“Falando de tabagistas”

Eu era criança, estava aprendendo tocar harmônica, mas em casa falavam que era sanfona. Nas partituras que o professor Maércio Romangnolli me indicava, o nome inserido nos arranjos dizia ser harmônica, enfim: “cada quá sabe o tamanho do seu borná”. No Rio Grande do Sul, falam “gaita de fole”, em outros estados falam sanfona, enfim é tudo a mesma coisa.

Benedicto Osório de Oliveira, meu pai tocava vários instrumentos musicais, tais como: viola; violão, na sanfona ia mais ou menos. Sendo marceneiro-carpinteiro, chegou a fazer uma viola, cravelhas também de madeira.

Gostava muito de ouvir valsas, recordo de três. Saudades de Ouro Preto; Saudades de Matão e O Destino Desfolhou. Saudade de Matão ele sabia a letra inteira, e quando eu começava a tocar esta valsa, ele vinha com seu violão dinâmico 7 bocas, me acompanhar. Ele ficava emocionado quando ouvia tal musica.

O problema meu com ele, é que ele fumava muito, acho que uns quatro maços de cigarro por dia, e o cheiro de cinzeiro me incomodava, cheiro de fósforo queimado também, virava meu estomago, a coisa fedida... Mas fazer o que, ele era meu pai, e eu ficava sem jeito de reclamar disso.

Nesta época não existiam cigarros com filtros, uma bituca de cigarro jogada no chão, dias depois virava um pé de fumo bem verdinho, parecendo girassol.

“As indústrias que produzem cigarros de uma forma geral se modernizaram tanto, que hoje em dia, uma bituca de cigarro jogada no chão não brota mais, é pura química. Deve ser a razão de que os fumantes não conseguem largar do maldito vicio.”

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 18/09/2011
Código do texto: T3227489