O lugar mais rico do mundo

Talvez você precisasse mesmo ler esse texto. Não como uma coisa trivial, para fazer volume e disputar espaço com egos famintos, mas para tentar entender algo sobre o tempo. Se puder captar a essência contida nessas linhas intensas, descobrirá um sentido antes desconhecido para tudo o que pretende fazer na vida. É tão simples e suave como a fragrância de um doce perfume... e também consumidor como as frustrações que invadem a alma.

Não muito tempo atrás, estive conversando com um amigo sobre as batalhas interiores que as pessoas enfrentam quando assistem a vida passar não sabendo o que fazer com ela. Correm de um lado para o outro sempre em busca de algo que não pode satisfazer seus anseios, terminando sempre à beira de um caminho frustrante, tentando encontrar culpados para seus fracassos.

Pois bem, conheço os fantasmas que vagam por essas terras escuras da mente e sei que as pessoas fazem o que fazem pelas melhores intenções do mundo ou até mesmo deixam de fazer o que era para ser feito simplesmente por motivos que desconhecem. E num momento entre a conclusão do assunto e o início de outro, ele falou-me sobre algo que - acredite - vai fazer você refletir bastante quando o vazio e a inconstância dos pensamentos assombrarem seus sonhos.

Tudo começou com uma pergunta aparentemente corriqueira, sem nenhuma conotação subentendida.

"VOCÊ SABE QUAL É O LUGAR MAIS RICO DO MUNDO?"

Era tão simples. Seria fácil demais responder essa. A pergunta tinha pouco a ver com o que vínhamos conversando nos últimos quarenta minutos, mas, por educação decidi arriscar alguns palpites. Claro que a reposta podia ser considerada por outros pontos de vistas, porém, levemos em consideração os meus.

- Hum... Acredito que os Estados Unidos - respondi sem a obrigação de estar certo - Também ouvi dizer que Israel é uma nação bem próspera. Há petróleo e ouro em abundância por lá.

Ele sorriu educadamente e pela expressão em seus olhos entendi que estava errado. Sorri de volta esperando gozação. Aquelas que acontecem quando damos um furo nos tempos do primário escolar.

- Já sei, estou errado. Deixe-me ver... O Iraque?

- Não! - respondeu ele cruzando os braços.

- Ah, não sei... Pera aí, talvez seja a África. Tem muita coisa boa lá. Diamantes (de sangue infelizmente). É isso?

- Errou outra vez.

- Bom, se me perguntar algo sobre poesia ou música, literatura estrangeira talvez eu possa te responder, Arthur, mas história e geografia não é meu forte. Não force meus neurônios!

Ele meneou a cabeça com aquele ar de superioridade intelectual próprio de sua pessoa. No fundo, eu sabia que aquilo não era uma "pegadinha" e nem um teste de conhecimentos gerais. Viemos duma direção muito introspectiva, e estávamos com nossas emoções aguçadas.

- Então você não sabe qual é o lugar mais rico do mundo? -perguntou-me com um olhar sugestivo.

- Não. Acho que é minha casa... todo mundo acha que sou rico!

Arthur inclinou-se em minha direção como quem está prestes a revelar um segredo mundial. Estávamos sentados num banco de praça, com um violão sobre o colo, navegando pelas profundidades do nosso raciocínio. Imaginei que a resposta seria tão surpreendente quanto a inconveniência da pergunta. Foi quando ele soltou a pérola com sua voz ressoante, com toda convicção do mundo:

- O LUGAR MAIS RICO DO MUNDO É O CEMITÉRIO, CARLOS! - exclamou esboçando um sorriso de canto, com o rosto genial de um sábio.

Fiquei mudo tentando cogitar as possibilidades de encontrar algum sentido naquela declaração. O cemitério? Um depósito de ossos secos e carne apodrecida é o lugar mais rico do mundo segundo meu amigo acabou de me dizer?

