Juliana: Não sei, mas fica tranqüila, não deve ter sido nada.

Viviane: Não estou me sentindo muito bem, parece um pressentimento de que algo ruim está acontecendo.

Juliana: fica assim não amiga, amanha você encontra com José e conversa com ele.

Viviane: é você está certa.

As duas se despedem, e vão para suas casas. Chegando a sua casa Juliana encontra com José, e pergunta pra ele.

Juliana: Porque você não foi à aula?

José: Perdi a hora.

Juliana: Você mora aqui perto?

José: Sim, na casa 127 e você?

Juliana: eu moro na casa 85. Mas então agora eu tenho que ir, minha mãe já está preocupada comigo, tchau.

José: tchau.

Enquanto na casa da Viviane, ela conversa com sua mãe sobre a frustração de não ter encontrado com o menino hoje, e que não sabe mais o que fazer.

Mariana: é filha, isso se chama amor.

Viviane: Quando a senhora, apaixonou-se pelo papai, também foi assim?

Mariana: Sim, mas agora vamos almoçar, antes que fica frio.

As duas continuam almoçando, até que toca o celular da Viviane:

Viviane: Alô

Juliana: Alô, é a Juliana, você não sabe quem eu encontrei indo para minha casa!

Viviane: não sei, quem, estou muito curiosa.

Juliana: O José.

Viviane: Sério?

Juliana: ele me disse que mora na casa 127, e que não foi ao colégio, que perdeu o horário.

Viviane, “muito feliz”: Que bom, mas agora tenho que ir, minha mãe está me esperando para o almoço, tchau.

Juliana: tchau.

Terminado de almoçar as duas vão lavar as louças, e continuam conversando. E nisso o celular da Mariana toca, é o numero do seu marido.

Mariana: Alô, Edu.

Dr. Cesar: Desculpa, mas não é o Dr. José, liguei para lhe informar que o seu marido sofreu um acidente muito grave, e está internado aqui no hospital municipal.

Mariana “desesperada”: Ai, meu deus! Doutor como ele está?

Dr. Cesar: Não sei lhe informar a situação do paciente, precisamos de uma assinatura de uma família para autorizar a cirurgia.

Mariana: estamos indo para o hospital agora mesmo.

Mãe e filha se arrumam rápido, e vão para o hospital ver o que tinha acontecido, chegando no hospital o médico vem de encontro com as duas, e pergunta se elas são da família do Dr. José, e que ele senti muito em informar, que o paciente faleceu a 10 minutos atrás. Pelo fato que sofreu um acidente de transito, e teve vários ferimentos pelo corpo e não resistiu. Nós tentamos fazer de tudo, mas ele não agüentou, explica Dr. Cesar.

As duas começam a passar mal, e Mariana desmaia, Viviane vê seu mundo desabando sobre sua cabeça, e não sabe o que fazer sem o seu querido pai. Os devidos cuidados médicos são tomados com Mariana, ela acorda muito assustada e pensa que tudo não passou de um sonho ruim, mas infelizmente era uma realidade. Mariana, pediu para o Dr. Cesar deixar ela ver seu marido.

Dr. Cesar: Acompanhe- me até o quarto onde seu marido está.

Ela cai aos prantos em ver seu marido naquela situação, e diz no ouvido dele assim: “Eu vou te amar para sempre, e não quero mais ninguém no seu lugar, você foi e é o homem da minha vida, você é a pessoa que me fez feliz todos os dias em que esteve do meu lado, Eu te amo”. Dr. Cesar retira Mariana do quarto e pedi para ela se acalmar. E pedi para ela dar andamento no velório. E Viviane liga para todos os familiares e conhecidos de José, ninguém acredita no que estava acontecendo.

Mariana entra em contato com o dono da funerária e diz para ele vir preparar o funeral do seu marido, chega ao hospital à Dª Maria, mãe do José.

Dª Maria: O que aconteceu com meu filho?

Mariana ”chorando”: Ele não resistiu ao acidente e morreu.

Dª Maria caiu no mesmo lugar, José era único filho que ela teve, e nunca mais pode engravidar. Seu marido havia falecido alguns meses atrás.

Caio o dono da funerária, entra no hospital e começa a preparar o corpo para o velório, e leva o falecido para a sua funerária, e diz pra família ir a casa de velórios da cidade.

