Uma Senhora de Alma Nobre

Já ouvimos e continuaremos por toda nossa vida ... Ouvir falar sobre pessoas generosas ,como “Madre Tereza de Calcutá” ... sem comentários, uma alma nobre... no Evangelho Segundo o Espiritismo no capitulo XIII , conta uma passagem no qual nos infortúnios e nas grandes calamidades a caridade se manifesta : “Uma Nobre Senhora de ar distinto , mas vestida de maneira simples , mas cuidada , seguida de uma jovem e sempre muito discreta olha para os lados , sempre tomando cuidado para não ser reconhecida e caminhando rapidamente para chegar ao lugar que sabe onde há pessoas que esperam ansiosamente . Assim já fora de onde reside, chega finalmente numa humilde casa , onde um leve toque na porta e logo a deixam entrar , pois todos ali já a conhecem , todos a olham com admiração adultos e crianças , sua chegada é sempre uma benção ... é que ela vem acalmar todas as dores dessas humildes criaturas de Deus , trás o necessário , temperado com doces e consoladoras palavras , que fazem aceitar o beneficio sem corar, a todos essa senhora trata igual ... De lá segue outros caminhos , vai em frente caminha feliz e a seu lado a jovem segue também . Diz para si mesma , comecei bem o meu dia.

Qual o seu nome ? Onde mora ? Ninguém sabe... Para os infelizes é um nome que não revela : mas é o anjo consolador deles .O que dizer de uma senhora que faz a caridade, se veste de maneira simples , sem demonstrar quem é... só para não constrange-los , pois são pessoas humildes , a quem auxilia a cada amanhecer de um novo dia e agradece por ter conseguido realizar seu projeto e junto com ela leva a filha e com isso transmite a ela seus conhecimentos... quem é ela?

Bom... venho através desse exemplo , contar um relato semelhante , que através de longos anos acompanho , uma nobre senhora que conheço (mas nem amizade tenho com ela ) observando essa senhora de olhar discreto e triste , muito religiosa de família tradicional em minha cidade , mas vive discretamente com seus familiares sem grandes polpas .

Quando a vi pela primeira vez, notei seu olhar triste e uma suavidade em seu semblante .Nunca conversei com ela , simplesmente só nos olhamos , mas nunca sequer fomos apresentadas , mas quando ia a missa eu sempre a observava e me questionava .

Mas meu pai os conhecia muito bem, tinha amizade e eles com meus familiares... o que sei, é que papai sempre teve muita estima para com eles dizendo ser pessoas muito bondosas . O irmão dela um senhor muito bondoso a quem muito estimo , e tenho amizade ..

Sua irmã... segundo uma senhora que durante anos morou ao lado da casa deles , conta que ela fez opção de ficar solteira para cuidar dos pais , pois era a única filha mulher e depois que eles partissem , seguiria a vida religiosa , que era seu sonho ser freira . Mas outros fatos através do tempo ocorreram e assim ela teve que ficar ao lado do irmão que num acidente perdeu a esposa e ficou com um filho pequeno vindo a morar na casa dos pais . Ela passou de tia a mãe e a vida seguiu seu percurso sem que isso , interrompesse sua caridade , assim como foram seus pais , seu irmão , ela é uma irmã de caridade, que mesmo longe de um convento auxilia quem precisa .

Essa senhora nesses anos todos (que a vejo ), penso e observo seu andar , a cabeça levemente abaixada , e sempre tem nas mãos quando sai de sua casa , sacolas cheias de alimentos , para onde vai ... nunca a segui .Mas quando volta seu cansaço é evidente pois caminhou ao longe e sempre a pé,faça chuva ou faça sol todos os dias ela sai para suas visitas misteriosas... quem serão essas pessoas? Uma delas até sei , pois sei ser uma senhora que ficou muito doente e precisou muito dela e se tornaram muito amigas . Notei sua nobreza, ao passar no supermercado, ela com o irmão fazendo compras e com o carrinho cheio de alimentos e com certeza não era para eles , pois eram muitos alimentos e sim era para cestas básicas a serem distribuídas... pude comprovar ao ver o carro de seu irmão com os alimentos para serem entregues a pessoas carentes que só eles sabem e não comentam . Mas no decorrer desses anos todos a nossa nobre senhora com as pernas cansadas e com varizes e depois de uma cirurgia , caminha com uma meia de leve compreensão , e seus pés estão sempre inchados e seu caminhar é mais lento, suas costas mais curvadas, demonstra canseira ao andar .Ela não perde uma missa e participa dos terços nas casas que fazem parte da comunidade , já participei algumas vezes .Observo que fala pouco mas não perde uma novena.

Apesar da idade ainda continua suas caminhadas de manhã e a tarde descendo pelos caminhos que percorre a longos anos, leva já menos sacolas, pois já não tolera mais peso .Já a vi ir e voltar por não conseguir levar tantas sacolas ... volta com mãos vazias, mas esta sempre calma , seu andar é cansado mas esta feliz, pois cumpriu mas um dia de jornada .

Mas tem também aqueles visitantes da hora do almoço , do café da tarde e os da janta , são algumas dessas pobres criaturas que moram na ruas e que já se habituaram a receber o alimento, ali na porta da casa dela no decorrer do dia , não são muitos ... mas ela é tão digna, que traz na bandeja o prato com os talheres ao lado , o copo de suco, tudo muito limpo e é admirável, parece estar servindo uma pessoa de sua própria casa . Essas pobres almas sentam no degrau da casa dela e se sentem muito importantes... é com muito carinho que observo a delicadeza dessa nobre senhora ... Merece todos os aplausos do céu... quem é ela ? Eu a conheço, mas ela talvez não saiba o quanto admiro toda sua dedicação.

O importante é quando chegar o dia de sua partida, os anjos estarão presentes e será uma linda homenagem com certeza ... Mas assim como ela, há muitas almas nobres que discretamente fazem caridade sem grandes ostentações . Há os que demonstram a caridade só para mostrar para a sociedade o bem que fazem, para aparecer em publico ou na TV , são geralmente pobres de espírito que sabemos muito bem quem são .

Conto esse relato dessa nobre senhora, porque sou muito observadora e discretamente vou gravando em meu cérebro o caminhar , das inda e vindas dela , mas não fico dizendo ou comentando o que vi , pois sei que ela não gostaria ... E como diz o nosso Senhor em uma passagem: “... o que uma mão faz, a outra não precisa saber .”

Que essa alma nobre encontre um dia , tudo o que fez de bom , na gloria do Senhor e sua paz infinita ... Pois é uma alma de enorme beleza.

( 29/08/10)

Isabel Paulo
Enviado por Isabel Paulo em 01/10/2011
Código do texto: T3252059
Classificação de conteúdo: seguro