Comi-lança

Foi na Floresta Amazônica onde tudo começou,lá existem muitas espécies de animais,apesar de alguns ainda serem vítimas do egoismo do homem e estarem em extinção!

Num belo dia, um índio,que muitos acham ignorantes e ainda comentem pré- conceitos a sua cultura,caminhava pela floresta em busca de observação da Amazônia, a fim de trazer uma nova descoberta para sua aldeia.O sol refletia seus raios sobre seu corpo nu...ao caminhar muito sentiu naquela terra fértil e pretinha algo mexendo sobre seus pés descalços...era uma minhoca,rapidamente deu um passo para não machucá-la.A minhoca estava sendo observada.O índio logo percebeu que um bicho estava chegando ao seu lado!Alegrou-se o índio era uma arara,iria tirar uma pena da mesma,mas de repende,a arara comeu a minhoca que o índio quase esmagou com seus pés...Em cima dos galhos de uma árvore a bela arara repousava após ter feito a comilança.Da mesma forma a arara estava sendo observada .O índio logo percebeu que um bicho estava chegando ao seu lado!Alegrou-se mais uma vez o índio era um porco do mato e de repente, o porco do mato comeu a arara!Logo o índio o acompanhou, feita a comilança, o porco-do-mato foi tirar um cochilo...o índio só observava.E notou a presença de outro bicho que com olhos famintos se escondida a onça-pintada... que só esperava o ataque! Pronto,pobre índio viu aquele bicho todo pintado,de dentes afiados fazer a comilança do porco-do-mato...o índio com seu arco e flecha ia acertá-la,mas segundo sua cultura só coletava da floresta o que usava,então bem pertinho,o índio viu a onça pintada descansando após a comilança do porco-do mato.Perto do rio uma cabeça verde observava a onça-pintada e com frieza e rapidez o jacaré fez a comilança despareceu a onça em sua pança...depois que ele fez a comilança o jacaré "jacarezava"ao sol...o índio não quis aproximação,mas por entre as plantas observou um rabo comprido chegando perto do jacaré...o que seria pensou o índio!Ao peceber que era uma enorme cobra que enredou todo jacaré e depois fez a comilança!O índio estava entendendo que os bichos da Floresta Amazônica eram como ele só pegavam ,no caso, comiam...o que precisavam!A cobra ficou toda satisfeita com a barriga cheia.Mas logo sentiu que sua barriga pesava,pesava e não conseguiu descansar. A cobra sentiu toda comilança que havia feito,a minhoca ,a arara,o porco-do-mato,a onça-pintada,o jacaré...e teve uma dor de barriga daquelas,pois era muita comilança!O índio observava a cobra se revirar,se enroscar,e rastejar de um lado para outro!Então ela se torceu,retorceu,torceu!E...cuspiu o jacaré!O jacaré cuspiu a onça pintada!A onça pintada cuspiu o porco-do mato!O porco- do- mato cuspiu a arara!A arara cuspiu a minhoca!Todos bichos voltaram para seu habitat na Floresta.O índio aprendeu observando a atitude daqueles bichos que só queriam comilança e fez sua reflexão sobre o que ocorreu,voltou para aldeia e fez uma roda entre todas crianças indígenas:contou o que viu ,elas riram muito, e daquele dia em diante as crianças começaram a perceber que todo ciclo recomeçava!

Um belo dia, os indiozinhos foram colher frutas na floresta e na terra bem fofinha ainda molhada pela chuva viram a Dona minhoca...mas peraí ! Dona minhoca,tome cuidado ...tem um bicho te observando!

Longe da Floresta Amazônica,em Brasília capital brasileira o predatismo também acontece,e por vezes,os políticos também tem que cuspir aquilo que praticaram um vai denunciando o outro.Mas..peraí cidadãos não deixemos esse ciclo recomeçar,vamos acabar com essa comi e lança em nosso País!

Andrea Ghiorzzi

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 20/06/2012
Código do texto: T3734140