Quando Ele Voltar

A recepção estava pronta, duas crianças seguravam um cartaz com alguns dizeres, enquanto Lúcia esfregava uma mão na outra pela ansiedade que lhe excedia, olhava para um lado e para outro, e naquele saguão enorme de aeroporto procurava entre uma cabeça e outra algum rosto familiar além daqueles que ali já estavam, na verdade ela procurava pela filha.

__Isso já está me dando nos nervos, liguei para ela ainda ontem à noite pedindo que não se atrasasse!

__Calma mamãe, daqui a pouco ela está aqui.

__Por que ela sempre faz isso, sempre... Meninos cuidados vão amassar o cartaz!

__Lucas e Davi, ouçam a vovó!

__É inacreditável isso não é meu filho? Inacreditável!

__Ainda custo a acreditar mamãe, mas boas vindas a esta noticia!

__Sim, claro, boas vindas claro! Não poderia ser de outra maneira, alias, por tanto tempo esperada.

__Mamãe, vou pegar alguns salgadinhos para os meninos, a senhora quer algo?

__Não filho, não, mas leve as crianças consigo, não dou conta de corrigi-las diante tanta ansiedade.

A espera que se tornava cada vez pior naqueles minutos, entretanto fora muito maior do que aqueles instantes propunham. Por várias vezes Lúcia tinha se convencido de que não havia mais nada pelo que esperar, de que era preciso seguir em frente e buscar outras coisas, mas isso era sempre questão de horas, se algum dia acordava com este pensamento, após o almoço tudo voltava ao normal, se na tarde fosse convicta novamente sobre os tais ‘novos rumos’, entre o preparo da janta e servi-la retomava os mesmos pensamentos, recheados de vícios e esperanças, complementadas pelas palavras da filha que sempre dizia ser mórbida e sofrível. A filha chamava-lhe a mãe de Lacrimosa, era sempre com um ar desdenhoso, entretanto não perceptível aos olhos de Lúcia.

__Aqui está mamãe, trouxe água para senhora.

__Disse que não precisava de nada meu filho. Estou uma pilha... Ó céus aí está você, esta atrasada!

__Bom dia para senhora também mamãe, Irmão, meninos. Já chegou?

__Claro que não minha filha, vai chegar, ou já deve ter chego, entretanto aqui ainda não apareceu.

__Devem estar ajeitando o inválido.

__O que disse?

__Não disse mamãe, pensei alto!

__Vou ver se consigo algumas informações mamãe e já volto.

__Isso meu filho, volte para me livrar desta agonia... E você meu anjo, porque essas olheiras horríveis?

__Deixe as crianças comigo, quero conversar um pouco com elas... Nada demais mamãe apenas balada... Meninos, meninos, meninos, o que eu faço com crianças tão arteiras?

__Balada?

__Balada mamãe, festa, disco, anos setenta, a senhora chegou a ir a alguma? Davi olha para mim, olha nos meus olhos... E diga...

__Disco? Anos 70? Me lembro, sim me lembro, de tê-los passado com você!

__Mamãe, por favor, não disse por mal, só falei por falar... Olha para mim Davi...

__Pare de atormentar a criança com essa brincadeira estranha de – olha para mim e diga – Davi dê a mão para seu irmão, não quero que ninguém se perca.

__É disso que eu estou falando!

__O quê?

__Nada mamãe, Nada. Vou comprar um café, estou virada!

__Leve as crianças consi...

__Não!

Era sempre um ‘não’ imperativo e imperdoável, não por parte de Lúcia, por sempre ter ouvido vários ‘nãos’, mas o ‘imperdoável’ era da filha mesmo, nunca media as palavras e se media fazia pouco, era de natureza arredia, entretanto nunca fora além. As duas se entendiam muito pouco, nunca brigaram visivelmente apesar de serem extremos opostos. O que havia mesmo entre elas era o devido respeito, Lúcia ainda mais do que respeito, sobrepunha sempre, mesmo com os ataques mesquinhos da filha, o amor.

