História em um ato
A cena se passa numa escola qualquer
No cenário: Carteiras enfileiradas, mesa do mestre, quadro-negro, janelas etc.
1° ato: O professor adentra a sala, onde encontra os alunos conversando e rindo.
PROFESSOR: Bom dia! (os alunos ficam estáticos)
ALUNOS (em uníssono): Bom dia!
PROFESSOR: Preparados para a prova?
ALUNOS (em uníssono, novamente): Não!
PROFESSOR (À parte): Filhos da mãe! Bem, estão ferrados!
PROFESSOR (À classe): Alguém estudou?
ALUNO 1: Professor, ninguém sabia que tinha prova hoje.
PROFESSOR: Eu não sou obrigado a marcá-la, eu dei a matéria e agora vou cobrá-la.
ALUNO 2: Mas, fessor, você quer que tiremos bomba? Pois é isso que irá acontecer, se nos der o teste.
PROFESSOR (À parte): Sim! Eu quero que todos tirem bomba! Tenho que aturá-los todo dia, me infernizando, e agora quero me vingar!
PROFESSOR (À classe): Claro que não quero que tirem notas baixas. Mas vocês deviam ter cogitado a possibilidade de uma prova surpresa. Estão no 1° ano do Ensino Médio!
ALUNO 1: Professor, não dê a prova hoje. Tenha obséquio.
PROFESSOR: Como eu sou muito piedoso, darei um desconto a vocês. Têm cinco minutos para estudar, e depois aplicarei o teste. Os cinco minutos começam... Agora!
PROFESSOR (À parte): A vingança é mais doce do que eu pensava!
As cortinas se fecham