* MEU PAI TRAMBIQUEIRO*

MEU PAI ,ERA UM GRANDE BOÊMIO, DESPREOCUPADO COM A VIDA, VIVIA A VIDA ENTRE OS AMIGOS DA RODA DE SAMBA, OS BOTECOS E AS MERETRIZES.. COISA QUE FEZ MINHA MÃE ENTRAR COM O PÉ , E ELE COM A BUNDA!!

MAS MEU PAI TINHA TAMBÉM SUAS QUALIDADES, ME ENSINOU A LER, E GOSTAR DOS LIVROS, E TAMBÉM A ESCOVAR OS DENTES, E DAR VALOR A ELES, ME ENSINOU AOS CINCO ANOS TODOS OS SAMBAS, E TODAS AS MALANDRAGENS DA VIDA.

ERA UM HOMEM AUTO-DIDATA, MUITO INTELIGENTE, GANHAVA DINHEIRO SEM TRABALHAR, E VIVIA BEM, FAZENDO SEUS ROLOS POR AE. NUNCA ANDOU A PÉ, SEMPRE COM CARROS DO ANO.. E SEMPRE EM BUSCA DE ALGUM RABO DE SAIA..

MAS UMA VEZ, LEMBRO-ME EU DE UMA DIFICULDADE FINANCEIRA QUE ELE PASSOU, E ELE FEZ O IMPOSSIVEL NAQUELES DIAS..

TINHA UM MATO MUITO FECHADO PERTO DE UM LUGAR NA ESTRADA, COM MUITAS PÃINAS, UM TIPO DE VEGETAÇÃO QUE CRECISA GRATUITAMENTE NO CAMPO..ENTÃO PASSANDO POR LÁ, ELE TEVE UMA GRANDE IDÉIA!!

APANHOU UM FECHO DELAS, E LEVOU PRA CASA, COMPROU VÁRIAS CORES DE ANELINA, AZUIS, VERMELHAS, VERDES, E ROSAS, QUE ERAM MINHAS PREFERIDAS.. E FEZ UM GRANDE TONEL DE ÁGUA COLORIDA E TINGIA AS PÃINAS, UMA DE CADA COR.

E ENTÃO.. PEGOU-AS, POIS NO CARRO E LÁ SE FOI NA MAIOR CARA DE PAU, PARA UMA FEIRA BEM NO CENTRO DA CIDADE, VESTIDO COM UM TRAJE AFRICANO, HERDADO DO MEU AVÔ, FALANDO ENRROLADO, SE PASSANDO POR UM AFRICANO PURO!!

DIZIA QUE AS PÃINAS TINHAM VINDO DA ÁFRICA, E TODOS FICAVAM ENLOUQUECIDOS COM ISSO, E COMPRARAM TUDO, AFINAL TINHA FICADO UM LINDO OBJETO DE DECORAÇÃO.

E LÁ SE FOI ELE, COM MUITO DINHEIRO PRA CASA, E NO OUTRO DIA FEZ MAIS UM MONTE E VENDEU, VENDO ELE QUE SEU NEGÓCIO CRESCIA, RESOLVEU IMPLANTAR VASOS NA VENDA, POIS QUEM COMPRAVA AS PÃINAS, TAMBÉM LEVAVA OS VASOS QUE SERIAM COLOCADAS DENTRO.

MAS ONDE ENCONTRAR VASOS BONITOS??

PASMEM..... ELE OS ENCONTRAVA NO CEMITÉRIO!!( hoje em dia dá cadeia roubar no cemitério) ROUBAVA OS VASOS, E OS REFORMAVA, PINTANDO-OS, DEIXANDO COMO NOVOS; (rsrsr) E VENDIA TUDO, DIZENDO QUE TINHAM VINDO DO CONGO..OS RICOS COMPRAVAM TUDO, DIZIAM QUE ERA ARTE IMPORTADA!!

MEU PAI ERA NA VERDADE UM TREMENDO CAOZEIRO, MAS NUNCA DEIXOU A GENTE PASSAR NESCESSIDADE ENQUANTO CASADO COM MINHA MÃE.

ELE ERA UM HOMEM MUITO BONITO, MUITO BEM VESTIDO, MUITO ELEGANTE, PARECIA ARTISTA DE FILME ANTIGO, E AS MULHERES FICAVAM LOUCAS POR ELE, E ISSO TAMBÉM O AJUDOU MUITO A VENDER OS *PRODUTOS IMPORTADOS * QUE ELE DIZIA SEREM ORIUNDOS DA MÃE ÁFRICA.

MAS... O INVERNO CHEGOU, AS PÃINAS MORRERAM TODAS PELA GEADA, E ELE JÁ COM UM PÉ DE MEIA FEITO, PARTIU PRA OUTRO NEGÓCIO.. FOI VENDER ÁGUA BENTA VINDA DO VATICANO...( hahahah)

E VENDIA MUITO BEM, AS CAROLAS FICAVAM TRANSLOUCADAS POR UMA AGUINHA BENTA DO VATICANO, SE BEM QUE ELE TIRAVA DO NOSSO POÇO MESMO!! MAS ISTO EU CONTO PRA VOCÊS OUTRO DIA...

ENFIM... MEU PAI, GRANDE MALANDRO, MULHERENGO, BOÊMIO E MACUMBEIRO, SEMPRE DAVA UM JEITO DE SE DAR BEM NAS ADVERSIDADES!

ISTO AE, EU CONTO AOS MEUS FILHOS, QUE DEUS ME LIVRE NÃO PUXEM AO AVÔ QUE MUITO BOM EXEMPLO NÃO ERA.

MAS.. DE UMA FORMA OU DE OUTRA, DO JEITO LÁ DELE, SE VIRAVA COMO PODIA.. NÃO IMPORTANDO SE ERA LÍCITO OU NÃO..

O QUE IMPORTAVA PRA ELE, ERA ESTAR BEM... NA VERDADE MEU PAI SEMPRE FOI UM BOM VIVÃ!!

E COMO A GENTE NÃO PODE ESCOLHER DE QUEM É FILHO,

SEMPRE FOI E SERÁ MEU PAI!!

( por paula)

PEROLA XAVIER
Enviado por PEROLA XAVIER em 21/07/2011
Reeditado em 08/08/2011
Código do texto: T3108571
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.