O Burrocrata

Tivemos quer ir à imigração para fazer um carteira para o meu marido de estrangeiro, na janela estava pregado um papel que dizia:

Extremamente proibído:

Gritar com o funcionário.

Xingar de nome feio o funcionário.

Rasgar o papel do formulário.

Jogar o formulário raspado em cima do funcionário ou dentro da sala do funcionário.

Eu e o maridão achamos estranho aquelas recomendações. Aí ...

1° O infeliz do homem chegou as 10 horas, eu estava desde às 9 horas esperando por ele. Ele primeiro gritou comigo se eu era a 1° pessoa que estava na fila.

2°depois que coloquei os documentos originais e as cópias, ele não aceitou nenhuma, pois disse:

-Tem que ser autenticado.

Eu perguntei:

-O Senhor não pode autenticar? Aqui estão os originais e aqui estão as cópias.

Ele respondeu:

-Tem que ser autenticados por um tabelião.-respondeu ele e que tinhamos que levar a filha como prova que o marido tinha tido uma filha comigo.

Ai eu falei:

-O senhor não quer ver a cicatriz da minha cesária pois é a prova, pois mesmo com a certidão brasileira de nascimento e o passaporte brasileiro da menina não são provas?

3°No final ele nao aceitou nada e exigiu a presença da menina. Eu disse para o meu marido em alemão.

- Er mag viel mehr.(Ele quer muito mais).

Da 2° vez com os documentos autenticados e a menina.

1°ele implicou com o formulário, saimos da fila e fizemos outro.

De volta depois da 2° vez na fila, pois sempre tinha que entrar de novo na fila ele disse que faltava a cópia do passaporte com o carimbo de entrada no Brasil, fomos de novo a um tabelião, tiramos a cópia e autenticamos.

Entramos pela 3° vez na fila e ele não queria aceitar a foto do marido, pois dizia que não era de fundo branco, ainda bem que eu tinha levado uma porção e ele acabou aceitando 2 entre as outras.

A ele me indagou se eu na Alemanha tinha chamado algum funcionário de merda.

Eu olhei para a minha filha e perguntei:

-Scheiße?( Merda!!!)

Ela me olhou interrogativa?

Eu me virei para o senhor e falei:

-Meu senhor eu sou uma professora, uma pessoa bem educada e não falo este nome nem em português e nem em alemão.

Ai que lembrei que tinha dito " Er mag viel mehr" e ele entendeu "mehr" por "merda". O diabo do homenzinho além de ser um jumento ainda não sabia nem alemão.

Na verdade tive vontade de fazer tudo que estava no papel da janela que era proíbido fazer. Só sei que não conseguimos a carteira e eu sai de lá saltando todos os palavrões que sabia em alemão e é claro que o Burrocrata não entendeu nada.

Dora Bonacelli
Enviado por Dora Bonacelli em 05/01/2007
Reeditado em 26/02/2018
Código do texto: T337379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.