Sementes da verdade

Certo dia,o Sábio jardineiro parou para pensar...não tenho filhos,meus familiares se foram e a arte da jardinagem é o único legado e herança

para meus clientes e humanidade.Então, depois de uma retrospectiva da vida, lembrou não desejar ter filhos e sem filhos nem parentes ,precisava encontrar alguém para suceder sua profissão!

Ele,então,decidiu chamar todas crianças que conhecia,principalmente,aquelas que apreciavam seu trabalho e por vezes sempre diziam que um dia ainda seriam grandes Sábios jardineiros.

Nequinha,assim chamada ,carinhosamente,foi uma delas.Ela era uma ótima menina.Dedicava-se ao jardim de sua casa e cada planta tocada por ela crescia viçosa e forte, dava nome à elas e ,por vezes, conversava...seus olhos brilhavam ao ver o jardim de seu lar!

No dia em que o jardineiro marcou o encontro com as crianças,dirigiu-se até seu jardim secreto,onde cultivava plantas variadas,principalmente as em extinção,Nequinha olhou, olhou... e admirou tão bela obra de arte que poderia ser pintada por Pablo Picasso.

O jardineineiro disse:

-Crianças preciso escolher o meu sucessor entre vocês.Por isso,vou dar-lhes uma tarefa( Pegou saquinhos coloridos)aqui dentro estão algumas sementes escolham a cor que desejarem,mas lembrem-se quero que cada um de vocês as cultivem.Me sucederá aquele que me trouxer,daqui a um ano, a planta mais linda que um jardineiro poderia ver!

Nequinha era uma uma excelente jardineira,observadora e habilidosa sabia que faria muito bem o que o jardineiro solicitou.Até porque seria a grande possibilidade de iniciar sua carreira como futura Bióloga,mesmo sabendo que seus pais não tinham tempo para conversar...trabalhavam o dia inteiro,não tinham tempo para ouvir suas descobertas junto com o jardineiro...as plantas do seu jardim tinham o poder de além de embelezar ,abrigar muitos animaizinhos,que dia após dia a faziam entender a importância da Natureza...suavemente ela apreciava o beija-flor,as abelhinhas,a metamorfose da borboleta,os insetos...e lembrava que ali gerava vida!Porém, por mais que se esforçasse,as sementinhas que recebeu não brotavam.A menina fez tudo que poderia,pesquisou na internet, conversou com seu professor de Ciências,seguiu os passos que aquele velho-amigo jardineiro a tinha ensinado...e nada,seus esforços não adiantavam.

O tempo foi passando,chuvas,tempestades,sol intenso,trânsito congestionado,pessoas pelo centro de sua cidade se debatendo,a televisão noticiando homicídios,acidentes,corrupções,seus pais cada vez mais alheios a sua presença,as vezes sentia-se só como o jardineiro.Um ano havia passado,Natal e fogos de artifício.

Até que ao passar das estações chegou o grande dia de apresentar a planta ao jardineiro,nenhuma semente de Nequinha havia brotado e a menina estava tão angustiada,aflita,triste que não queria enfrentar as outras crianças:porém, suas belas recordações das palavras do Sábio jardineiro lhe vieram a memória!"Você é honesta,diga sempre a verdade,você é dedicada ao máximo!"Esse foi o estímulo que encontrou para dizer a verdade,que apesar de muita dedicação,nenhuma de suas sementes brotou!A vergonha não a abalou iria explicar tudo que aconteceu e as anotações de seu segundo amigo:o Diário...lá estavam registradas todas tentativas,o que fez,como fez,refez,tentou,insistiu e nada de resultados ainda com suas palavras registrou "devo agir com honestidade de meus experimentos, sempre buscando o melhor de mim, buscando a felicidade,mas minha alegria não pode fazer alguém infeliz.Nequinha releu no diário tudo que registrou durante um ano,refletiu muito,até que foi ao Jardineiro como todos tinham combinado.

Entretanto ao chegar lá,ficou assustada,pois era a única criança que não levava consigo uma belíssima planta.Naquele momento o chão parecia um enorme buraco para o qual queria pular!O jardineiro cumprimentou a todos e começava a chamar uma a uma as crianças,examinando os vasos e as plantas silenciosamente,não sorria,não demonstrava nenhuma expressão de sentimento,nem falava através de seu corpo.Passou a primeira,a segunda, a terceira...criança e todas foram reprovadas,mesmo as plantas sento tão maravilhosas.

Nequinha pensou " o que o jardineiro dirá do meu vaso vazio?"

Nequinha foi ficando para trás e, depois de muito tempo,percebeu que se tornara a última da fila.Começou a tremer, pois ali haveria um julgamento e todas suas experiências,o seu desejo de continuar estava prestes a ser destruído,detonado pelo seu sábio inspirador de amar a Natureza:o jardineiro,ver o ciclo...tudo tudo estava prestes a desmoronar como nos contos de fadas..."e foram felizes para sempre".Aquele era o marco onde Nequinha teria que rasgar seu Diário e companheiro e questionar o que fazer de sua vida...sem a parceria da Natureza que ostentava,o jardim de seu lar,construído com arquitetura,mistura de química,fisica,biologia,matemática,história,psicologia,filosofia...o que fazer,perguntava-se Nequinha meu vaso está vazio.

Mas sua vez chegou... o jardineiro a chamou,não poderia sair correndo porque tinha suas convicções ,nem tampouco adiar o encontro.

Disse o jardineiro ainda sem nenhuma expressão, minha jovem, o que tens aí para mim?

Nequinha não pode mais controlar sua frustação e assim como concebia a importância da água, uma lágrima verteu de seus olhos,com gesto cabisbaixo,mostrou o vaso ao Sábio jardineiro e disse:"-Senhor, sou uma jardineira e tenho como virtude a perseverança,mas por mais que eu tenha empenhado esforço,conhecimento...do saquinho de cor branca que escolhi, nenhuma das sementinhas que lá estavam brotou...então, refleti,pensei muito sobre o que fazer e não foi fácil ,optei por dizer a verdade,contar meu esforço e apresentar-lhe meu amigo diário,do qual, se permitir vou ler os trezentos e sessenta e cinco dias de tentativas e registros dos meus sentimentos,espero que tenhas paciência para escutar tudinho.O Sábio escutou e a menina finalizou pedindo-lhe perdão!

Depois de mais um silêncio do jardineiro,uma expressão surgiu em sua face,um belo sorriso,olhos bem nos olhos de Nequinha e disse:-Não tenha vergonha,criança,você fez o certo.A sua grande virtude foi dizer a verdade,pois eu havia queimado todas as sementes e nenhuma poderia germinar.Portanto,você foi a única que de fato,plantou as SEMENTES DA VERDADE!

Andrea Ghiorzzi

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 19/06/2012
Código do texto: T3731935