O ultimo artigo de meu pai.

Uma pequena história

Remexendo alguns papeis avulsos da abandonada escrivaninha de meu pai encontro um artigo que parecia nunca ter sido publicado. Não tinha título nem parágrafo.Parecia ter sido escrito as pressas.Eis o que estava escrito:

Quero vos contar uma pequena história.

Uma vez um homem casado contraiu um forte laço de amizade com uma mulher solteira. Esse laço de amizade evolui e ambos se apaixonam um pelo outro. Esse amor se torna algo absurdo, ambos descobrem um sentimento nunca dantes vivido por nenhum dos dois. O homem casado sente a liberdade de contar coisas sobre si que nunca tivera coragem de contar para ninguém, assim como sua amante. Ele reclama da esposa e diz que a vida de casado é uma droga, que já não suporta viver com a esposa e que sua vida anda de mal a pior, sua esposa só sabe tratá-lo com desprezo e ignorância, mas em nada disso ele mostra que de fato irá se divorciar. O caso dura dois anos e meio e a amante nota que nada daquilo vai mudar, digam-me o que ela deveria fazer? E se esse caso durasse mais dois anos e meio e nada de mudança, o que ela deveria fazer? Digamos que toda vez que ela tentava acabar com aquele relacionamento, que estava se tornando tóxico, o homem casado sempre vinha rastejando atrás dela, se mostrava o homem dos sonhos de qualquer mulher e por fim ela acabava voltando atrás, pois sentia que de fato não podia viver sem ele. Digamos ainda que essa insistência só era possível quando ela estava por perto, que se ela se mantivesse afastada nenhuma ligação receberia. Como ela deveria proceder?

Nesse meio tempo o homem casado constrói outros laços de amizade que se tornam cada vez mais estreitos, ele começa a sair vez por outra com seus amigos, enquanto ela espera uma ligação para encontrá-lo sempre olhando por horas o telefone que nunca tocava. E se ele chegasse mesmo ao absurdo de ficar a sós ao lado dela sem dizer uma palavra, apenas mandando mensagens para os amigos? O que esta moça deveria fazer.

Mas então algo de fato acontece, o homem casado tem uma briga absurda com a esposa e sai pela porta da frente. A amante, mesmo percebendo como ele esfriara com ela tem uma súbita esperança de que finalmente serão felizes. Então ela pergunta a ele se ele ainda a ama, mas para a surpresa (ou não) de muitos ele simplesmente diz "não sei, está acontecendo muita coisa na minha vida agora, deixa eu arrumar a minha vida primeiro" como ela deveria reagir a isso? E se ela vagasse desvalida pelas ruas noturnas tentando entender o que aconteceu e não achasse resposta? Será mesmo possível que exista uma mulher que tenha tão baixa auto-estima?

E se num surto de desespero ela estourasse os miolos com a arma do tio guardada em casa? O que vocês meus caros leitores iriam achar de uma pessoa como essa? Como ela deveria ter agido desde o começo? Talvez eu nunca saiba, mas o que não deixem de tirar suas próprias conclusões.