__Mamãe o avião já pousou, estão ajeitando as coisas para que ele possa descer com os devidos cuidados.

__Graças a Deus meu filho, viu sua irmã por aí? Já faz algum tempo que saiu, e não voltou.

__Vi ela num café conversando com alguém, daqui a pouco ela chega.

__Os meninos querem ir ao banheiro, leve eles antes que façam nas calças. Estou receosa, para ser sincera, com medo!

__Que os meninos façam nas calças? Não é para tanto mamãe! (risos).

__ (risos). Claro que não meu filho! Só você mesmo para me fazer rir.

__Calma mamãe, vou levar as crianças e já volto para conversarmos.

A calmaria cotidiana e parte de Lúcia, naquele momento estava no limite, já havia por tanto tempo, tido calma, que naquele exato momento era impossível mantê-la. Balançou a cabeça reprovando a si mesma, sorriu ligeiramente e sentou-se. Mas num segundo levantou-se novamente e resolveu ir atrás da filha. Enquanto percorria entre tantas pessoas e tão distintas umas das outras, Lúcia ia da ânsia incontrolável e palpitante a inspiro e suspiros desenfreados a fim de terminar com aquele sentimento de estomago frio, mãos gélidas e face lívida. Olhou para um lado e avistou a filha sentada aos risos com o homem que a atendia no balcão, aproximou-se e sentou ao lado dela.

__É... Você está tão tranquila!

__Sim mamãe, estou. A senhora que pelo jeito não.

__ (risos). Nenhum pouco, nenhum mesmo, pareço uma erupção vulcânica internamente.

__ (risos). Tendências dramáticas? Quase nenhuma né mamãe!

__ (risos). Sem dramas minha filha, só a verdade, como sempre foi. Vamos voltar para o saguão, seu irmão já deve estar lá, e preocupado com a gente.

__Eu não vou mamãe!

__Tudo bem, eu vou agora, e te espero lá.

__Eu disse que não vou ficar mamãe; não vou esperar ninguém!

__Como assim? Você vai!

__Eu não vou mamãe. E a senhora sabe que eu não vou!

__Escuta, eu entendo a sua impetuosidade, às vezes, mas não numa situação como essa! Também entendo que é complicado para você, mas, essa não é a melhor maneira de resolvermos.

__Melhor maneira? Não vi nenhuma melhor maneira ainda mamãe, pelo contrário, vi tudo, menos melhor maneira, ou a senhora acha que tratarmos disso de modo tão irrelevante, como agora, num café de um aeroporto é a melhor maneira? Digo, porque se for, definitivamente somos uma família de retardados!

__Você está sendo cruel, neste momento, porque isso não está sendo tratado desde agora, e muito menos com irrelevância.

__Eu não vou ficar mamãe. Passo na casa da senhora pro jantar!

Houve um vazio intenso em volta de Lúcia, a única coisa que via era a filha se afastando cada vez mais de si, de todas as formas, por um instante pensou em proibi-la de ir, pensou em esbravejar como quando ela era criança, mas lembrou-se que nem assim resolveria. Quis chorar, mas os olhos estavam secos de tensão, e o vazio intenso continuou até avistar a filha indo, de todas as formas, pela última vez. Só voltou a si porque ao fundo ouvia algo que lhe interessava, estavam aguardando-a na sala de espera. - Atenção Senhora Lúcia Lutz Vieira, os passageiro sob sua custódia lhe aguarda na sala de espera para voos internacionais – ouviu a frase por três vezes e seguiu para o rumo devido.

Chegando em frente à sala, já lá estavam seu filho e os netos, cravou os pés no chão e não quis sair dali, todas as memórias voltaram, todos os momentos, todos os sofrimentos e dores lhe acometeram bruscamente, fazendo-a tremer, como se ali fizesse um frio ártico. Foi então avistada pelo filho, que se aproximou colocando as mãos sobre seus ombros e direcionando-a até a sala, foi entrando lentamente e já avistando ele, o passageiro, quanto mais se aproximava mais era tenso, e tudo a sua volta passava em câmera lenta, deveria sentir alegria, pensou, mas era angustia.

