A canarinha

.:.

De repente, a bolinha amarela saiu da tevê, assustando todo mundo. Dona Zica gritou. Paulo correu, escondendo-se atrás do puído[1] sofá marrom que fora herança do avô já falecido. Seu Jorge, que estava assobiando na cozinha, mexendo a panela onde pululavam[2] alvissareiras[3] pipocas, prenunciando gastronômico deleite, veio correndo e surgiu na sala:

– O que houve aqui? – perguntou o homem das pipocas.

– A bola! A bola! A bola! – respondeu o pequeno Gui, de dois anos, segurando a bolinha amarela com as duas mãos. O pequeno parecia o único feliz naquela sala. Ele mordiscava o feltro amarelado.

No país do futebol, os canarinhos estavam perplexos e temerosos com as novidades.

Minutos antes, estavam todos grilados na telinha, pendulando as cabeças ao doce bailar das raquetadas, sacadas e rebotes decorrentes do ping pong e das movimentações.

Os jogadores variavam nos repertórios. Depois de magnífico ace[4] de Rafael Nadal, Roger Federer se reabilita com maravilhoso backhand[5], depois de lindo approach [6]. Numa segunda tentativa, entretanto, houve o troco – Nadal surpreendeu o arquirrival com esplendoroso lob[7]. 0, 15, 30, 40... Sem chances para Federer, Nadal consegue o winner[8].

Continuaram vibrantes até que a estática bola, agora presa às mãozinhas da criança e guardando, externamente, as manchas do tapete esverdeado de Roland Garros, logo após o ponto final, mudou tudo.

Seu Jorge toma a bola do filho, olha para os familiares e amigos, e sentencia:

– Esta não volta mais! Vai ficar nos braços da torcida.

E da folha de papel, na transição entre a virgindade e a posse do atrito, emergem letras garrafais: a movimentação da caneta, que se move autonomamente, assusta.

Game over.

Crato-CE, 11 de junho de 2012.

14h33min

[1] Desgastado.

[2] Rompiam, nasciam. [Fig.] Multiplicavam-se rapidamente e com abundância.

[3] “Contentes”.

[4] Saque que não dá chance ao adversário de pegar a bola na tentativa de resposta.

[5] Pancada de esquerda (ou, para canhotos, de direita), batida com as costas da mão viradas para frente.

[6] Aproximação.

[7] Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede.

[8] Ponto vencedor.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 02/07/2012
Reeditado em 02/07/2012
Código do texto: T3756295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.