Abraços-Caixa de Gepeto 2

É COM GRANDE SATISFAÇÃO, COM MUITA SUPIMPA, QUE A CAIXA DE GEPETO...

APRESENTA:

Tema do mês: Abraço

Um abraço vale mais que mil palavras. Pois o abraço serve para todas as ocasiões, seja você feliz ou triste. O abraço é a palavra que você quer ouvir e o carinho que você quer receber.

Eis que chegamos à segunda edição da “Caixa de Gepeto”, que alegria ver que a família “Gepeto”, vem crescendo com o passar das edições.

Nesta segunda edição convidamos vocês a virem com a gente para uma incrível viajem ao universo do abraço. Entre nesta aventura conosco só tome cuidado para não ser perder em meio a tantos abraços.

Amabili Marques

Ewelyn Gomes

Abraços me dizem muito sem ao menos ter de usar palavras, é consolo, gratidão, amor, fraternidade e tantas outras coisas que só podem ser sentidas e não explicadas.

Um carinho gerado por certo tipo de liberdade, a gente não sai a abraçar "toda as pessoas" a todo o momento, embora a vida fosse mais fácil se todos pudessem abraçar e serem abraçados ao menos uma vez por dia sem vergonha e sem medo de ser feliz pois abraçar é uma troca de sentimentos sendo que um deles é a alegria de poder ser abraçado.

Lembro de quando era pequenina que meu papy ia trabalhar e quando ele voltava a noite eu corria para lhe encher de abraços, me pendurava em seu pescoço e só saia quando ele se cansava de segurar sua "pequena giganta pesadinha" no colo. E quando eu brigava com minha irmã mais nova quando pequena que mamy ou minhas irmãs mais velhas nos reconciliavam e nos faziam selar nossas pazes com abraços carinhosos de perdão e desculpas e nós prometíamos nunca mais brigar, descumpríamos a promessa às vezes, mas esse tipo de abraço que tínhamos por mais que se repetisse muitas vezes pelas nossas "más criações de meninice que todo mundo tem um pouco" tinha sempre um gostinho especial de "coisa" boa, "coisa" que faz bem para nós mesmos e para o outro. Quando pequena eu tinha mania de dormir com ursinho de pelúcia, inclusive tenho até hoje um verdinho que foi meu primeiro urso, dormia agarradinha em um abraço tão gostoso que não queria mais solta-lo, eu era a sua "mamãe" e o protegia em meus braços e ele era meu "filhinho" que me queria sempre por perto para cuidar dele. Ano passado quando meu vovô morreu como precisei de abraços de pai, mãe, irmãs, família, amigos e também de minhas cachorrinhas, a Luna me via chorando e ficava desesperada, subia em cima de minha barriga e lá deitava como se me abraçasse, depois saia de lá e procurava meu rosto para lamber minhas lágrimas.

E os abraços de meus amigos, como são bons, para mim amizade sem abraços é a mesma coisa de namoro sem beijo, às vezes à distância até impede que exista esse contato físico, mas mesmo os abraços enviados via postais ou qualquer meio de comunicação são sentidos na alma, como diz um poeta desconhecido "Um amigo é alguém que sabe a canção de seu coração e pode cantá-la quando você tiver esquecido a letra" eu complemento, um abraço é a coreografia exata para a canção de nossos corações tão necessitados de afeto e carinho desde que nascemos pois desde o início de nossas vidas necessitamos dessa demonstração dada apenas a quem a gente gosta, estima, tem um bem querer...Sinta-se abraçado!

______________________________________________________________

Ewelyn Gomes "Kinha": Tímida e extrovertida, séria e pentelha, amiga, sonhadora,adora animais principalmente os cachorrinhos porque são fofinhos, alegre, faladeira tal qual a Emilia do Sítio do Picapau Amarelo, leitora, escritora e opniosa. A "boneca de cachinhos dourados" mora dentro da caixa de brinquedos de Gepeto e por ser curiosa tenta descobrir o que há no mundo além do que ela já conhece em seu mundo e por isso gosta de argumentar, cutucar e aprender coisas novas.

João Michels

É incrível como algo tão simples quanto o envolvimento de dois braços pode mudar uma vida, um dia, um humor. O abraço nada mais é que isso, o envolver o outro com seus dois braços. É incrível.

