Boa Aula.
Na vida, toda experiência é proveitosa. Mesmo quando tudo vai mal, quando as coisas não funcionam do jeito que você gostaria, quando você chora durante a noite com vergonha de que os outros vejam a sua dor. Mesmo quando um sorriso dura só 5 falsos minutos de euforia e depois se esconde em largas camadas de auto piedade, mesmo quando você mesmo sabota suas chances de ser feliz por pensar que é o correto, que é assim que tem que ser. Mesmo quando você chega a pensar que o momento é insuportável, que a dor não vai embora, que os acontecimentos nunca vão cair no esquecimento ou num mero estágio de dormência. Quando todos parecem estar à quilômetros de distância, quando as mãos, por mais que se estiquem, só tocam o vazio. Quando aquele seu grande amor te deixa acordar na cama vazia com bilhetes de adeus depois de uma noite perfeita, e você chora, chora como uma criança abandonada, como uma rosa que sente os seus próprios espinhos perfurando a alma. Até mesmo as alegrias são proveitosas. Quando no meio de milhares de pessoas você reconhece uma alma gêmea, quando vivem histórias de amor derivadas de filmes e clássicos cinematográficos e a vida parece perfeita. Quando o sorriso dura um dia inteiro e os pensamentos funcionam em ondas coloridadas cheias de perfumes incríveis, quando tudo que se quer, se tem. É proveitoso quando, após um dia cheio de confusões no trabalho você pode chegar em casa e ver aquela pessoa especial sentada no seu degrau te esperando pra jantar e te ouvir falar da sua vida, mesmo achando tudo muito chato às vezes, mesmo não concordando sempre com você, ao menos é alguém pra se compartilhar alguma coisa. Solidão também é proveitosa, desde que seja saudável. Numa tarde fria de inverno se jogar embaixo das cobertas tendo como companhia aquele café feito na hora, um bom vinil e um bom livro, e se sentir a vontade consigo mesma, contrariando Tom Jobim que cantava por aí "É impossível ser feliz sozinho...", é nada. Nada na vida é impossível, tudo está sempre ao alcançe das mãos, as vezes você só precisa de certos apoios, cadeiras, escadas ou pulos, mas você consegue tudo que realmente desejar. O segredo da alegria e da evolução num caminho à maturidade é tirar uma lição de tudo que te acontece, seja bom ou ruim, tudo acontece por um motivo, mesmo que na hora doa tanto que se perca a consciência. Respire fundo. Quando as coisas não vão bem, respire fundo, isso diminui o nervosismo e a auto piedade e clareia um pouco a mente turva. Quando as coisas vão muito bem, respire fundo também, as vezes a felicidade extrema chega a confundir os sentidos e deixamos coisas e pessoas muito importantes de lado por uma mera sentimentalidade.
Amores, cores, perfumes, dores e sabores... a vida é um prato cheio pra quem tem fome de sensações e sentimentos como eu, basta apenas aprender as lições que são escritas no quadro negro logo adiante.