garfield%252Bestressado.jpg

COMO AMANSAR ALGUÉM...

Uma jovem trabalhava numa empresa e sofria nas mãos de chefe truculento, verdadeiro troglodita que tornava um inferno a vida da moça. Ela fazia um memorando, o indivíduo mal-humorado, riscava, inventava, mudava a redação só pelo prazer de vê-la fazendo de novo.
Se ela chegava um minuto atrasada, o sujeito reclamava, faltava com o respeito dizendo os mais cabeludos palavrões. Até quando carregava na maquiagem ou punha uma roupa diferente o indivíduo comentava com desdém, fazendo péssimo juízo da jovem. Era todo dia, sempre aquela perturbação do tal chefe.
Aguentava quieta por que precisava do emprego. Assim se passaram dez anos. Estava ficando cada vez mais difícil permanecer no emprego.
Certo dia, quase no final do expediente, foi a gota d’água. O brutamontes disse-lhe poucas e boas, deixando-a lívida de raiva. Ela apanhou sua bolsa, saiu à rua, começou a andar meio sem rumo, quando viu estava defronte a um shopping center, e resolveu entrar. Deu de cara com cartaz anunciando palestra ali, que seria realizada por uma psicóloga, especialista em Relações Humanas e uma série de outras áreas.
Ela pensou: “Vou entrar, quem sabe me acalmo”.
Entrou, assistiu à conferência, e pensava o tempo todo: “Amanhã perco o emprego, mas vou descarregar toda minha raiva naquele sujeito; vou dizer tudo que está contido durante tanto tempo, ele verá...”
Quando estava saindo, a psicóloga que cumprimentava algumas pessoas, olhou à jovem que apresentava um semblante carregado, e indagou se ela não havia gostado da palestra. A moça disse estar preocupada com um assunto no trabalho e agradeceu a atenção, entretanto, a conferencista convidou-a para tomarem um cafezinho. Aceitou o convite, e a especialista percebendo algo, deixou-a bem à vontade e estimulou-a para narrar o que ocorria.
Ela desabafou, contou toda sua triste epopeia no emprego. No final ela disse:
- Amanhã é o dia, perco o emprego, porém, quero gritar na cara do sujeito o quanto o detesto!
A psicóloga lhe disse:
- Ora, não é necessário perder o emprego, vou lhe ensinar uma técnica: Faça algo que o irrite e quando ele estiver falando, não diga nada, e só olhe para a veia jugular dele. Fique com os olhos bem fixos ali. Deixe-o falar à vontade. Na certa vai perguntar o que você está olhando. Quando ele fizer isso, diga assim: Pois é, eu tive um tio que, ao se irritar e se exaltar, essa veia inchava tanto, mas tanto, assim como está acontecendo com a tua, até que um dia ela explodiu e ele morreu...
- Diga isso e veja o resultado... A jovem perguntou:
- Será que funciona? A psicóloga respondeu:
- Tente e veremos...
No dia seguinte, fez questão de chegar cinco minutos atrasados, e o chefe chamou-a à sua mesa e passou a despejar os impropérios contra ela que, permaneceu imperturbável, só olhando para o pescoço dele. Depois de falar, o sujeito indagou o que ela estava olhando...
Ela se sentiu exultar, levantou-se, calmamente, olhou-o nos olhos e disse:
- Eu tive um tio que toda vez que se encolerizava, a veia do pescoço inchava imensamente, assim como acontece com a tua, e, de tanto repetir, um dia ela estourou e ele morreu...
O chefe meio que tonteou, apalpou o pescoço, ela continuou:
- Vá ao banheiro, fique com raiva de mim, fale como você faz comigo e olhe no espelho...
Ele ficou meio ressabiado, mas na próxima vez que foi se irritar com ela viu-a parada na sua frente olhando para sua veia jugular...
Ela repetiu isso só duas vezes, o sujeito mudou. Passou a falar calmo, sem gritaria, sem palavrões, e, às vezes, quando ele esquecia e começava a se exaltar, ela olhava para o pescoço dele, o sujeito se amansava...
Então, sua vida no trabalho melhorou...
Se você que me lê, tem um chefe ou uma chefa, alguém que deseja acalmar, experimente essa técnica. Não custa tentar...
PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 26/08/2011
Reeditado em 26/11/2014
Código do texto: T3183398
Classificação de conteúdo: seguro