MENTIRAS À PARTE SALVOU-SE UM POR-DO-SOL

(o exercício para o conto de hoje é “um homem sente que o pneu do seu carro está furado, ele encontrando com alguém para... (descrever um lugar onde o evento acontece) e se surpreende com um belíssimo pôr-do-sol).

USAR O DISCURSO DIRETO

(os diálogos são incorporados ao texto)

Quase todos os meses eu vou à Florianópolis, pois minhas raízes, minhas referências, meus filhos, os netos e a maioria dos parentes moram naquela cidade. Algumas vezes eu vou só, noutras raríssimas levo minha companheira e as netas que moram conosco. Agora que a família aumentou com a chegada de Juliet, a Sônia evita de viajar pois não tem com quem deixar a filha canina.

Faz alguns meses, ainda era uma tarde de verão e eu voltava de Florianópolis, BR-101 descida do morro saindo de Tubarão em direção à Criciúma, senti o carro puxar para um dos lados, resolvi parar pois tinha a impressão de que um pneu estava furado. Saímos e olhamos, mas o mais incrível e importante do que qualquer imprevisto foi o pôr-do-sol que acontecia, sem que nos déssemos conta, se não tivéssemos parado por causa do pneu.

E aquele cheiro de relva molhada, horizonte limpo e nítido como acontece só depois de uma chuva de verão foi acrescido de um arco-íris do outro lado.

Olhe só que beleza. Está tão incrível este pôr-do-sol que merece ser eternizado numa foto, o que fiz, pegando o celular e fotografando. É, mas o pôr-do-sol do Guaíba é o mais lindo do mundo. Retrucou ela, querendo me provocar com o “bairrismo” gaúcho de que tudo no Rio Grande do Sul é melhor. Mas eu só queria aproveitar aquele momento, aquela paisagem que às vezes me dá uma saudade e que me faz arrumar desculpas só pra sentir o cheiro da minha terra. Parece mentira, mas a maresia da minha terra é mais gostosa! Além do mais eu não queria criar uma discussão, por isto nem puxei o assunto sobre as nossas praias, para não “humilhar” a “pobrecita”...

E para aproveitar melhor a paisagem colocamos o carro num lugar mais aconchegante da estrada e sem mais discussão ficamos ali apreciando a paisagem e namorando dentro do carro.

______________________________

09.09.11

MÁRIO FEIJÓ
Enviado por MÁRIO FEIJÓ em 09/09/2011
Código do texto: T3210348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.