__Mrs. Vieira. Nice to meet you! (Senhora Vieira. Prazer em conhecê-la!).

__O senhor quem é?

__Ele só fala em inglês mamãe.

__Então pergunte você a ele!

__Ele já me disse, é o enfermeiro responsável por trazê-lo.

Lúcia ajoelhou-se atônita diante a um homem numa cadeira de rodas, debilitado e velho. Passou as mãos sobre seu rosto e não viu nenhuma reação, lacrimejou os olhos, olhou para o filho e voltou a acariciar o homem, dessa vez passava os dedos ternamente entre os cabelos grisalhos, levantou o queixo do homem com outra mão e olhou fixamente em seus olhos, esperando dele alguma coisa, alguma palavra ou gesto. Em seguida aquietou-se e disse:

__Bem vindo! Bem vindo meu amor!

__Conversei tudo o que era necessário com o enfermeiro mamãe, os documentos, e vistos estão todos resolvidos. Podemos ir para casa sem qualquer problema, agora mesmo se a senhora quiser.

__E o enfermeiro?

__Volta para os Estados Unidos ainda hoje, disse-me que veio somente para trazê-lo. Não poderia ficar aqui para nenhuma diversão já que veio em serviço. Me parece ser gentil o rapaz, convidei-o para o jantar, mas recusou, devido à isso.

__Fez bem. As bagagens dele onde estão?

__É tudo isso aqui mamãe, somente essa mala de mão.

__Meu Deus, mas... Nisso aí mal cabe uma troca de roupa!

__Era o suficiente para quem estava num asilo mamãe.

__Entendo...

__A senhora está um pouco perdida; mamãe...

__Um pouco, atordoada, muita informação, muitas coisas de uma só vez... Já conversou com ele?

__Tentei algumas palavras, mas ele não deu sinal, deve estar tão perdido quanto à senhora. O enfermeiro me disse que devido à doença, talvez ele possa ter esquecido a língua mãe já que esta há tanto tempo fora, e provavelmente não a usou enquanto esteve por lá... Já vi alguma coisa sobre isso, mas não estou muito certo, é como se o cérebro da gente descartasse aquilo que não usamos mais, automaticamente, e devido à doença a língua mãe estaria provavelmente fadada ao esquecimento total... Mas não se preocupe mamãe, isso são só especulações, afinal, aquilo que se aprende uma vez, nunca se esquece, é como andar de bicicleta!

__Meu Deus! Definitivamente muitas informações.

__Mr. Poe, thank you for your attention, it's really sad you can’t stay for dinner. (Sr. Poe, Obrigado por sua atenção, é uma pena você não poder ficar para o jantar.)

__It's my pleasure Mr. Vieira. And thank you too for your hospitality. Maybe next! (O Prazer é todo meu Sr. Vieira. E obrigado tambem por sua hospitalidade. Talvez numa próxima!).

__Meninos peguem a mala, vou empurrando a cadeira.

__Levando, meu filho, vou levando, empurrar, é muito... pesado! E pode deixar que eu levo.

__Mas mamãe?

__Eu levo.

Enquanto Lúcia atravessava o aeroporto, levando a cadeira de rodas, imaginava que todos a tivessem olhando e o que estavam pensando tambem, chegou até achar que ouvia o que os outros ali pensavam, sobre ela, sobre a cena. - Pobre coitada, que fardo! - Quanta vida desperdiçada! - Olha só! Empurrando uma cadeira de rodas! Firmou as mãos levando a cadeira e lhe veio a mente La Wally, a ópera que tanto ama, e ela imaginou ser ela, porém nada de memórias doces ou de nuvens douradas, mas sim memórias amargas e despojada de qualquer ternura. Não tinha boas lembranças, e concluiu que os absurdos ter julgado ouvido, provinham dela mesmo, de suas próprias conclusões. Entretanto em seguida, voltou ao ápice da normalidade, como se tudo ali fosse extamente isso, normal! Não houve sofrimento, memórias privadas de amor, não houve nada, o momento era aquele.

