A volta dos que não foram: o retorno da ética!

Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Hoje, tomamos consciência de que não é possível viver sem ética. Como viver sem caráter? Ético é aquele que vive a liberdade com responsabilidade. Giles Lipovetsky afirmou: " O século XXI será ético ou não existirá". Precisamos novamente estar abertos aos valores de antigamente e cultivá-los em nossa vida pessoal, em nossa família, na comunidade e mesmo no cuidado da natureza. Precisamos de ética até na religião, ligando fé e vida coerente, sem ser objeto dos aproveitadores da fé. Sem ética, perdemos o rumo da vida; é como um barco furado que logo afunda e não chega a lugar algum. Ética é saber discernir e examinar tudo para ficar com o que é bom. Ética é não confundir liberdade com libertinagem...

Acinom
Enviado por Acinom em 09/07/2011
Reeditado em 09/07/2011
Código do texto: T3085654
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.