Sentada em um café de esquina...
Sentada em um café de esquina, entornei meia xícara de café amargo. Fiz uma careta e ele sorriu. Atrás do balcão ele mexia com a maquina de café que invés do liquido preto e fumegante liberava fumaça.
- Você não acha que é muito nova pra tomar café amargo? Sem tirar os olhos da maquina o escutei dizendo.
- Adultos bebem isso não é? To tentando me acostumar com o gosto, dizem que é parecido com a vida. Olhei para a xícara na minha frente.
- Não acho… A vida tem o gosto que você põe… Sua vida tem gosto de café amargo?
- Amargo não, mas ta começando a perder o açúcar da felicidade…
- Açucar da felicidade? Poético. -Ele largou o pano na mesa e olhou para mim. Mas você não é muito nova pra já estar perdendo as esperanças com a vida?
- A vida não escolhe idade pra decepcionar não moço…
- Decepcionar? menina, menina, menina. Você não sabe o que é decepção ainda não… Ele voltou pra maquina estragada. - Você deve está decepcionada porque o rapaz que você gosta não gosta de você. Não é verdade?
Fiquei vermelha. Ele por isso sim. Peguei minha xícara e tomei outro gole do café amargo. Ele sorriu e balançou a cabeça.
- Você não pode julgar minha decepção. Ela é boba, mas dói. E muito… -Quem era ele pra me julgar?! Coração partido era a pior dor do mundo.
- Mas eu não julgo pequena. É que se você soubesse quantas outras decepções existem… Piores, mais doloridas, mais pesadas. Você riria também…
- Decepções piores? Maior que coração partido? Você sabe de alguma?
Ele mais uma vez se virou para mim. cruzou os braços e pensou um pouco.
- Imagina você chegar da escola querendo encontrar seu pai, sua mãe e seu irmão sorrindo. Entrar feliz porque tirou 9 em matemática, e quando pisar na sala ver sua mãe com um olho roxo porque mais uma vez seu pai bêbado perdeu o controle. É uma decepção desejar uma família perfeita e encontrar dor. Agora imagina você passar a vida inteiro sonhando com faculdade, com viagens, com uma sala em um escritório só para você. Mas ter que sair da escola antes de se formar porque em casa seu irmão mais novo está passando fome e você tem que trabalhar pra ajudar. É uma decepção sonhar com um futuro surpreendente e ter que desistir antes mesmo de começar… Agora imagina a decepção, você lutar por aquilo que quer, com todas as suas forças, mas ser impedido porque nasceu pobre, não teve estudos e ao invés de uma chance, baterem a porta na sua cara e o único lugar que te dão oportunidade é um café da esquina, prestes a falir…- Ele sorriu pra mim.
Fiquei calada. Encarei aqueles olhos pretos que ainda brilhavam.
- Eu… Você é tão novo, deve ser alguns anos mais velho que eu… Como pode ja ter sofrido tanto assim?
- Como você disse: A vida não escolhe idade pra decepcionar não. Ela vem e pronto. Você que tem que ser forte pra aguentar. Ele piscou e mais uma vez abriu os lábios em um sorriso perfeito.
- Mas… mas você não parece… triste. Foram tantas decepções na sua vida. Porque ainda sorri?
- Porque eu tenho esperanças pequena. Eu sei que se não desisti, lá na frente irei encontrar o que realmente foi feito pra mim. O que Deus planejou pra mim está guardado, e quando chegar eu tenho certeza que vai valer a pena tantas lágrimas.
Ficamos em silêncio por alguns segundos. Bebi meu ultimo gole de café.
- Eu acho que você ainda não mexeu naquele alavanca ali. Apontei para a máquina atrás dele. Nós sorrimos e ele continuou seu trabalho enquanto conversávamos sobre coisas aleatórias, sem se importar com todas as nossas decepções.