O Conselho

Eram 2 horas da madrugada de sábado para domingo. Chovia torrencialmente após um forte temporal que derrubara diversos postes de energia elétrica e muitas árvores. Para atender a demanda, a Companhia de Energia chamou equipes de trabalho de outra cidade, distante 200 km dali. Paulo era o motorista do caminhão da equipe que tentava instalar um poste naquela estrada de terra íngreme e lamacenta e estava no meio daquela tormenta toda, com capa de chuva, botas, luvas e, mesmo assim, todo molhado, aliás ensopado. Pouco mais das 2 horas da manhã chega ao local, um técnico em segurança da Companhia de Energia. Faz uma ligeira inspeção visual na atividade para ver se estava tudo seguro e logo puxa conversa com o Paulo, para tentar aliviar um pouco a pressão. A chuva não para de cair e o barro já lhes chegava à canela. Papo vai, papo vem, o técnico já tem a confiança do Paulo que reclama: - tenho um casamento para ir amanhã às 9 horas da manhã. - Amanhã cedo? perguntou espantado o técnico. - E onde é o casamento? - Em Santa Cruz do Sul, respondeu Paulo. - Acho que tu vais perder o casamento Paulo. Depois desse, parece que tem mais três postes para instalar. - Mas eu não podia perder esse casamento, disse Paulo. - Porque não, é uma pessoa importante, da família que vai se casar. Perguntou o técnico. - Não, é o meu casamento. Disse Paulo. - O que? Espantou-se o técnico. - E o que tu estás fazendo aqui a essa hora? - Eu estava de plantão e me chamaram para trabalhar. Eu não sabia que era para tão longe. Disse o Paulo. - Tu ama tua noiva? Perguntou o técnico. - Muito! Disse Paulo. - Ela te ama? Continuou o técnico. - Ama sim, isso eu tenho certeza. Respondeu Paulo. - Tu achas que é mais fácil tu arrumar outra noiva ou outro emprego? Perguntou o técnico. - Porque tu tá me perguntado isso? Falou Paulo ao técnico, com cara de espanto. - Cara, um dos momentos mais importantes de nossas vidas é nosso casamento. Sua família, sua noiva, merece toda sua prioridade e atenção, não importa o que aconteça, ainda mais em uma situação como essa. O amor e o respeito são duas das maiores virtudes que temos na vida e não podemos ignorar isso. - Mas o que eu posso fazer? Se eu deixar a equipe agora vou perder o emprego. Disse Paulo. - Emprego tu e eu arrumamos outro, cara. Vamos embora que eu vou te levar de carro para Santa Cruz, ordenou o técnico. E assim, os dois largaram o restante da equipe no meio da madrugada e foram para Santa Cruz para que o Paulo pudesse encontrar sua amada, casar-se e viver em paz com sua consciência e com sua esposa. Hoje os dois trabalham juntos em uma outra empresa e o técnico é padrinho da primeira filha de Paulo.

Roberto Lima
Enviado por Roberto Lima em 21/11/2011
Código do texto: T3347906