"A Pitanga"."Minha Nova Família"
Meu vizinho era um português, Sr. Manoel. Era vendedor de alguma coisa, tinha um furgão fechado e saía todo dia de manhã, só voltando à noite. No quintal que era enorme, tinha um pé de pitanga, acho que pitanga daquele tamanho, os anjos da pitanga deviam fazer uma a uma. Parecia uma mexerica pequena, para quem não sabe pitanga parece uma moranga, aquelas de fazer doce, só que cem vezes menor. E duzentas vezes mais saborosa. Quando Sr. Manoel saía, soltava dois zarrões, que pareciam leões . Eu as namorava a distancia, só nunca tive coragem de pedir uma para ele , com aqueles bigodões parecia, parecia o... (diabo), não queria falar, mas falei. Um dia qualquer, ele saiu, mais tarde e curiosamente seus cães não estavam soltos. Pensei é hoje, assim que ele virou a esquina, escalei o muro que era baixo, e corri em direção a aquelas maravilhosas frutas. Com uma mão armazenando em uma sacolinha que carregava no pescoço, e com a outra abastecendo minha boca. Com pitanga você tem que cuspir o caroço, mas aquelas pitangas, embora vermelhas, estavam azedas. Com uma tristeza enorme parei de apanhar e virei para ir para casa. Á minha frente o portão estava o. (diabo) em pessoa, (falei de novo) pensei morri. Tentei correr, tropecei em um galho e mergulhei em um fenomenal tombo, terminando por bater com a cabeça em um tronco de árvore qualquer. A dor foi tanta que pensei pelo menos eu morro e o... (diabo) ih! Não me mata. Acordei na sala do Sr. Manoel, com sua esposa colocando um pano com algo fedido em minha testa. Quando me refiz ele rindo falou, todo dia vejo você olhando para as frutinhas. Pensei em deixá-lo à vontade, prendi os cachorros e falei para a esposa não soltá-los. Mas você não teve sorte pá? Estas frutas não são iguais a pitanga daqui, é boa para fazer tempêro para carne, ou para fazer suco. Quando acabou de falar D. Maria, acho que este era seu nome, entrou na sala com uma enorme jarra de suco. Me deu um copo que tomei, estava muito bom. De onde vim o nome é seriguela, e só serve para fazer suco ou tratar dos animais, que ficam fortes. Após tomar dois copos de suco de pitanga, digo de seriguela, me despedi dos vizinhos que não eram (diabo), eram anjos e convivi com eles por muito tempo. Trabalhando até pá, desculpe este pá aprendi com eles. Como sou órfão de pai e minha mãe é pobre, praticamente morava com eles Sr. Manoel e D. Eliane que não se importava de ser chamada de D. Maria. Quando minha mãe morreu fiquei sozinho. Mas ganhei pais novos, a quem amei como verdadeiros. Virei comerciante como eles e tenho família numerosa, mas sempre que encontro um menino na rua ou aparece em casa, tento devolver o grande amor que este casal de anjos dedicou a mim. O destino escreveu e eu apenas interpretei o papel do menino que adorava uma pitanga, depois seriguela. Papai João e Mamãe Elvira, ou Maria, anjos não tem nomes.
Que o senhor Jesus, lhes devolva em bênçãos, toda a bondade que tiveram comigo.
Oripê Machado.