CONTOS NÃO CONTADOS

Dizem até hoje, que existia um velho,meio caduco,sotaque caipira nativo e o único que na hora de contar histórias, acabava se esquecendo ou arrependendo-se de contar.

Sempre com um chapéu e seu cigarro do balanço, deitado sereno na calmaria de sua rede, balançava de um lado ao outro observando a pequena cidade onde morava.

Ele sabia de tudo, mas nunca contava á ninguém, tinha fama de bom companheiro, mas na verdade nunca se interessou em contar os bafafás de que sabia, geralmente nem os lembrava.

Foi quando em 1950, em ano de Copa, e de tão sossegado que era, comprou uma TV, a primeira da pacata cidade para ver os jogos da Copa do Mundo, em pleno Brasil.

Ranzinza, ele nunca havia deixado ninguém assistir com ele, a Copa se foi, todos desencanaram da idéia, e o velho sabido foi ocupar seu tempo, invez de observar os outros, assistir aos novos outros.

Começava então á ver o quão era genial, a idéia de aparecer na televisão e virar um homem famoso, quer dizer , um velho, afinal ninguém o via novo fazia tempo, sem mulheres nem filhos, muito menos fotografias.

A idéia era boa, mas faltava um porquê, foi quando teve em mente ir até a Tv, com a proposta de apresentar contos que via em sua cidade, exatamente em sua praça.

Pois bem, o tempo passou e ele de tão calado que era sem contar nada a ninguém, começou a se esquecer das histórias que havia visto, assustado, prometeu não sair de sua rede enquanto não visse uma nova historia.

Depois de uma briga de bar entre seu amigo Bezerra e um outro boêmio que havia dado uma tremenda surra no temido Bezerra, o Velho foi relatar seu primeiro conto, quando se levantou,e se perguntou o porquê de ter se levantado, esquecera oque foi fazer e o motivo ...

Deitou-se denovo assustado, após alguns minutos já relaxado novamente esqueceu o porquê daquele susto anterior, parecia grave, o Velho não lembrara do susto , do seu conto e nem o motivo de querer lembra-lo.

Bezerra tocou a sua porta, e logo ja entrando avisou o Velho para não contar a ninguém o ocorrido, já costume de todos que passavam vexames nas noites de praça deserta e iam envergonhados pedir ao Velho para manter sigilo.

O velho com a maior cara-de-pau fez que sim, e perguntou se Bezerra não tinha nenhum cigarro de palha para da-lo.

- Ô cumpadre Bezerra, cê não tem não nenhum daqueles cigarros de " paia " tem ? - perguntou aflito

- Mas denovo seu Velho, o senhô vai querer cigarro de palha ou " paia " ?

- Ah, largue a mão de frescura, que aqueles cigarrinhos que sempre me trouxe, " paia " ou palha, tudo a mesma coisa! - respondeu o Velho ja irritado.

- Tenho sim, já já lhe trago alguns novos, e dos bons, só não conte a lamentável situação do Bar "óquêi " ? - perguntou Bezerra

- Ochii, lógico que não, nem me lembro mais - respondeu com um ar de irônico mais verdadeiro ja dito.

O velho então se encafifou o porquê de não lembrar de todos os Contos que havia visto, e até suspeitou de estar sofrendo de alguma doença, mas seu sonho não acabara, era só ver um pouco de TV que se lembrava de sua Aspiração.

Atento á novos acontecimentos, a cidade estava calma, foi quando pegou no sono do balanço da rede...Acordou assustado pensando ter visto um novo conto, mas o conto não aconteceu, era apenas um sonho, então resolveu também relatar qualquer sonho, já que a cidade andava calma demais.

Já animado e feliz com a nova possibilidade de mesmo que esquecesse oque via, não esquecia oque sonhava, e então se pôs a escrever oque sonhara quando a porta bateu ...

Se levantou e foi atender, era Buiú, menino que entregava os cigarros do Velho á mando de Bezerra.

- ô meu filho, entre entre, pode colocar ali junto ao resto das " paia velha " - disse rindo.

- È pra já Senhor, quer que deixe alguma carga nova pronta ? - perguntou atencioso.

- Não não, manda pra cá mais um cigarrinho que eu preciso ver umas coisas ...

E então Buiú foi embora, com alguma gorjeta claro, afinal a mercadoria o Velho não pagava, ainda mais depois do vexame de Bezerra e de todos da cidade saberem de seu unico vicio ou costume como faziaa questão de chamar.

Ao acender mais um cigarro, O Velho esqueceu-se de onde havia colocado seu caderno, e então depois de horas á procurar, resolver desistir, pegou uma nova folha e foi reescrever, quando se deparou que não lembrava mais do sonho.

Se pôs á dormir novamente para ter novas histórias, ao despertar com uma gritaria, olhou para o lado e viu mais uma confusão na praça, era Buiú e Bezerra, alguma discussão devido o tráfico que faziam juntos, o Delivery e a Fonte respectivamente.

O Velho já confuso com oque sonhara somado com oque via, se irritou e percebeu que iria acabar esquecendo dos dois contos, quando se esqueceu mesmo...

Apenas irritado e sem saber mais a verdadeira razão, o Velho gritou para os dois que acabasse de uma vez por todas com a briga, logo Buiú sacou um canivete e apunhalou Bezerra, que já bêbado, caiu para trás sem dar sinais de vida.

Buiú assustado, logo correu para a casa do Velho e pediu para que não contasse nada, o Velho sem saber oque fazer, prometeu não contar, mas sabia que aquilo era mais que uma simples história, mas só com aquela, já poderia aparecer na TV, contando seu unico conto e nada mais precisaria lembrar-se.

O Velho já feliz tratou-se de despachar Buiú ja prometendo não dizer pra ninguém; mas ainda preocupado, Buiú disse que iria sair da Cidade e o subornou:

- Olha Senhô, você pode até ficar com toda essa carga, mas não conte á ninguem por favor !!!

- Claro, pode trazer tudo, mas só se for tudo.

Inconformado com tanto gosto pela coisa, Buiú curiosamente o perguntou:

- Mas o senhô gosta mesmo da fruta heim - disse gargalhando

- Ah , é gostoso pra relaxar e saber das coisas ...

_ E de que o senhô sabe ? - perguntou novamente Buiú cheio de curiosidade.

- Ah, nem me lembro mais, de uns dias pra cá tenho esquecido quase tudo.

- Sei, sei ... menos do seu maldito vício né Senhô !!!

- Vicio não por favor, Costume, Costume !!!

- Ora, costume fosse se traga-se uma vez em outra um cigarrinho de tabaco ou palha né !!!

- Mas que absurdo, só fumo " paia " meu filho !!! - respondeu o Velho seguro de sí.

- Por isso mesmo, desde quando palha é tráfico, é proibido,é vicioso, nasce em Terra e cresce verdinha, verdinha ?

- Ué, pra mim oque o Bezerra havia combinado de tu trazer-me era " paia " , quer dizer, palha como dizem vocês...

- Oxxxi, mas tu não me faz de bobo Seu Velho - disse Buiú rindo ja correndo para trazer ao Velho a salvação de sua pele...

Encafifado, o Velho já esquecido do porquê de Buiú oferecer-lhe tanta generosidade, só conseguiu lembrar dali por diante, que " Paia " é uma coisa, e Palha é outra, como dizia Bezerra ...

Tolentino
Enviado por Tolentino em 19/12/2006
Reeditado em 29/03/2007
Código do texto: T322215