CINZAS

CINZAS

Estava tudo preparado! Malas prontas, dólares na carteira, passagem no bolso! Era só passar em casa!

Há muito tempo, o grupo de amigos planejou a viagem! A expectativa era grande. Dr. Irineu marcava na folhinha, dia por dia o passar do tempo. Em seu consultório médico, entre uma consulta e outra, olhava pela janela o movimentado trânsito da Rua Catequese. Nesse momento, vinham as recordações da velha Santo André, da casa onde nasceu, hoje a Avenida Perimetral, construída por sobre a antiga Rua Coronel Alfredo Flaquer. Como mudou a cidade. Lembrava-se da Avenida Portugal, da chácara dos Murray, a Chácara Mimosa, cujos proprietários eram grandes exportadores de café. Família de origem inglesa. Por entre suas alamedas, serpenteando as árvores frondosas, entre as quais se sobressaía a gigantesca figueira, via-se, amiúde, um dos membros da aristocrática família, tetraplégico, em seu carrinho de rodas motorizado. Muito avançado para a época. Hoje, o espaço é ocupado pelo Primeiro de Maio, clube dos mais tradicionais da cidade, tornando-se verdadeiro pulmão verde do centro urbano. Sua vizinhança, atualmente toda formada por prédios de apartamentos, acorda com o cantar dos sabiás e bem-te-vis. Dos edifícios, a paisagem da antiga chácara é magnífica!

Já em frente, do lado de lá da avenida, nova chácara outrora existente. A dos Bastos. Esta não sobreviveu. O progresso da cidade não lhe perdoou. Nos festejos do IV Centenário de Santo André, em abril de 1953, foi ela desapropriada pelo Município, tornando-se uma imensa praça. Primeiro, no local edificou-se o Américo Brasiliense, tradicional colégio estadual, onde o jovem Irineu estudou. Bem mais tarde, por volta do fim dos anos 60, construiu-se o Paço Municipal, sediando os Três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Compõem ainda o local, hoje, os edifícios da Biblioteca Pública e do Teatro Municipal.

Essas recordações levavam o Dr. Irineu para longe da realidade. Ali estava ele em seu consultório, muito bem montado, num prédio só ocupado por profissionais ligados à atividade de saúde. Além da sala de consulta, outras duas faziam parte do conjunto. A de raios-X, e a de fisioterapia.

- Dr. Irineu, o próximo paciente chegou.

- Mande-o entrar.

Voltava à rotina. Atencioso nos exames, e com um ponderável conhecimento de sua especialidade, advindo pela constância dos estudos, e pela presença em encontros, seminários, congressos promovidos pela entidade representante da área de atuação, conseguira um número bem significativo de clientes.

Dessa maneira, via o passar das horas com rapidez.

Finalmente, após atender o último paciente, dirigiu-se para sua residência.

Faltando ainda algumas horas para a van passar, a fim de pegá-lo para levar ao aeroporto, aproveitou para um breve relax. Sua esposa já estava pronta, era só tomar um rápido banho.

Na hora aprazada, estando de banho tomado, pronto para viajar, antes mesmo de a condução chegar ao prédio onde morava, tomou a iniciativa de já descer, inclusive com as malas, para aguardar a perua.

No horário combinado, eis que a van aparece, com os outros integrantes do grupo, todos amigos. As malas são colocadas no bagageiro, e o Dr. Irineu e sua esposa tomam assento no veículo.

Nem bem o motorista inicia a viagem rumo ao aeroporto, toca o seu celular.

- O que? O vôo foi cancelado! O aeroporto fechado!

Sim, essa era a notícia.

O destino da viagem do grupo era Punta del Leste, o renomado balneário uruguaio.

O motivo do cancelamento da viagem? O aeroporto da cidade foi tomado, como diversas outras cidades do sul do continente, pelas cinzas do vulcão Pueyhue, situado no Chile!

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 05/02/2012
Código do texto: T3481224
Classificação de conteúdo: seguro