A CARDIOLOGISTA E O TABAGISTA

Estes dois tipos de pessoas, pelo que se sabe, parece que não se combinam em nada. Um proibe; o outro, desobedece. Seria como a história do gato e o rato? Ou numa comparação mais esdrúxula, como o óleo na água? Ou seja, não se combinam em nada. Creio que já dá para entender o que pretendo dizer, ou seja, o (a) médico (a) cardiologista, cumprindo o seu dever, costuma advertir ao paciente tabagista sobre os malefícios do cigarro, muito embora, entre em contradição, pois no momento em que faz este tipo de admoestação, traz no bolso do avental um vistoso maço de cigarros dos mais caros, diga-se de passagem.

Mas, deixando de lado esta exceção, vamos ao fato que ocorreu entre uma cardiologista e um paciente sexagenário e fumante. Já no final da consulta de rotina, após pedir alguns exames complementares, ela fez uma pergunta corriqueira:

-"O senhor é fumante?"

- Sim senhora!

-"Quantos cigarros fuma por dia?"

- Uma média de vinte cigarros.

-"Já pensou em abandonar este vício?"

-Já pensei, mas não tentei.

-"Quer tentar?"

-Sim. Vamos lá!

-"Pois hoje o senhor vai fumar vinte cigarros!"

- Mas como assim? A senhora me deu a sugestão para deixar este vício e agora me recomenda a fumar vinte cigarros? Não estou entendendo!

-"Explico: o senhor hoje fuma vinte cigarros, repito. Só que amanhã, fuma 19 e de preferência de outra marca. No terceiro dia, passa a fumar 18, depois, 17 e assim sucessivamente. Cada dia que passar, vai diminuindo um cigarro."

-E daí, doutora?

-"E daí? Depois de 20 dias, a partir de hoje, o senhor não estará mais fumando. É só ter força de vontade e fugir dos ambientes onde há pessoas que fumam. Evitar café e outras bebidas."

- A senhora quer dizer para eu deixar de fazer tudo aquilo que eu gosto e me dá prazer? Então é a mesma coisa que assinar o meu atestado de óbito.

-"Mais dia, menos dia, este documento será assinado!

-Tudo bem, mas quando for assinado, já terei vivido, fazendo tudo o que eu gosto, doutora!

-"Só que fumando bastante a pessoa antecipa a assinatura deste fatídico atestado".

-Bem, doutora, muito obrigado pela recomendação, mas pelo que estou percebendo, esta nossa conversa está saindo fumaça, de tanto falar em cigarros!!!

"AS ÁRVORES SÃO COMO AS PESSOAS: NASCEM, CRESCEM. MAS COMO NÃO TÊM PÉS PARA IR AO MÉDICO, VIVEM MAIS!"

JOBOSCAN

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 23/11/2011
Código do texto: T3352640