O velho e a montanha

Francisco nasceu em 1927 no interior de nosso Brasil em uma fazenda, era o quarto filho de uma família que não tinha planos para parar de crescer. Naquela época estudo era algo difícil de se conseguir, durante os primeiros anos, sua vida era ajudar os pais nas plantações de algodão, milho e tabaco. Havia na fazenda uma vaca que fornecia leite para beber e também fazer queijo, alguns poucos cavalos para locomoção e ajudar no arado, somado a dois carneiros.

Frugalidade é uma palavra que transmite muito o modo de vida da família que habitava naquela fazenda. A cada ano que passava, chegava um novo irmão e foi assim até o número de 16 filhos, o que não era nenhum absurdo para aquela época.

Da fazenda, havia uma montanha muito bonita que encantava Francisco, ficava algumas léguas depois do açude, que fornecia também alguns peixes e água para a família. Desde cedo Francisco tinha o sonho de escalar a montanha, para poder ver como era a fazenda do alto da montanha. Francisco imaginava que em 5 dias conseguiria chegar até o cume da montanha e voltar para casa. Entretanto sempre havia um motivo que o impedia de iniciar a empreitada. Aos 18 anos ele saiu de casa e foi tentar a vida na cidade grande, lá encontrou Sandra, moça morena de sorriso fácil, carinhosa que ao sentir seu cheiro, o coração de Francisco se aquietava. Feliz depois de 1 ano conseguiu casar com Sandra e voltou para visitar os pais e irmãos na fazenda. Ao cair da tarde Francisco observava a montanha, toda verde, imponente, próxima do céu! Ficava horas olhando a montanha e imaginando a linda vista que teria se conseguisse chegar ao cume. Retornou para cidade onde tinha obrigações de marido e funcionário em uma pequena tecelagem. Os anos foram se passando e Francisco teve 4 filhos. Todo ano retornava para a fazenda para visitar os pais até o dia em que seus pais partiram, a fazenda foi vendida para dividir o valor entre os irmãos e Francisco ao perceber que o sonho de subir a montanha estava sendo enterrado junto com a venda da fazenda ficou triste. O tempo foi passando vieram os netos, a partida de Sandra e a morte de Francisco aos 94 anos. Marcos filho mais novo de Francisco e que sempre teve paciência para ouvir as histórias do pai, ciente do velho sonho do menino Francisco decide realizar o sonho do pai. Coloca as cinzas do pai cuidadosamente acondicionada em sua mochila e parte para a escalada, 3 dias depois está no topo da montanha, abre o pote e solta as cinzas de Francisco que o vento levou para viajar sobre a fazenda. Nesse momento Marcos sente um arrepio e uma lágrima sai de seu olho, um calor inesperado invade seu corpo e sente um suave perfume em sua volta. Tem a certeza que é seu pai, que através desses gestos estava agradecendo a Marcos por ter realizado o sonho do menino Francisco. Marcos, chora de emoção, chora de alegria por sentir seu pai por perto e fica feliz de saber que seu pai está bem e o reencontro é apenas uma questão de tempo.

DVM
Enviado por DVM em 04/01/2012
Reeditado em 04/01/2012
Código do texto: T3422309