Assim voltei a ensinar...
Na minha encruzilhada da vida abandonei o prazer de ensinar. O gosto pela leitura nunca consegui abandonar. Mas escrever e ensinar nem pensar.
Estava morando em Manaus. Minha filha desde sempre queria ler. Vivia a perguntar o que estava escrito nos lugares. Chateava mesmo.
Enfim chegou o dia de ir para a escola. No primeiro ano entendi que não aprendesse a ler.Nada mesmo.
Quando chegou o segundo ano falei coma professora que ela tinha sede de saber. Que podia ensinar que ela aprenderia.
Veio a reunião semestral. A professora veio e me disse que ela estava atrasada.Fiquei pasma.Conheço a arte de alfabetizar.E com certeza minha filha estava pronta a aprender.Mas fiquei quieta.
Manaus chove quando menos se espera, chuva vem e vai. É assim na Amazônia.
Acordava de manha e só chuva, ia eu levar a pequena para a escola. Diziam busque as nove. Quando buscava perguntava o que havia aprendido.Ela dizia pintei uma casinha.
Resolvi arrumar uma professora de reforço. Indicaram-me e eu fui. Quando cheguei vi a placa, aula de REFORSO.
Nem entrei, passei e comprei um caderno. Falei você quer ler vou ensinar. Uma semana e já juntava as letras.Porque ela queria mesmo aprender.
Na outra reunião vem à professora reclamar que ela estava mais adiantada que os outros. Que estava com nível de primeiro ano.
Foi assim que voltei a alfabetizar. Vieram cinco alunos. Depois viraram quinze. Depois uma escola.Mas isso é outra conversa...