.

O passado...
Voz que entoam nos meus ouvidos, gira em torno os meus sentidos,que atiça os meus sentimentos e move o moinho do meu caminhar.
Meu passado foi de grandes momentos uma curta infancia.Trabalhos momentos marcantes e inesquecíveis.
Tive que muito cedo ajudar meus pais,no trabalho campezino e nas atividades domesticas.
Até os oito anos servia aos meus avós,ajudava em tudo que precizassem na casa grande da fazenda,atendendo todos mandados dos meus avóz.tias e tios.
A noite eu servia de companhia para minha tia Sinézia que morava sozinha,por conta de seu esposo tê-la abandonado.
Depois de 6 anos de convivencia o perveso a deixou e foi viver com outra mulher e ela teve que carregar sua carga sozinha,ela continuou na sua casinha onde comercializava alguns produtos alimenticios para seu proprio sustento.
Ela não quiz voltar para casa de seus pais.
Durante o dia eu estudava meio período dois dias na semana eu
participava das tarefas doméstica com minha mãe.
Meu pai era trabalhador do campo plantava e colhia legumes para o nosso sustento.Mais tarde,quando eu játinha 9 anos e
u ajudava no roçado plantar e  colher ,e também junto com meu irmão mais velho deixava a comida no roçado para meu pai.Era uma verdadeira correria.
Meu pai tambem era sapateiro confeccionava sapatos,sandálias,celas, arreios,na epoca chamava alpargatas, e consertos em geral,enquanto me ensinava a ler e escrever.
Aprender a tabuada e com nove anos de idade eu  sabia as quatro operações.
Meu Pai me sentava na testa da mesa encostava a palmatória do lado ,lembro bem quando ele falava ,se eu não soubesse ,a palmatória respondia e eu aprendi rapidinho...foi um tempo bom ...
Meu pai tinha várias profissões ele tambem trabalhava em engenho de cana .
No engenho do meu avô ele cozinhava o caldo da cana para fazer rapadura .No tempo de moagem que durava seis meses ,toda família trabalhava das duas horas da madrugada ás oito horas da noite.
Meu avô tinha equipe de pessoas para fazer cada tarefa ,Os leiteiros :para tirar o leite do gado ,a equipe para,cortar cana,a equipe para fazer queijo,a equipe para o roçado ,a equipe para cuidar dos animais que trabalhava na moagem ,os motoristas,e a equipe da cozinha,se trabalhava muito.
Na casa do meu avo tinha uma enorme cozinha,onde suas nove filhas se reuniam para fazer comida para mais ou menos cinquenta pessoas todos os dias.
Era uma rotina de trabalho ,meu avo se preparava durante seis meses do ano para o periodo de moagem.
Ele tinha muitos amigos...
vizinhos de terras que faziam suas moagem no seu engenho,Edson,Zé Alves,Januncio ,Seu Carmim Odorico,e outros.
Nunca me sairia a memória esse tempo passado.
Não me tormento,as vezes eu choro em lembrar aquelas tardes encantadas de verão, dos belos momentos...Sinto ate o cheiro do passado que para mim parece que foi recente.



www.fatimacoelho.
 
escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 19/12/2011
Reeditado em 23/05/2017
Código do texto: T3396970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.