O bom senso me impeliu a ficar mundo. Não entraria numa discussão inútil por conta de perspectivas particulares. Cada um entendia o mundo como bem queria. Quando viu que meu silêncio prevalecia, tratou de explicar calmamente.

- Sei que deve estar pensando que sou louco, amigo. Entendo seu choque. Também fiquei assim, exatamente como você quando a informação chegou aos meus ouvidos. Mas você vai entender...

- Quer mesmo fazer isso? - perguntei ironicamente. Tínhamos uma liberdade por conta da amizade verdadeira que construímos e nunca nos ofendíamos com coisa alguma.

- Ouça com atenção, karlos. Muitas pessoas nesse mundo morreram antes mesmo de realizarem seus sonhos. Viveram grande parte de suas vidas fazendo planos, construindo pensamentos revolucionários, aprendendo, ensinando, descobrindo como concertar esse mundo e acreditando que algum dia chegariam em seus objetivos - fez um pausa antes de prosseguir - E muitas delas conseguiram. Chegaram longe e conquistaram seus lugares no mundo. No entanto, isso é minoria.

- E o que isso tem a ver com cemitério? - indaguei.

- Tudo a ver. Sabe por que o cemitério é o lugar mais rico do mundo? Porque lá estão enterrados os maiores tesouros que a humanidade teve a chande de conhecer, mas, devido à falta de atitude do ser humano, jamais poderão ser acessados.

Meus olhos se arregalaram diante do que disse. Essa era uma versão dos fatos que jamais havia imaginado.

Arthur prosseguiu:

- Pense! No cemitério, aquele lugar sujo e podre, estão enterrados escritores que jamais escreveram um livro, autores talentosos que se acovardaram diante das opiniões alheias. lá Estão enterrados pintores que nunca pegaram num pincel, cantores que tiveram medo de subir num palco, médicos, advogados, presidentes, cientistas. Pessoas que sonharam alto, mas não deram pernas aos seus pensamentos. Há muitos tesouros no cemitério, mas, que valor tem um baú de ouro perdido no fundo do atlântico?

- Nenhum!

- Exatamente! O que adianta ter uma mente fantástica, ser inteligente, saber um pouco de tudo e manter esse tesouro escondido no fundo de uma mente preguiçosa? - Arthur olhou-me com uma interrogativa pronunciada.

-Agora entendo o que quer dizer.

- Então, meu amigo, se tiver que escrever um livro, fazer faculdade ou qualquer outra coisa, conciliar-se com alguém, faça-o enquanto há vida. Se levar seus talentos para o cemitério, por maiores ou melhores que sejam, não terão valor algum por lá.

Quando terminamos a conversa, minha mente estava latejando por conta dessa tão sublime verdade. Quem sabe você é uma dessas pessoas cheias de tesouros, idéias que podem transformar a vida de milhões de pessoas, transformar o mundo num lugar feliz e agradável de se viver, no entanto, não assume uma atitude diante dos sonhos que possui. Tem planos maravilhosos, tem uma resposta para qualquer problema, só que tem deixado a inércia e as dificuldades desse mundo paralisar o talento que há em você. A partir de hoje, lembre-se dessas palavras. Há uma riqueza em você que dinheiro nenhum no mundo pode comprar.

Levante-se agora, coloque em prática seus planos, adote uma postura vencedora, deixe de lado a negatividade das pessoas que tentam puxá-lo para trás e faça uma história.

Depois desse dia, passei a ver o cemitério com outra perspectiva. Fico imaginando quantos homens como eu deixaram de doar ao mundo as riquezas que possuíam? Sei que chegará o dia em que irei para lá também... só que irei vazio, deixando uma herança poderosa, um legado a ecoar pelas vozes do mundo.

O tempo é agora, só temos o presente.

Que Deus abençoe a todos os que leram esse texto.

Karlos S Augusto
Enviado por Karlos S Augusto em 12/06/2012
Código do texto: T3720916