Abraçar é sinônimo de carinho, de cuidado, de afeto de amor. Claro que existem os abraços falsos e frios, aqueles em que as pessoas simplesmente fingem se tocar, mas não se envolvem não se entrelaçam. Esses gestos, creio eu não podem ser considerados abraços, pois um abraço verdadeiro é caloroso, apertado, aconchegante.

É tão bom abraçar. É tão bom ser abraçado. Sentir que existem ali dois braços pra te ampararem, pra te servirem de consolo e de apoio. Não importa se você é homem ou mulher o importante é amar e for amado, e na minha humilde opinião o gesto mais demonstrativo de carinho é o abraço.

Devemos deixar de lado os pré-conceitos que ainda existem na sociedade de hoje. Um homem abraçar outro homem é muitas vezes inaceitável. Recentemente um pai e um filho foram agredidos por alguns retardados homofóbicos porque estavam abraçados e foram confundidos com um casal gay em São Paulo. Onde iremos parar?

Não, não e não. Abracemos livremente todos aqueles que amamos e queremos bem, pois quando você não tiver mais a oportunidade para fazê-lo, sentirá falta. Digo por experiência própria.

Tenho muitos amigos queridos, queridíssimos mesmo que moram em Goiás, a mais de 4000 km de onde eu resido, e meu Deus, como sinto falta deles, como gostaria de podê-los abraçar fortemente mais uma vez.

O ABRAÇO É UMA TERAPIA. É um gesto de amor. E confesso que estou fraco neste gesto, pois abraço muito pouco e se abraço, muitas vezes abraço friamente. Confesso também que isso é até um pouco de receio e pré-conceito. As vezes sinto vontade de abraçar um amigo ou outro, porém me pego a pensar: “O que será que ele/ela vai pensar?”. As vezes também é a pessoa a ser abraçada que não nos dá abertura. Enfim, creio eu, as pessoas devem se abrir ao abraço. Abrir os braços para abraçar e receber este divino remédio.

Com a foto que a Amábili me mandou eu comecei a refletir melhor sobre essas barreiras que nos impedem de abraçar. Ali, entre ela e a Rafa estava uma grade. E entre nós? O que há? O que nos impede de abraçar mais?

Pensemos sobre isso, pois amigos também dizem eu te amo e tem direito de expressar esse amor, pois para merecermos o Reino dos Céus, um reino de paz e amor, temos que ser como crianças e estas, adoram um abraço.

_____________________________________________________________________________

Professor, Filósofo, escritor e leitor. Amante da vida e das artes, creio que sou aquela pessoa curiosa que busca sempre a razão das coisas e a compreensão do mundo que mistura. Uma fusão meio maluca, uma coisa inexistente, um meio cético meio religioso!

Ramires Karamázov

ENCONTRO DE SOLIDÃO

Dedico ao desocupado e curioso leitor

O nosso corpo precisa não só de coisas para comer, precisa de mais. Quem nos diz isso são os textos sagrados que afirmam: "não só de pão o homem viverá". O pão é pouco, ele precisa também de alegrias e carinhos. Ele transborda as águas que vão subindo, e elas saem dele, como um deserto seco que vira oásis regado. É assim: "neste corpo tão pequeno, tão efêmero, vive um universo inteiro" (Rubem Alves).

O corpo não é só fonte que transborda: é colo que acolhe. A mão que segura a outra, o ouvido que ouve o lamento, em silêncio, sem nada dizer... O corpo transborda e fertiliza o mundo e o mundo se transforma... Tão simples, tão belo.

O corpo fala uma linguagem que desconhecemos e uma delas é o abraço. Há abraços deliciosos que são verdadeiras delicias dos céus. Esses abraços preenchem os espaços dos nossos corações, aqueles espaços em que Deus não pode preenchê-los. Um desses espaços é a saudade. "A saudade é flor que só floresce na ausência. É nela que se dizem as orações suplicando dos deuses a graça da repetição da beleza. E é só para que isso que existem os deuses: para garantir o retorno do belo" (Rubem Alves).