__A senhora esta bem mamãe?

__Melhor impossível meu filho; olhe as crianças, cuidado para não se perderem.

__Fique tranquila minha mãe, estou de olho!

__Será que a Dalva está dando conta de fazer o jantar? Eu devia ter contratado um buffet.

__(risos). Bem provável que não mamãe, creio que ela nunca preparou grandes recepções! No máximo uma feijoada na comunidade. (risos)

__Parece a sua irmã falando!

__(risos). Só quero descontrair mamãe.

__Não dessa forma, sempre odiei a maneira como sua irmã relacionava a Dalva com eufemismos de inferioridade.

__Não foi por mal mamãe.

__Acho que o jantar será agradável... Seu avô não virá!

__Agradável por ele não vir? (risos). Isso nunca foi nenhuma novidade.

__Complementei somente, não quis liga-lo à agradabilidade da noite, mas de certa forma funcionou. (risos).

__Até que enfim um sorriso minha mãe!

__Certifique-se de que 'ela' venha, essas crianças não param de perguntar. Tenho inventado desculpas e mais desculpas para não aborrece-los, mas sua... Ex... Tem o dom para estragar.

__Não fale assim perto deles mamãe, podem perceber.

__Nem estão ouvindo o que estamos falando, estão mais preocupados em brigar entre si, para ver quem carrega mais a mala.

__Pronto, aqui estamos, agora meninos, vou abrir o porta malas e voces guardam a mala.

__Me ajude a senta-lo no banco meu filho...

__Calma mamãe, deixa que eu faço isso!

__Pronto, já está... Meu Deus, quanto peso meu querido! (risos).

__Sente-se ao lado dele mamãe, assim ele se assustará menos com os meninos.

__Sim, vamos lá... Pronto! Acho que podemos ir meu filho.

__Ok!

Houve no caminho momentos em que o velho parecia olhar para os prédios, avenidas, ruas e praças por onde passavam, dava a impressão que recordava de algo, de que parecia já ali ter vivido em outro tempo, mas os olhares eram indefinidos e perdidos. Lúcia quis tentar anima-lo de alguma forma, lhe apontando alguns pontos onde já estiverem juntos, contudo a inércia do velho homem em exprimir alguma lembrança ou emoção, era funérea. Nos pensamentos dela, o homem ao seu lado, jazia, não vivia.

Naquela noite seria recebido em sua casa alguns amigos de longa data, para ser celebrado em um jantar o retorno do velho homem. Para alguns, a volta era tão inacreditável, que o telefone de Lúcia não havia parado de tocar toda a tarde lhe congratulando pelo acontecimento. Até mesmo os jornais locais lhe telefonaram para uma possível entrevista, mas ela definitivamente nunca foi à vontade com muita publicidade, ainda que viesse de onde vinha.

__Lúcia! Lúcia querida os canapés estão divinos, você precisa me passar o nome do Buffet!

__Dalva!

__É novo? Nunca houvi falar dele.

__(risos). Depois te explico Alice, deixe eu cumprimentar o Embaixador!

__Embaixador! Não tenho como agradecer toda a sua ajuda... não seria possível sem ela!

__Me lembro de você me chamar de Tio Isaac, Lúcia, Embaixador? Chega a ser engraçado vindo de você. (risos).

__(risos). É a tensão, é a tensão...

__Não vi seu pai por aqui, aquele velho rabujento!

__Papai? O senhor o conhece desde à época em que serviram o exército, é isso mesmo um rabujento. Não quis vir, disse que estava cansado.

__Tentei falar um pouco com ele, acredito que deve estar um tanto perdido, com tanta gente.

__Tanta gente mesmo, já me arrependi, isso porque cortei a lista pela metade. Realmente ele deve estar muito perdido, muitas pessoas que o conheciam já vieram me falar o mesmo, mas creio que com o tempo tudo se resolve. O senhor me dá licença que vou pedir para servirem o jantar.

