MORTINHA POR FALAR DE NATAL...

Decididamente... gosto do Natal! Das luzinhas semeadas, que piscam um pouco por toda a parte.

Gosto das pessoas em correria, mas porque é Natal têm tempo para sorrir e cumprimentar. Dos amigos, mas gosto mesmo, que sem mãos a medir ainda têm tempo para nos enviar uma mensagem, porque uma vez no ano gostam muito de nós. Eu própria aproveito a altura para gostar muito de alguem!

Já em miúda adorava o Natal, era dia de festa, não tinha de comer sopa, a mãe não ralhava e tinha muitos presentes. Depois começaram a falecer os avós, um tio ou outro e a festa era faseada: primeiro chorava-se muito, depois comia-se muito e ria-se muito, depois chorava-se mais um bocadinho e assim sucessivamente lá se ía intercalando a festa.

Eu não gosto de chorar aos bocadinhos! Se é para lamentar quem já partiu e essa é a ocasião em que nos lembramos mais dessas pessoas, não há nada a celebrar. É um dia para chorar e chore-se desalmadamente.

Claro que ninguem partilha desta minha opinião. Mas eu gosto do Natal, da festa do Natal e não reservo as festas para chorar e não gosto de ver ninguem chorar nas festas. Passei a passar o Natal sozinha. A tragédia, o horror, o drama... ! Faz confusão a toda a gente que alguem goste de passar o Natal sózinho. Foi a única maneira de não deixar que me estragassem a festa.

As velas cintilam ao som dos Nirvana “ The Man Who Sold The World”. A gata Luna, porque eu não a deixei brincar com um “sonho”, derruba, mais uma vez, a árvore de Natal. Ignoro-a e como mais uma gulodice. A vizinha de cima ri com uma gracinha da neta, deduzo eu, e batem muitas palmas. Eu bebo mais um bocadinho de champagne e corro atrás da Luna que foge desalmadamente com algo na boca. Rimos muito as duas e ganhou ela, amanhã vejo o que escondeu de baixo da cama. O telemóvel não pára de tocar, tiro-lhe o som e mudo o DVD, ainda tenho mais dois filmes para ver...

.

Paula de Eloy
Enviado por Paula de Eloy em 25/12/2011
Código do texto: T3405585