FÍSTULA, QUE BICHO É ISSO?

E olha, me disse Quindinho, que antes que o senhor me ache mal educado, vou logo dizendo que educação eu tenho, mas com as coisas da vida, ora, o senhor sabe, não dá pra fugir. Então, como posso falar das coisas da vida, se não posso chamar as coisas pelo nome que são conhecidas, quer dizer, pra que ficar floreando, é bom ir direto ao assunto, o senhor não acha? Eita! logo vi que o senhor não é de frescura, logo vi, que podia falar francamente....Então, foi assim, meu amigo depois de passar um tempão de férias, sem nenhum problema, volta a trabalhar. Até ai, nada de novidade, certo? Errado! Meu amigo, acredite o senhor, logo no primeiro dia depois das férias, começa a sentir uma dorzinha, bem lá...É isso!. Isso, bem no meio do ânus, não vou usar o apelido porque não gosto de apelidos, mas o fato é que meu amigo, como disse, no retorno das férias, começou a sentir essa dor incômoda. Rapaz, olha que era chata mesmo. De modo que no primeiro dia ele passou com aquela "companhia". No dia seguinte, foi ao médico. Lá foi diagnosticado hemorroida. O medido passou um pomada local e uns comprimidos para auxiliarem no tratamento. Meu amigo que não é nenhum hipocondríaco, mas também não é um relapso, fez o que o doutor mandou. No início sentou-se melhor, mas passados dois dias, parecia que nada resolvia e, pior, a dor aumentava e com ela um calombo bem do lado, como se fosse uma "ponte", ia formando junto. Rapaz, o senhor não faz ideia como aquilo doia. Meu amigo já não conseguia nem andar. Ficava horas em pé porque até pra tossir doia tudo. Diante dessa dor que não passava, meu amigo foi procurar um Proctorologista, ou, no jargão popular, médico do...Bem, o nome pouco importa. Meu amigo foi no espacialista, e lá descobriu que tinha um tal de Abcesso Péry Anal e que tinha que passar por uma cirurgia com urgência. Meu amigo, que não é, como disse, nenhum um pouco relapso e nem hipocondríaco, fez tudo que precisava ser feito. Dirigiu-se ao hospital indicado, passou por outro médico que confirmou a necessidade da intervenção. E lá ficou: tomou soro, colheu sangue e fez jejum. Mal sabia os médicos que ele estava sem comer desde ás 21 horas do dia anterior e, ainda, eram 14 horas e a cirurgia ia acontecer somente às 19 ou 20 horas, ou seja, meu amigo, ia ficar mais de 24 horas sem comer! Sabe, o senhor pode não acreditar, embora, meu amigo seja bom de garfo...é isso, come mesmo! Ele, é sério, quando fez as contas de quantas horas ia ficar sem comida e água, não ficou preocupado, não. Ele ficou mesmo preocupado com a possibilidade de ficar sem o café expresso. Dá pra acreditar! O cara ia ficar 24 horas sem comer e sem beber água, mas o que o preocupava era ficar sem café expresso. Isso realmente deixava ele preocupado. O fato é que chegou a hora da cirurgia. Ele foi levado para o centro cirúrgico. Da entrada até a volta para o quarto, meu amigo não lembrava de nada, só lembrava, um pouco antes, um dos médicos lhe avisar que ia dar uma anestesia. O resto? Branco total! E olha que isso não era mercham para nenhuma marca de sabão em pó, não. Foi branco total, mesmo! Na visita pós operação uma médica da equipe que fizera a cirurgia, veio informar meu amigo que o ele tinha não era hemorroida, era uma Fístula Pery Anal. Bom, meu amigo, que não é muito de ficar pensando no lhe dizem, quer dizer, não gosta de ficar imaginando, foi logo perguntando o que é essa tal de Fístula... Após ouvir a explicação e saber que se tratava de algo mais comum do que se imagina, ficou pensando...Porque usam nomes tão complicados, nomes que nos dá medo, quando na verdade são coisas tão simples. Meu amigo saiu do hospital super bem. Sabe que a tal da Fístula é apenas uma "pontezinha" de gordura que se forma entre a pele e a carne, e que também acumula pús o que pode trazer problemas, mas que aparece sem nem, nem por quê. Simplesmente aparece. É mais ou menos como o amor: aparece, e quem tem sabe como é, não é mesmo?