História com final triste

Essa é uma história de amor com final triste. Se você não gosta de histórias de amor, ou não gosta de finais tristes, desista. Além de ser uma história de amor com final triste, essa usa de dois personagens: um menino e um pássaro. Poderia ser qualquer outra coisa. Um homem e uma mulher, por exemplo. Mas não há nada mais bucólico do que uma criança e um pássaro. Assim como não há nada mais bucólico do que o início de uma história de amor. O conto serve como metáfora ao leitor para que o interprete como quiser.

*******

“O menino tomou nas mãos o pequeno pássaro ferido por uma pedrada. Ele o levou para casa e sanou suas feridas. Contente, o pássaro entoava o seu mais belo canto. Por mais que voasse longe, ele sempre voltava para o menino. Um dia, o menino o pôs numa gaiola, para tê-lo sempre por perto. O pássaro entendeu aquilo como um gesto de amor, de proteção e achou bom, pois não precisaria mais voar atrás de comida. Mas numa manhã, ele despertou com o canto de outros de sua espécie, que voavam livres. Foi aí que percebeu que o amor do menino o tornara prisioneiro. Começou a cantar, triste. Era grato por tudo, mas não queria mais viver assim. O menino, incapaz de entender, continuava achando belo o seu canto e amando o pássaro na gaiola. A ave não sentia mais vontade de viver, nem de cantar, nem de comer, tampouco de ser admirado por alguém. E o pássaro morreu, consumido pela tristeza de não possuir mais a liberdade. E o menino chorava por ter perdido a ave que ele tanto amava...”

Márcio Brasil
Enviado por Márcio Brasil em 09/01/2007
Reeditado em 15/03/2007
Código do texto: T341810
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.