__Pode ir minha querida, amanhã vou ligar para seu pai lhe chamando a atenção! (risos).

__(risos). É em vão tio Isaac, é em vão! Já volto.

__Dona Lúcia, os moleques estão tocando fogo na sala! O que eu faço?

__Os meninos, Sara... Os meninos. Onde está a Mãe e o pai deles?

__Estão lá fora.

__Pode deixar que eu resolvo! Minha filha já chegou? Peça para a Dalva servir o jantar como lhe havia explicado... Você tome Davi e Lucas pela orelha se precisar e leve para o jardim... Meu Deus estou perdida, devia ter chamado um Buffet! As duas auxíliares que chamei estão sob controle? Ok! Respira Lúcia, respira, uma coisa de cada vez. Então Sara... Vai me responder ou ficar me olhando?

__Sim senhora! Vou avisar a Dalva, sua filha ainda não chegou... e... as auxiliares estão ajudando a Dalva muito bem Dona Lúcia. Deixa eu ver os mole... quer dizer os meninos, antes que acabam com tudo! Com licença.

Lúcia olhou a sua volta e sentiu que perdera o controle, não devia ter chamado tanta gente e nem feito tanto estardalhaço, afinal, nem mesmo ela reconhecia o homenageado que estava ali sentado no sofa de sua sala, apático, sem qualquer tipo de atenção, de qualquuer um que fosse e nem dela própria. Ouviu gargalhadas, descontrações, pessoas alegres e tagualerando como o de costume sobre suas vidas abastadas, sacou um olhar para o fumoir e viu seu filho e ex-mulher tão pouco despreocupados também. Como num exame clínico, como se com uma olhada tivesse feito em todos presentes um raio-x, concluiu com propriedade de causa, dizendo a si mesma em voz baixa – estão aqui só pela comida e pela bebida, ratos de esgoto –

__O que disse Lúcia?

__Oi... Alice é você! Nada querida, só pensando em voz alta!

__Ah sim, tenho esse cotume também, é tão ridículo, parece coisa de gente velha. (risos). E sou tão nova. (gargalhadas).

__(risos). Com certeza querida, com certeza, só um instante que acabei de ver minha filha entranto, vou falar com ela.

__Me deixando sozinha de novo Lúcia!

__Perdão Alice, já volto.

__Aí está você... Belíssima! Onde está o Samy?

__Onde mais poderia mamãe? Pegando sua dose de alcool diária.

__(risos). Que bom que você veio, por um momento axei que não viesse...

__Não vinha, o Samy que me torrou as paciências para que viessemos.

__Sensato! Como de costume.

__A senhora não acredita quando eu falo mamãe, mas é conveniência, como todos aqui, só vieram pela comida e pela bebida!

__Ferina!

__Realista! Não me olhe com essa cara mamãe, pelo menos desse tipo de concenso já partilhamos algumas vezes, então por favor, hipocrisia, por hora não.

__Eu não quero me desentender com você, não agora! Por favor, vá vê-lo!

__Quem?

__Não faça assim minha filha, vá vê-lo! Dê uma chance a você e a ele, é o seu pai... O seu pai! Você pode não se lembrar dele, mas é o seu pai!

__Onde ele está?

__Venha, eu te acompanho!

As duas foram caminhando de braços dados até a sala, enquanto seus corações batiam forte pela emoção contida do momento. Lúcia, já lacrimejava os olhos, enquanto a filha travou o maxilar na intenção de segurar o nervosismo, percebeu que os convidados parou para olha-las aproximando-se do velho homem.