Todos seus amigos saem do hospital e levam Mariana e sua filha para casa. No meio do caminho Mariana desmaia novamente, sentindo a falta do seu marido. Já são 19h00min sendo que seu marido faleceu às 13h45min do dia 15 de junho de 1995, conforme as horas passam , a dor aumenta, parecendo adagas encravando no peito de cada um. Na cabeça de Mariana passa um filme dos momentos incríveis que passou do lado do José, o quanto ele foi capaz de fazer ela feliz. Na entrada da sua casa, Mariana e Viviane se abraçam e ficam paradas como duas estatuas, e começam a refletir, sobre tudo que esta acontecendo, no quando será difícil a vida para elas, as duas têm que ser muito forte nesse momento tão complicado, que estão passando. Dentro da casa está tudo escuro, a única coisa que elas vêem, são semblantes das imagens de José, sempre brincalhão, sorridente, começam a chorar incontrolavelmente, sem querer ficar naquele lugar, mesmo assim as duas se arrumam e vão para a casa de velórios do município.

Aproximam-se do caixão do Dr. José, “A pessoa só acredita, que alguém morreu após vê-lo dentro do caixão”, mãe e filha um pouco mais controladas, velam o corpo até a hora mais crucial, o enterro.

Conforme as horas vão passando mais profunda ficam as dores, em cada pessoa. Chega o momento do enterro. As duas olham o corpo descendo na cova e chorão desesperadamente, terminado o enterro, vão para casa, tentando continuar a vida.

Na segunda-feira, a rotina volta ao normal, Viviane vai para a escola, encontra algumas amigas pelas ruas e tentam consolar Viviane, mas na cabeça dela na faz sentido. Chegando à sala de aula, a professora da um abraço bem forte na sua aluna, e diz que senti muito. A aula termina e Viviane volta para casa tentando esquecer, que quando ela chegar, seu pai não vai esta à mesa para o almoço, brincando com ela, o pensamento vai muito longe, imaginando um mundo diferente, mesmo assim ela entra na casa e almoça sozinha, como nunca aconteceu, Viviane vai assistir TV, só que ela vê coisas que não passam na tela, mas sim nos pensamentos profundos, ela acaba dormindo no sofá, as horas passam até que mariana chega em casa e se emociona ao ver sua filha dormindo. Então ela acorda Viviane, e abraça-a dizendo uma para a outra o quanto elas se amam.

Viviane: mãe a senhora é o único estimulo para continuar com vontade de viver.

Mariana: você também minha filha, agente ainda vai ser muito felizes juntas.

Viviane sobe vai ate seu quarto para tomar banho, chegando no quarto ela liga o radio, coloca o Cd do legião urbana.

“De tarde quero descansar

Chegar até a praia e ver

Se o vento ainda esta forte vai

Subir nas pedras sei,

Que faço isso pra esquecer”

E termina seu banho e desce para ajudar sua mãe, ela vai arrumando a mesa enquanto mariana termina o jantar. As duas naquela amargura da dor, querendo expulsar todo o sofrimento que as atormenta. Olhando para o lugar onde ele sempre sentava nas suas refeições diárias, agora o que resta no lugar, é uma cadeira e um prato vazio, no qual, Mariana fazia questão de colocá-lo sempre ali, ela dizia que se sentia bem assim. Jantando em silêncio profundo.

Mariana: Como foi seu dia?

Viviane: Foi bom, e o seu?

Mariana: Também.

Apenas isso que as duas falam à noite.

O dia amanhece, Mariana vai para o trabalho e Viviane para a escola, as horas passam até o sinal do intervalo, Viviane e Juliana sentam para conversar, e nisso José esta sentando sozinho no seu canto, Viviane decide fala com ele, ela se aproxima.

Viviane: Oi, como você está?

José: estou bem e você?

Viviane: também

Nisso o silêncio fica entre os dois por alguns segundos.

Viviane olha com vergonha e fala: Desde quando eu te vi, senti algo estranho dentro de mim, como nunca senti antes.

José: Deve ser o mesmo que estou sentindo agora.

Então ele abraça ela bem forte, e diz que ele vai fazer ela muito feliz. Os dois se despedem e Viviane diz pra ele amanhã agente se vê.

E começa a ser repentino esses encontros, até matam aulas para se ver, vira algo compulsivo que nem eles mesmos sabem controlar tanto amor.

Passado três meses juntos, Viviane decide perder sua virgindade com José, e comenta com sua mãe, Mariana fica um pouco assustada, mas logo reage de uma forma positiva, por já ter conhecido José e sabe das intenções que ele tem com sua filha.

