Enquanto a festa não começa.
- Não! Você fez tudo errado, Lalinha! Eu te disse que os balões deviam ser dourados! Por acaso rosa é cor de velha? Isso aqui está parecendo decoração de uma porra de festa de debutante!
- Desculpe, senhora. É porque só tinha...
- Sem mais palavras. Volte a fazer essa porcaria que você chama de trabalho, já é tarde para mandar limpar essa cagada. Será pedir muito querer uma serviçal que atenda o meu gosto? Só não te demito pois está difícil encontrar mão de obra.
"É porque ninguém te suporta, sua escrota", pensou Lalinha enquanto arrumava os copos.
Gertrudes mancava de um lado para o outro naquele sábado enquanto supervisionava os preparativos de sua festa de aniversário. Ela não gostava desse tipo de evento, mas 70 anos não era para qualquer um e necessitava comemorar. Queria mostrar para todos que ainda estava viva e lucida, dizer que iria demorar para se verem livres dela.
- Dona Gertrudes, a senhora quer que eu coloque aqueles seus discos do Nelson Gonçalves para tocar na festa?
- Que Nelson, Lalinha! Só se for pra tocar no seu funeral. Vai lá no sótão e pega os meus discos do ABBA, da Olivia Newton-John e o das Frenéticas. Quero animação! E ai de você se esquecer de colocar Dancing Queen antes do Parabéns, a demissão por justa causa será garantida!
Gertrudes sabia que não era uma pessoa muito querida e que ninguém aguentava por muito tempo o seu humor agressivo e cheio de ironias. Assim que o seu único filho se tornou maior de idade, ele fez questão de ir fazer um intercâmbio em Londres e de lá só voltou em raras ocasiões para o Brasil. Um ingrato na opinião da mãe.
- Lalinha, você se lembrou de enviar o convite para a Joana e o Ademar? Não quero que pensem que eu exclui a parte pobre da família, longe de mim! Aqui tem bastante comida e gosto de ajudar os esfomeados, provavelmente será a melhor refeição que eles comeram desde o último jantar aqui em casa.
- Sim, senhora. Eu entreguei o convite para a menina deles, Lola, se não me engano é esse o nome dela.
- Menina? Aquilo lá é uma cavalona! Já passou dos 30 e ainda não arranjou marido, mora com os pais. Vai por mim, Lalinha, aquilo lá é sapatona!
A empregada gostou da ideia, mas aquilo não era o caso. Gertrudes já tinha se casado cinco vezes, cada relacionamento terminou da maneira mais dramática possível. O último acabou quando ela descobriu que o marido gostava de fazer certas brincadeiras incomuns com a filha de 16 anos da antiga empregada. O bom é que Gertrudes conseguiu um ótimo acordo financeiro em troca do seu silêncio, uma notícia desse tipo seria uma bomba para a imprensa.
- E aquela chata da Carmen, confirmou a presença?
- Sim, ela, o marido e as meninas - disse Lalinha enquanto verificava os aperitivos.
- Essa vaca é uma puxa-saco de mão cheia. Aposto que ela e aquele verme gordo do marido dela estão torcendo para que eu me engasgue com um salgadinho no meio da festa. Coitados, pensam que eu vou deixar alguma herança para eles. E quando a Carmen vai parar de me visitar? Cada semana está mais constante, já não aguento mais! Não tem mais assunto para conversar.
Aos olhos de uma pessoa normal, Lalinha tinha conseguido fazer um ótimo trabalho organizando aquela festa. A casa estava toda decorada com balões, havia diversos tipos de doces e salgados, e o bolo era um espetáculo. Gertrudes encontrou defeito na maioria das coisas, porém ela reconhecia que aquilo era o suficiente para impressionar os visitantes.
Faltavam poucas horas para o início da festa. A aniversariante decidiu que já devia se arrumar, ela estaria deslumbrante. Disse para si mesmo que jamais conseguiria se tornar linda para aquela noite, para isso ela precisaria rejuvenescer no mínimo 40 anos. Apesar de sua casca não ser mais tão agradável quanto antes, ela mantinha dentro dela algo desde a juventude: sua bravura. Gertrudes era uma mulher que conseguia tirar da solidão a sua força para viver. Podiam tentar derrubá-la, mas ela sempre retornava mais forte e rindo da cara dos outros.
- Anda logo, Lalinha! Está dormindo? Vem me ajudar a subir essa escada, tenho que me preparar pois daqui a pouco os abutres chegarão aqui. E se eles pensam que encontrarão carniça estão muito enganados.
E cuidadosamente a empregada levou a aniversariante para se arrumar.