Todo ano no mês de Agosto tinham os Festejos de São Joaquim e Sant’ana no município de Autazes e era aquela euforia das crianças, dos jovens e até mesmo dos adultos, nesse município nunca tem nada, então quando tem atiça a cidade inteira, mesmo para quem não é Católico. Tem muitas atrações, bandas locais, brinquedos como: Roda gigante, chapéu mexicano entre outros...
Lembro-me que a minha avó fazia parte da Igreja, então todo ano nessas datas em que acorriam os festejos ela sempre doava algo para o Leilão que ocorria depois da Missa da Matriz.
Minha avó tinha um terreno relativamente grande, onde se criavam patos, marrecas, galinhas, galos, picotes, papagaios, periquitos... Mas o que mais continha no terreiro era patos e galinhas.
Todo ano minha avó me fazia levar duas galinhas para a doação. Dava-me orgulho quando o leiloeiro segurava as ‘’bichonas’’ na mão e dizia: Quem da mais, quem da mais? Pois sabia que eram as galinhas que a minha avó tinha doado... Mas antes disso...
Vocês não imaginam o quanto eu rezava naquele dia para chover e ninguém aparecer na rua, mas parece que ai é que aparece gente principalmente conhecidas, eu me emperiquitava toda afinal de contas na época dos Festejos a cidade sempre recebia turistas de Manaus....  Minha avó arrumava as galinhas e me fazia levá-las até o centro da cidade e entregar para a minha tia que era uma das coordenadoras da Igreja.  Eu parecia o Tom Cruise no Filme Missão Impossível, tentava esconder as galinhas de tudo quanto era jeito, mais de nada adiantava, ainda mais sendo duas... Eu sempre questionava a minha avó (eu a chamava de Mãe, pois foi ela quem me criou, chamar avó de Mãe é muito comum no Amazonas) ...  Mãe, porque a senhora não dá as galinhas assadas? Porque eu tenho que levá-las vivas??
 
** Pense na vergonha que eu tinha ao levar essas galinhas, quando eu encontrava alguém da escola... Pronto! Era zoação o ano inteiro... hahaha Bons tempos!! Nessa época deveria ter entre 10 e 12 anos...
Yana B
Enviado por Yana B em 25/10/2011
Código do texto: T3297549
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.