Quando acontece o reencontro, experimentamos a felicidade perdida. Nosso corpo se modifica e sentimos coisas que nunca tínhamos sentido antes, é como se os nossos sentimentos que estavam dormindo despertassem do sono em que estavam. Creio, que no abraço nós expressemos a nossa interioridade, a nossa intimidade. O abraço revela quem somos, ele nos desnuda, mostra o nosso coração para o outro. É como se disséssemos: "como meu coração pode ser seu, sem deixar de ser meu"? Através dele os dois corações abrem seus portões e voam um em direção ao outro.

Com o abraço faço a experiência mais primordial da vida humana: entro em contato com o misterioso e fascinante mundo da outra pessoa. O abraço faz com que ela passe a morar dentro de mim, pois "tu te tornar eternamente responsável por aquilo que cativas", dizia a raposa para o principezinho. Assim, cada abraço é uma comunicação de duas solidões!

______________________________________________________________________

É poeta, bufão, palhaço, encantador de palavras e pregador de pensamentos vagabundos. Mora na caixa de brinquedos da Oficina de Gepeto, onde ele consegue fazer sua experiência mais fundamental: ver e aprender a realidade que a razão séria não atinge. Além disso, o riso e cômico tornam-se os meios em que ele pode fazer brilhar o infinito da existência, que foi banido pela ratio como marginal e ridículo.

Flis

Sobre o Abraço

Eu me vi diante daquilo que era o inicio do que imaginava. Confesso que na hora achei uma coisa meio sem graça, de pessoas carentes. Mas na conversa com alguns amigos (nada de algo filosófico, mas de coisas bobas da vida) achei interessante a idéia. E naquela noite conheci uma música que na hora me fez lembrar de uma amiga-professora.

E eu ali com aquelas pessoas que tinha conhecido naquela mesma noite, peguei o violão e ligamos a eb cam. Cantamos (até eu que não sabia a abençoada música) até cansarmos. Parecia que eu estava naqueles círculos dos poetas medievais (mas sem o vinho, mas com guaraná).

Depois de um tempo voltei para minha casa, com muitas idéias na cabeça, sim muitas! E lógico eu não poderia guardar essas coisas comigo, tinha que compartilhar com alguém. Recordo das experiências das primeiras comunidades que estavam com medo de divulgar a mensagem do Evangelho, mas a loucura de querer morrer era maior.

De fato, quando eu estou entusiasmado com algo que considero bobo, eu vou até o fim, não desisto facilmente. E eu ficava naquela expectativa de fazer essa experiência. Nem imaginava o que daria, poderia apanhar, sofrer, alegrar, sonhar. Sei lá... vinham coisas e mais coisas na cabeça.

E cadê a bendita coragem de fazer aquela aventura. O fiasco era uma coisa certa. Nossa, como fazer para superar essa limitação chamada vergonha. Mas a vontade de superação de si mesmo também era algo instigante. Algo inovador estava acontecendo comigo.

Estava programado para tarde a nossa saída. De manhã meu coração já não estava mais agüentando. Confesso que não estava mais com vontade de ir (em momentos cruciais da nossa vida não podemos desanimar do que prometemos) para o passeio. Mas enfim, quem mandou colocar o fogo, agora que assuma as conseqüências!

Lá estávamos – eu e mais dois loucos – chegamos ao local indicado. Todos nos observavam. Lógico como não iriam olhar para alguns palhaços. E começou a nossa festa ali na praça pública de Santo André. Um sábado – vésperas do dia das mães – começamos a caminhar, correr, cantar, pular, imitar...

Chegou a hora. Pai se possível livra-me desse momento, mas faça-se a sua vontade. Abri minha mochila e então retirei aquela placa: ABRAÇO GRÁTIS!

Na hora ninguém veio, ou melhor, acho que eles estavam com mais medo do que eu. Mas aos poucos muitas pessoas vinham e me abraçavam, alguns agarravam e não soltavam mais, outros vinha tirar fotos, mas uma pessoa veio e me disse: “Que bonito isso, existem pessoas que realmente precisam de abraço. Parabéns pela iniciativa”.

Pronto, depois disso, não teve mais retorno. Comecei a andar pelas ruas, lojas, semáforo, ponto de ônibus, tudo que era bar; onde estavam duas ou mais três pessoas reunidas eu estava abraçando. Uma experiência marcante que nunca irei esquecer.

