Será?

- Se você tivesse que escolher entre duas maquininhas: uma de fazer dinheiro e outra de fazer felicidade, qual escolheria? Perguntou o fazedor de favores em terra de luxurias.

- Escolheria a de fazer dinheiro. Respondeu o fabricante de esmolas no poder de suas presidências. Já pensou quantas pessoas famintas poderia comprar com esta tal facilidade? Faria zilhões de moedas cunhadas em ouro, são as mais valiosas. Compraria cestas básicas de alimentação e mais cestas básicas de população, distribuiria algumas aos necessitados e assim ganharia a confiança de todos. Seria eleito o dono da fritura. Enfim. E no poder... Compraria a tal “felicidade”. Dinheiro compra tudo... Saúde... Amor... Poder... E o que é a felicidade senão a sensação de bem estar que o dinheiro compra?

- Bem... Mas não te incomodaria saber que as pessoas estariam ligadas a você somente pelo “material”?

- Incomodaria a quem? A quem ganha, ou a quem doa? A troca seria justa. Eu daria o básico e receberia poder. O poder de ter... A maioria dos habitantes do planeta-ovo na palma de minhas mãos.

- Então... O que faço com a tal maquininha da felicidade?

- Ah!!! Entrega ai para qualquer poeta... Ele saberá o que fazer...

Maria Inês Simões

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 02/01/2007
Código do texto: T334398