DE "ESPINHELA" PARTIDA

Naquele dia o senhor Raimundo, que vinha com certa dificuldade para caminhar,apoiado numa recente bengala, tinha um causo para contar ao seu doutor: "Um causo verdadeiro que havia ocorrido com ele", informava.

Fazia tempo que o doutor João o avisara sobre o risco de queda frente aos tapetes da sua casa, não sei se obedeceu, fato era que o seu Raimundo parecia um tanto ansioso para contar o acontecido.

Depois dum breve prólogo seu Raimundo esclareceu que havia caído na calada da noite e como a história era longa, então o doutor, que foi sentenciado a ouví-lo pormenorizadamente, fechou o prontuário para investir toda sua atenção na encenação fidedgna do ocorrido.

Arrumou o cenário da sala e, como um exímio ator, encenou o seu sinistro:

-Doutor! dizia ele tentado soltar a bengala- me acompanhe, PRESTA BEM ATENÇÂO, foi bem assim ó: Eu escorreguei deste jeito, ó, naquele tapete do cão!

Depois me senti num tapete voador que escorregou do chão do quarto-vê se me acompanha!-voou bem alto e bateu lá em cima na porta do banheiro e de lá eu voei direto para a sala, percebe como foi?-aterrizei e depois fui escorregando sem parar até a porta da cozinha, me equilibrando assim ó, daí atravessei todo o chão..e parei de barrriga pro alto depois da porta da área de serviço para chamar meu filho, assim ó: O Zé, o Zé, o Zé...filho do céu, me socorre aqui, tô de espinhela partida!

-E então...o senhor foi socorrido, certo seu Raimundo?

-Não doutor, fui não, então peguei esta bengala assim ó, finquei ela na maçaneta da porta e me levantei com força mesmo com a espinhela toda quebrada.

-Quebrada seu Raimundo, então já foi ao pronto-socorro, certo?

-Fui, mas está tudo errado , porque o doutor de lá me disse que minha espinhela é forte, tirou a chapa, e como eu não acredito que nada partiu, então, depois de explicar tudinho o que me aconteceu, eu tô aqui para o senhor colar a minha espinhela.

E tem mais...

Nisso a enfermeira abriu a porta e interrompeu a próxima cena:

-Doutor João, é melhor agilizar porque tem mais vinte para o senhor atender.

E eu fiquei ali a pensar: será que aquele pobre doutor ainda atenderia mais vinte espinhelas voadoras...daquelas bem partidas?