No dia seguinte Viviane fala com José sobre o assunto, muito envergonhada.

Viviane: José, eu decidi perder minha virgindade com você.

José: Estou sem palavras, para demonstrar o quanto estou feliz, você é a mulher da minha vida, agente vai se vê na sexta feira, as 20h00min na minha casa, meus pais vão sair, e podemos namorar a vontade.

Viviane: por mim, tudo bem.

Os dias passam e chega sexta-feira, Viviane muito ansiosa troca de roupa simultaneamente de 5 em 5 minutos, dizendo que vai ficar muito linda para José, no outro lado, José esta muito preocupado, para que ocorra tudo conforme planejado. As horas passam devagar, até que chega 20h00min, ele ouviu Viviane tocar à campainha, e vai correndo atender, é ela Viviane, está linda e muito feliz, o sorriso estampado no seu rosto.

José: Nossa! Como você esta linda.

Viviane: Obrigado!

José: Vamos entrar, apesar que eu poderia ficar a noite inteira olhando para os seus olhos.

Os dois entram e tomam um suco, e conversam sobre as coisas do colégio, sobre musica, a noite esta perfeita, e nada pode dar errado. As horas passam, e tudo acontece conforme os planos, José leva Viviane de volta para sua casa, muito felizes.

E esses encontros começam a serem diários, até que Viviane recebe uma noticia não muito boa, que sua média escolar estava muito baixa, devido a muitas faltas decorrentes, e tem que chamar sua mãe para ir até o colégio. Viviane conta a noticia para sua mãe, que fica nervosa em saber que a filha estava matando aulas para ver o José, e que estava correndo o risco de não passar de ano. E Viviane começa a passar mal devido o nervosismo, e tem ânsias, senti muita fraqueza, Mariana percebe que sua filha não esta bem, e leva ela até o médico, que a examina e já tem um diagnostico mesmo sem saber o resultado dos exames, e chama as duas para conversar, e diz que Viviane esta grávida. Viviane cai no desespero e começa a chorar dizendo, como isso pode esta acontecendo comigo, Mariana como uma mãe muito dedicada não fica contra a filha, e diz que vai apoiá-la no que ela precisar, e pedi para Viviane falar com o José o, mas breve possível.

No dia seguinte, na hora do recreio Viviane chama o José para conversar.

Viviane: eu tenho uma noticia pra te dar.

José: o que foi?

Viviane: Você vai ser pai.

José: Como assim, você esta grávida?

Viviane: Estou sim, agente vai ter que cuidar dessa criança juntos.

José: Eu não quero essa criança, você vai ter que abortar, porque não vou ajudar a cuidar de ninguém.

Viviane: Esse seu lado eu não conhecia, mas pode ficar tranqüilo que você não vai ter que cuidar do meu filho, e não vou abortar, tudo que agente tinha esta acabado, não quero nunca mais te ver na minha frente.

José: você quem escolheu assim.

Viviane se controla para não chorar na frente dele, e sai daquele lugar que não lhe fazia bem, e vê seu mundo desabando novamente, e volta para sua casa muito triste, e fala com sua mãe sobre o que tinha acontecido. Mariana entende o que filha esta passando e diz que vão cuidar sozinhas do bebê. E como estava no final do ano, Viviane tinha outra preocupação as suas notas do colégio, e vai conversar com seus professores, e eles passam uma prova para ela de recuperação, e mesmo assim ela não conseguiu recuperar sua média, reprovou o 1º ano do ensino médio, o que passa na cabeça dela é um filme, contendo a perda do pai, a gravidez, a reprovação do colégio, o termino do namoro “com a pessoa que ela ainda ama demais”, só que ela é uma menina forte, e não vai desistir tão fácil assim.

Decide ter uma mudança incrível no seu modo de ver o mundo, corta o cabelo mais curto, pinta de preto, e começa a estudar musica, encontra um emprego para manter seus custos e de seu filho, volta a estudar só que com outros propósitos, de se formar e ser alguém na vida, para seu filho orgulhar-se dela. Depois de alguns meses, ela começa a sentir as contrações e vai para o hospital ter seu filho, sua mãe vai junto também, o menino nasce, é uma criança muito saudável, o que o medico diz, Viviane começa chorar quando ouvi o choro do seu filho, e pensa que tudo que ela conquistar daqui pra frente vai ser pra ele. Passado essa temporada de hospital, todos eles vão para casa, buscando a felicidade que elas tanto têm direito.