__Querido... Venha filha sente-se ao lado dele! Querido, essa é sua filha... Sofia! Fale alguma coisa minha filha?!

__Eu gostaria de ficar à sós com ele mamãe!

__Claro, eu vou pegar algo para você beber.

__Não precisa! Só quero conversar.

__Tudo bem, vou ali falar um pouco com a Alice, qualquer coisa me chama!

__Sim, tudo bem.

Sofia olhou a sua volta e viu que já não estavam mais prestando atenção nela. Lacrimejou os olhos, quis abraçar o pai, mas se segurou, firme, não demonstrou quaisquer tipo de sentimento, pelo menos não aqueles que eram visiveis, mas internamente estava um turbilhão. Olhou para o pai segurou em sua mão, mas em seguida foi tomada de ódio e falta de compaixão fazendo-a sentir pena, somente pena. Entendia toda a situação, dele, dela, de sua mãe, do que passaram como família, mas não deixava de ter ódio.

__Sabe, foram longos os anos, meu Deus, como foram... E no final das contas, você estava lá, quieto, como se não houvesse acontecido, nada! Eu passei os ultimos trintas anos da minha vida, numa merda de filme chamado “Procurando Nemo”. (risos). Você! Houve muitas discuções sobre onde você poderia estar ou até mesmo se ainda estava vivo. E veja só; vivo! Eu definitivamente não posso amar alguém que sequer tive contato, ainda que fosse pelo menos, no natal, uma vez por ano, seria o suficiente, mas nada. E nesse filme, nesses longos trinta anos, eu vi muita coisa, ouvi, passei, por muita coisa. Minha mãe por todo esse tempo idealizou um homem que nunca existiu, ou melhor, existiu, enquanto esteve com ela, porque hoje, você, não é esse homem de quem ela sempre me contou histórias tentando de alguma maneira incutir lembranças na minha cabeça alienada, até os meus doze, treze anos; você não é nada, nem um pouco do que ela contou. Você viveu muito bem lá, teve... Uma vida boa, se esqueceu rápido de alguém que passou muito tempo procurando por você! É inacreditável que a minha mãe te aceite de volta, que ela acredite em tudo o que foi dito. Mas eu não, eu não! Sobre o que filme que eu falei à pouco, é um filme infantil, (risos), Imagine só, um peixinho perdido, num oceano imenso, o peixe pai procura pelo peixe filho, que definitivamente não sobreviveria pela lógica, mas esse é um desenho não é verdade? O peixinho indefeso, jamais viria a morrer abocanhado por um tubarão enorme, com dentes afiados, com fome, sedento de sangue, isso assustaria as crianças, afinal é um desenho; mas na minha história, no meu filme, é um pouco diferente, não é para crianças, é para gente grande, com estômago forte, sangue frio, porque no meu filme, o tubarão vence, e adivinha só, eu sou o tubarão!

Sofia desentranhava toda sua mágoa de decadas passadas, voltou-se com tanta furia sobre o pai, que em alguns momentos quis socar-lhe a cara. Mas portou-se exatamente como a mãe lhe pediria, como uma Lady. Esperou mais alguns instantes, de um beijo falso no rosto do pai e saiu para pegar alguma bebida, o estomago e os animos estavam revirados diante a cena.

__Sofia, filha, e então como foi?

__Nada demais mamãe apenas o óbvio.

__Às vezes você mes assusta falando dessa maneira.

__Eu já não me assusto com mais nada mamãe, alias esse foi definitivamente meu último susto.

__Sobre o que você está falando?

__Sobre o quê? Deixa eu pensar... Sobre o patético jeito em que a senhora tem de lidar com as coisas, sobre como sempre a senhora leva as coisas de uma maneira que não dá para entender.

__Espera um instante, do que estamos falando mesmo? Não é possível! É sobre o mesmo assunto ainda, sobre o seu pai?

__Não é meu pai!

__Cale a boca sua... Sua... Vamos até o meu quarto!

__Eu não vou!

__Você vai, se não quiser que eu te arranque daqui pelos cabelos, e hoje, eu te garanto, estou pronta para isso!

As duas ficaram se olhando e atracando-se com pensamentos de ódio e mágoas de tantas coisas, algumas justas, outras não, mas cada uma tinha seu motivo, razão. Não interessava se era certo ou errado, se alguem venceria ou perderia, aquilo deveria terminar ali. Era o que estava explícito na expressão de Lúcia. Foram em direção ao quarto e no caminho ela voltou para trazer o marido junto dela, queria que ele presenciasse a conversa, que na verdade se tornaria numa discussão de horrores ditados uma à outra.

