Cliente satisfeito e o vendedor feliz
Um vendedor de arroz ao chegar no cliente para visita, recebe como entrada o seguinte comentário:
- Hoje não vou querer nada. Então o vendedor responde:
- Primeiramente, bom dia, tudo bem?
O cliente diz:
- Bom dia, mas hoje não preciso de nada.
O vendedor argumenta:
- Mas, por que? Fiz uma conferencia no deposito e vi que o arroz está baixo no estoque, não vai dar para encontrar com a próxima compra.
O cliente pensa um pouco e responde:
- Vai sim; as vendas estão fracas, mas! e o preço abaixou um pouco? Ao fazer a pergunta solta um sorriso meio debochado.
-
O vendedor também sorri e diz:
- Somente se for na pilha de arroz e no estoque, alias subiu, os preços estão em alta, houve queda na produção, por isto, em plena safra está ocorrendo aumento.
-
O cliente fica sério e diz:
- Mas, é só seu arroz que subiu, pois as outras marcas estão com o mesmo preço.
O vendedor da uma pausa e logo responde:
- Tenho consultado alguns concorrentes e notei que eles já alteram, talvez os preço que você tem deve ter sido de uns 15 atrás. Inclusive, você deve fazer algumas alterações nos preços.
O cliente desconversa e logo diz:
- Faz o seguinte;me manda 50 fardos então.
O vendedor faz uma proposta para o cliente:
- Por que você não faz um pedido maior? Posso conseguir um preço melhor; melhorar o prazo. Tenho certeza que você me agradecerá, pois poderá fazer uma promoção com preços mais competitivos, além do que, o arroz está em alta e você ganhará com isto. Lembre-se muitas vezes, o segredo de um bom lucro não está na venda, mas sim na compra. Comprando bem, pode fazer um preço melhor e todos lucram, você e seus clientes.
O cliente pensou, pensou e perguntou:
- Qual a proposta que você tem?
O vendedor disse:
- Se você comprar 200 fardos, posso conseguir 1,5% de desconto, melhorar mais 15 dias no prazo e ainda, parcelar em 4 pagamentos. É uma proposta boa, pois, como te disse, o arroz está em alta.
O cliente pegou a calculadora fez algumas contas, pediu mais desconto e o vendedor respondeu:
- Esta é a ultima proposta, melhor. Você sabe que se pudesse faria com todo prazer. Mas, pensa bem, você estará fazendo um bom negocio. Dito isto, o vendedor foi logo abrindo o pedido fazendo algumas anotações e perguntando ao cliente informações para fechar o pedido. O vendedor disse ao cliente: semana que vem, já estou te entregando a mercadoria.
O cliente assinou o pedido, tendo certeza que fez um bom negocio e o vendedor, muito contende, por ter fechado uma boa venda, depois de algumas conversas paralelas o vendedor disse ao cliente.
- Tenha um bom dia.
O vendedor cumprimentou despedindo do cliente se foi.