E o tempo vai passando e parece que tudo ia melhorando para Viviane, que monta uma banda de rock, só de meninas. E fazem alguns shows pela região que elas moram, e começa a compor algumas musicas, que se destacam nos seus eventos musicais, até que um dia elas são convidadas para tocar, numa casa muito renomada de shows de rock, e ficam super felizes pela noticia, e marcam o dia do show, no dia 02 de novembro 1996, às 20h00min.

Chega o dia do show, está tudo ocorrendo perfeitamente, só que as condições climáticas não ajudam, esta muito frio e começa a chover muito, e elas se desesperam dizendo que ninguém vai ir no show delas. E elas vão para a casa de shows, desanimadas e muito apreensivas com o tempo, e montam os instrumentos, e começa chegar pessoas dentro da casa, e lota, só que no meio da multidão não tinha um simples expectador, mas um produtor musical renomado, com grande cartaz nacional, e vê o show das meninas e gosta muito, e diz ao dono da casa que quer fala com elas. Então ele vai falar elas, e pergunta se elas estão interessadas em trabalhar com ele. As meninas pulam de alegria, e dizem sim.

Da inicio o período de gravação do Cd, elas trabalham 24h por dia, para tudo da certo, e para lançar o Cd elas vão fazer um show em um lugar muito especial, onde elas fizeram o primeiro show da banda. E fazem isso acontecer, o show de lançamento é melhor do que o imaginado.

O Cd delas vende demais em todos os lugares, todo mundo cantando as musicas da banda.

E um dia que parecia ser normal a rotina de shows iria mudar, sua mãe vem com uma noticia ruim.

Mariana: Eu recebi um telefonema, era a mãe de José, dizendo que seu filho está correndo risco de vida no hospital, devido um problema de saúde, que precisava de um transplante de medula óssea, só que ninguém é compatível, e ela lembrou do seu filho, e disse que ele pode ser compatível.

Viviane: Eu não estou nem ai mãe, pra mim ele morreu faz tempo.

Mariana: não diz isso minha filha.

Viviane: Mãe, agora eu tenho que ir.

Ela sai pensando muito no que sua mãe disse, e toma uma decisão de ajudar o José, por mais que ele tinha feito muito mal pra ela, e não de vingança que ela quer viver. E leva seu filho para fazer o exame de compatibilidade, e por mais incrível que seja, o filho é compatível e doa sua medula para seu pai. Logo após, feito o transplante de medula, a situação de José começa a melhorar, até que ele se cura completamente, e decide recuperar todo tempo em que ele ficou separado dos amores de sua vida, que por um ato juvenil acabou desprezando os dois, e vai conversar com Viviane, que o atende com o coração acelerado, ele diz tudo que tem a dizer pra ela.

José: eu sei que errei, mas eu não estou aqui pra você me perdoar, e sim pra te dizer que mesmo o tempo ter passado, eu não deixei de pensar em ti, e que você é o grande amor da minha vida, eu sei que o destino foi capaz de te colocar de novo na minha vida, e eu vou lutar pra te ter novamente, mesmo que for o único propósito da minha vida, mesmo que for preciso eu gastar as ultimas gotas de sangue do meu corpo eu vou tentar.

Viviane: Eu também nunca te esqueci, e sou capaz de perdoá-lo, até porque é muito difícil passar por tudo que eu passei, só que os dias que você me fez feliz, ainda esta impregnado em minha mente, e não é preciso lutar muito, eu te perdôo, e você pode vim ver seu filho quando você quiser, mas eu não tenho planos de voltar com você.

José: Tudo bem, espero que você seja muito feliz, o quanto estou sendo agora, por ter a amizade da pessoa que me fez bem durante muito tempo, e poder visitar meu filho quando eu quiser, é a melhor coisa do mundo.

Então, Jose sai da casa de Viviane, e vai embora, e continua sua vida com outra família, e é muito feliz, sempre volta a visitar seu filho, que lhe deu a vida novamente. Viviane continua com sua banda, muito feliz, e satisfeita por ter tirado um peso das costas, e vê seu filho crescer saudável e forte, é tudo que ela mais deseja, e suas musicas são ouvidas em todo o país.

“A vida nem sempre é como a gente deseja, o que faz ela mudar somos nós mesmos, e acreditando que somos capazes de superar o Stalemate (beco sem saída).”

Diony Peroli
Enviado por Diony Peroli em 11/07/2012
Reeditado em 27/12/2016
Código do texto: T3771954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.