__Eu não sei qual o motivo de traze-lo até aqui! Para quê mamãe, para ele ver a filhazinha falando mal dele?

__Não, para ele ao menos ter alguém por perto dele, já que lá naquela sala nem mesmo as moscas sentam nele!

__Por favor mamãe, para com isso, com essa piedade mediocre, com esse, esse jeito mediocre, essa pose de boa senhora. Pelo amor de Deus pare!

Sofia percorria entre um lado e outro do quarto cerrando os dentes, com um nervosismo que não aguentava mais segurar, passou a mão pela testa ajeitando alguns fios de cabelo que haviam caído, enquanto a mãe ajeitava o marido na cama, em seguida Lúcia sentou-se em uma poltrona que havia na cabeceira da cama e com as mãos fez um gesto para a filha apontando a outra poltrona e que fizesse o mesmo.

__Estou bem em pé!

__Quero ter com você uma conversa civilizada e com calma, para isso é preciso que todos estejam bem acomodados.

__Eu não posso me acomodar, ou estar bem acomodada, com uma situação que me dá enjoo, porque isso tudo me dá enjoo!

__Enjoo do seu próprio pai?

__Enjoo de você mamãe, da sua indolência, da sua falta de ânimo! Como a senhora pode se sujeitar a algo tão... Tão sem vida! Sem sentido. Uma vez que esse inválido nunca fez questão de saber da senhora! Desde uma época remota, em que a ditadura levou aquele homem, aquele do passado na qual a senhora foi feliz, desde aquela epoca, tudo o que a gente viveu foi uma mentira! Uma vida cheia de coisas mal contadas e por – deixe assim mesmo – cheio de momentos interrompidos, por quê? Por isso? Mais de trinta anos mamãe, trinta anos, não valeram nem por um minuto com esse homem, aí... Deitado na sua cama!

__Porque ele me traiu? Sofia... Por ele ter constituído uma outra família lá? Por ele ter sido feliz? Por ter feito exatamente o que eu deveria? Por isso você esbraveja? É por isso? Se for por isso, convenhamos; ele foi muito melhor do que nós!

__A senhora dá razão para esse infeliz?

__Você não é diferente dele; Nenhum pouco!

__Não ouse, me comparar...

__Como minha filha, você foi muito pior, muito pior!

__Eu te alertei sobre o que poderia acontecer... Mamãe!

__Você foi cruel...

__Eu só quis o seu bem...

__Você me espezinhou...

__Eu tentei te mostrar que não era assim...

__Você foi ordinária... O tempo todo!

Na ultima frase Lúcia já gritava como um animal que urra de dor, foi em direção do marido colocou-o com alguma dificuldade de novo na cadeira de rodas e pois-se atras dele. Sofia ainda estava sólida, pálida e surpresa com a reação da mãe, entretanto livre de qualquer expressão sentimental.

__Suas amigas sabem? Sabem do lixo de homem que você trouxe para dentro de casa?

__Se você ainda não contou; não, não sabem!

__Eu tenho pena; de você mamãe!

Lúcia segurou firme a cadeira e começou leva-la em direção a porta do quarto, abriu e decidiu que voltaria para a recepção com o marido.

__Ótima escolha mamãe; boa troca!

__Troca? Você sequer tem valor para isso minha filha!

E saiu cantoralando algo em voz baixa. – (...) eu faço e desfaço, contrafeito; o meu defeito é te amar demais; palavras são palavras – (...)

FIM

L G Payá
Enviado por L G Payá em 28/02/2012
Código do texto: T3525015
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.