CURIOSIDADES NORDESTINAS. A MACAXEIRA

Chagaspires.

Um dos pratos preferidos pelos nordestinos, a macaxeira, conhecida também como aipim é uma delícia quando comida com o charque, espécie de carne seca, muito conhecida aqui no Nordeste.

Tem sido a sobrevivência de muitas pessoas que moram no interior.

As roças de macaxeira são avistadas em toda extensão do território nordestino.

Uma cultura indígena que logo foi absorvida pelo explorador português, pelo preto, pelo mestiço, ou seja, por toda etnia do povo brasileiro; a macaxeira atinge hoje todas as classes.

Cozinhada, frita,gratinada, quiche, escondidinho, bolo e também no bobó.

Feita de várias maneiras a macaxeira entrou para a cozinha brasileira como um prato sofisticado, e muito procurado.

Os turistas adoram as várias apresentações de tão gostosa culinária, sem falar que ela é uma excelente fonte de carboidratos.

O que me fez recordar da tão conhecida raiz, foi à forma como o vendedor de macaxeira passa anunciando seu produto na rua onde moro, aqui no bairro de Ponto de Parada, em Recife.

Ele utiliza uma cantilena bem peculiar para anunciar seu produto e passa expondo sua mercadoria em um carro de mão coberto com parte da maniva e das folhas por cima da macaxeira para protegê-las dos raios solares.

Ele canta da seguinte forma:” Macaxeeeira... Cheiroooou! Macaxeeeira..., quem não come cheira!”.

Me fez voltar ao tempo da infância onde os mascates passavam pelas ruas apregoando suas mercadorias e o vendedor de macaxeira assim cantava: “Macaxeeeira! É rosa e Bahia, cozinha na água fria Dona Maria”.

Quase sempre a minha mãe comprava um kilo ou dois para comermos no jantar.

Ainda hoje nos bairros do Recife podemos encontrar vendedores ambulantes cantando uma antiga cantiga para vender seus produtos.

O vendedor de macaxeira é um deles.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 11/08/2011
Código do texto: T3154356
Classificação de conteúdo: seguro