Florianópolis, Brasil
08 de abril 2012
Domingo
QQ Hora

 

                Recebi amigos imaginários de Johannes Mario Simmel, recem chegados de “Não Matem as Flores”. Imaginei a inquirição do Juiz de Instrução Hans Oelschlegel para distrair o advogado Duhamel e sacar-lhe uma confissão.
                -
E então? Inqueriu o Meretíssimo.
                -O quê?
                 Duhamel fez que estava longe, distante.
                -Sabe que dia foi ante- ontem? Obviamente que sim. Aliás, data especial para os Cristão de antão. Dia da Paixão, para ressuscitar as passagens do Calvário, da Crucificação e morte de o Cristo. Lógico Sr. Duhamel, isto no calendário Gregoriano. Vocês advogados  deveriam saber. Naquele, porção deste tempo inexistia calendário. Por referência, o lânguido e belo andarilhar da Lua marcava o tempo. Neste caso, o primeiro Domingo após a cheia Lua.
                 -Meretíssimo o que tem a ver comigo?
                - Duhamel! Por isto comemoramos a vitória de o Cristo sobre a morte.
                - Meretíssimo! Não estou compreendendo.
                - Preste atenção Sr. Duhamel. Em 21 de setembo, em que viajavas de Hamburgo para Paris, num vagão-leito, era noite de Lua Cheia. Dia seguinte, ocorreu o assasinato de seu melhor amigo, Balmoral.
                Duhamel pensou.
                - “........tudo está na direção da investicação  de....”
                Falou alto e sem querer
                - ROLLAND, ROLLAND! Quer se fazer de meu Judas. Traga-o amanhã Meritíssimo para uma acareação. Frente a Frente! Irei destruílo! Judas......
                - Sabes o por quê da malhação de Juda no Sábado?
                - Não Meretíssimo. Sou Ateu!
                - Duhamel! Ele osculou Cristo na Santa Ceia. Mas,  note caro Duhamel. O COISA, não é malhado no instante que trai. Depois do passamento Crístico, foi que o povo conhece quem o delatou. Cristo é crucifcado num Sexta-feira e levado ao sepulcro ao entardecer. Sábado! Descobrem a traição e traidor.
                - Verdade Meretíssimo! Não faz sentido punir Judas no instante da traição. Somente se o tivessem pego em flagrante delito. Acusar aquele bom homem.....ate hoje a cristandade revive, com fé inquebrantável estas passagens blíblicas e punem todos os seus Judas. Não é mesmo? Disse Duhamel para desviar-se  da sua acusação.
                - Certamente Duhamel! Não se pode setenciar um Homem sem provas. Porém, tenho provas contundentes por acasião em que assassinaste Langeaneu em Reinbeck....... Possuo todas as provas............... Hoje! Domingo é de Páscoa!  O Senhor tem noção disso?
                - Claro Meretíssimo! Importantíssimo no calenddário  cristão deste Planeta. Trata de o renascer de Cristo. Trocam-se Ovos de Páscoa. Meretíssimo! Vossa excelência sabe o que são Pessankas? Pesguntou Duhamell, fugindo  do assunto que o incomodava.
               
Duhamel, novmente, tentava desviar a atenção do Meretíssimo.
                - Não tenho a menor idéia Sr. Duhamel!
                - Originária da Ukrania. Pysanky, Pysanka. Ucranianas pintam ovos naturais com desenhos e muitas cores. Cada desenho tem significado. Cavalo: riqueza, saúde. Galinhas: feretilidade. Flores: amor, felicidade. Ramo de trigo: fartura, boa colheita. Cruz: Imortalidade. Sol: longa vida. Peixe: cristianismo.....
                DUHAMEL!!! AGORA ME LEMBRO!!  Os desenhos que compõe a Pessanka são escolhidos conforme o CARÁTER de cada pessoa que irá recebê-la. Todas as Pensankas são pintadas na última semana da quaresma. Simplesmente, porque os Ovos são crús, como a vida. No domingo de Páscoa, pela manhã, são levados à Igreja para abenção e depois distribuídas aos membros da Família e emigos muito, muito, mas muito próximos. DUMAHEL!!!!
                - Simmmmm Meretíssimoo!
                - QUAL É O TEU CARÁTER?? ASSASSINAR DOIS HOMENS??
                - Não os matei! Não mesmo! O Meretíssimo verá que ressuscitarei destas duas horríveis acussações. Então! Viverei uma nova vida de paz.
                Então. Com um sorriso entre os lábios retornei ao presente. Esfumacei  os personagens de Simmel. Lembrei-me de ontem,  sábado. Malhei meu Judas. Autoflagelei-me jogando os defeitos às masmorras. Limpando o coração de rancores e mágoas. Pelo menos tentei. O que já é um bom começo.
                Mas, hoje,  Domingo, pretendo entregar algumas Pesankas. Cada qual desenhada com a caráter de cada um. Quem sabe cada qual tenta desvendar os místérios grafados em sua Pessanka.
E as crianças? Ah! Estas ainda são puras. Almas transparentes. Continuão eternamente,  em halarido, a espera de Ovos de Páscoa.


(*) Imagem Google
Mané das Letras
Enviado por Mané das Letras em 08/04/2012
Reeditado em 02/12/2015
Código do texto: T3600995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.