Por fim, vi um irmão de rua e sem medo corri até ele e dei um abraço. Talvez como Francisco que venceu a si mesmo e beijou o leproso, eu sai do meu mundo e fui dar abraço aos outros desconhecidos.

Talvez eu não tenha mudado o mundo, nem o modo de encarar a vida das pessoas, mas naquela tarde – com o meu corpo – pude levar um pouco de alegria para as pessoas. Um simples abraço é motivo de alegria para muitos. Abraçar é um gesto de carinho e de loucura. Existem pessoas que só querem uma manifestação de que é possível fazer um mundo melhor, o medo não pode nos paralisar de levar a alegria ao mundo, seja com abraço, música, poesia, dança...Invente seu jeito de abraçar, seu jeito de fazer o mundo mais lindo.

Para terminar: se quiser um abraço, eu te dou!!! (mas vem buscar antes que eu comece a cobrar)

** Doador de abraços esmagantes, não importando quem é, mas cuidado, seus ossos podem machucar. Também aceito abraços!

______________________________________________________________________

Andarilho do mundo. Nasceu no Pará, sangue de mineiro, coração paulista e amor de cearense. Uma mistura das regiões do Brasil que o leva a acreditar que é um irmão universal.

Mahh Sanders

Começo meu texto de hoje, falando do “abraço incompleto”, mas o que seria um abraço incompleto? Há muitos anos luz, eu freqüentava um grupo de jovens da igreja, e a hora mais esperada por mim, era a hora do abraço, eu amo abraços, é tão bom abraçar e ser abraçado? Para mim é um gesto que diz simplesmente, eu te quero bem e aceito o seu querer também, e por isto que recebo seu abraço e te abraço, mas não era bem assim, boa parte das pessoas parece ter medo de perder a alma ao abraçar alguém, é como se tivesse uma tábua de passar roupa no meio da gente, barreiras que nós mesmos colocamos? Eu gosto e dou abraços ( Vem cá minha nega), fortes e intermináveis .

Apenas me abrace e não diga nada. Um abraço diz muito, mas diz o que? Eu te amo? Fica comigo? Não vá embora? Eu vou sempre estar com você? Perdoe-me?

Nossa vida é dividida por ciclos, fases, etapas, e como essas etapas começam? O inicio de tudo foi quando eu nasci, ( bebezinho lindo, careca de olhos verdes), todo mundo me abraçava, tá ai, tudo começou com abraços, bem provável que quando eu bater as botas, vá muita gente me dar “o ultimo abraço”, e é sempre assim, últimos abraços, como dói, não sabemos o que dizer, é como se tudo que a gente disse se, fosse pequeno demais pra tentar acalmar aquela dor interna que nos rasga por dentro.O abraço tem um linguagem própria que só ele já diz tudo, ele nos passa tudo que precisamos no momento, e tem o dom de nos calar, falar pra que? Falar o que?Abraço aquece nosso coração, damos boas vindas ao ano que chega abraçando uns aos outros.É uma forma de dividir, partilhar nossas alegrias, nossas tristezas, nosso tudo se resume dentro de um abraço. Muitas vezes algumas palavras são meias-verdades, outras... completamente verdadeiras, já o abraço, não existe “meios” verdadeiros, ou é ou não é.Nunca paramos para pensar na importancia de um abraço, que importancia tem um abraço para voce?Eu sempre me faço essa pergunta.

Tem uma musica que que diz:

Coisas fáceis, fazer um agrado

Coisas fáceis, abrir um sorriso

Coisas fáceis, estender os braços

Coisas fáceis, agir com juízo......

Um abraço, um sorriso, um aceno

Coisas fáceis

Gestos tão pequenos

Coisas fáceis

É tão fácil dar um abraço e tem tanta gente que precisa, mais ficamos até sem jeito de pedir, tente sempre que você puder dar um abraço enorme, apertado e super gostoso nas pessoas que você ama, além de ajudá-las, o abraço também vai ser retribuído e todo mundo saí ganhando =).

Então permaneço por aqui, do outro lado do céu abraçando a todos.

Mahh Sanders

_____________________________________________________________________

Uma menina de BREVE explicação. Sabe conquistar as pessoas com sua vida. Viaja em suas próprias idéias e não recusa um bom vinho para filosofar sobre o mundo. O anjo loiro de Florianópolis.