O PODER DA ROSA
Sempre o achei um homem diferente.
Eu não sei bem o porquê, mas nós mulheres, temos olhos de lince!
Talvez sejam os olhos do coração.
Não nos é difícil detectar, com a precisão de um radar, quando um homem além dos dotes masculinos tem algo de especial na alma.
Ainda outro dia, comentava com uma amiga, que a luta feminista, se por um lado tentou pregar a igualdade entre os sexos, por outro tirou dos homens o romantismo, ou quem sabe até a gentileza. Comentário que fiz, após ter sido atropelada na entrada do elevador, por um batalhão de “homenzinhos” desta nova geração.Simplesmente fiquei do lado de fora!
E qual mulher que não se sente valorizada diante da gentileza?
Em contraste ao lamentável ocorrido, voltarei a ele.
Sempre muito educado, gentil, interessado nos assuntos do dia a dia.Embora vizinhos de andares distintos, quando no elevador, sempre enveredamos por algum assunto, algum fato do cotidiano.Um crítico inteligente e construtivo!
Filhos, esposas, maridos, vestibular, o tempo, o caos da cidade, a política, a informática, o condomínio, pois é ele, um dos raros síndicos que conheci, que administra com elegância,interêsse, presteza e honestidade.
E ontem constatei que não estava errada.
Chegamos no mesmo horário na garagem do condomínio.
Eu, num amontoado de pacotes de supermercado, de livros, de material de trabalho, de apetrechos de filho, enfim, uma parafernália de coisas que faziam meu carro mais parecer um veículo de transportadora.
Ele trazia um pequeno volume que me chamou a atenção, pelo cuidado com que o manipulava, e pelo contraste com a minha confusão.
Ao saltar do seu automóvel, pude verificar que se tratava duma rosa vermelha abraçada por um laço de cetim.
Com certeza era um dia especial.
No elevador, não me contive, e quebrei o protocolo:
-Boa noite...hoje é dia de presente!- comentei admirando a rosa.
-Isso mesmo!- uma data especial...um aniversário...
-Da esposa?- arrisquei.
-Não, do nosso relacionamento.
Eu , que conheço a esposa,tão especial quanto ele, me senti mais a vontade em prosseguir a conversa:
-Ah, certo... aniversário de casamento! Nossa... essa data é inesquecível mesmo, meus parabéns a vocês!
-Obrigado, mas...o aniversário...é de namoro! Hoje faz trinta anos que começamos a namorar.
As mulheres do elevador, até as mais distraídas, arregalaram os olhos.
Não pude deixar de verbalizar,com certeza a exclamação de todas, em silencioso uníssono:
-Puxa...e você ainda se lembra?!
Corei de imediato.
Percebi que espontaneamente expressei uma crença preconceituosa sobre a sensibilidade masculina.
Ele sorriu meio sem graça...
-Sim, os homens lembram, se importam, valorizam e comemoram!
Vejam só...c-o-m-e-m-o-r-a-m! E com rosas vermelhas!
Foi homenageado em público.E solenemente!
Todas as mulheres o parabenizaram...pela data e pela atitude.
Ato de reflexão: Que poder naquela rosa!
Que consagração ao tempo e aos laços, num gesto tão simples e tão significativo.
Abriu-se a porta do elevador...e ele se foi, carregando o seu troféu.
Entreolhamo-nos as mulheres.Em silêncio, agradecemos... e sorrimos.
Nos corações de todas nós certamente um só pensamento:
Que homem especial...
Quantos relacionamentos poderiam ter sido salvos por uma única rosa vermelha...
SP,30/01/2007