Culpa?
Ela se pergunta porque as pessoas estranham essa repentina reclusão social em que ela está. Um pouco de sossego é pedir demais?
Apenas anda percebendo que muita gente nesse mundo anda imersa em coisas fúteis, com preocupações mesquinhas e vontades frívolas enquanto ela pensa no futuro, ela quer cultura, conhecimento, sossego e planejamento. Ela quer viver de um modo mais correto e seguro do que beber, dançar e foder todas as noites. Alguém pode culpá-la por isso?
Todos saíram essa noite, menos ela. Internou-se no quarto e ligou a TV, acompanhou o jornal e viu como o mundo é cheio de desgraça, como é preciso ter conhecimento e inteligência pra saber lidar com o futuro fodido que temos pela frente. Leu um pouco de Caio F., Clarice Lispector, Descartes, Leminski, Nietzsche e Schopenhauer. Sempre teve esse gosto peculiar e gostoso pra leitura. O que ela quer é ter cultura, é o padrão que ela mais valoriza em alguém. Cultura só tem quem é inteligente, não é todo mundo que consegue ir à um museu no fim da tarde e admirar uma tela do Miró, ou conversar sobre a vida transtornada de Van Gogh e Frida Kahlo. Gostos peculiares, que mostram a personalidade da pessoa e até mesmo o caráter, por assim dizer.
Hitchcock, Tarantino, Tim Burton, Jean-Pierre Jeunet, Sofia Coppola e Kubrick. Formam sua coleção cinematográfica ao lado de diretores desconhecidos porém talentosos, ela ama o cinema francês, a fotografia é fascinante. Em fotografia sempre gostou das coisas abstratas, com olhar artístico. Ela ama a arte, em todas as manifestações possíveis, seja ela plástica, visual, gráfica ou teatral.
Alguém pode culpá-la por se isolar no quarto com todos esses grandes nomes ao som de Beatles enquanto os outros lá fora dançam músicas que não farão história e enchem o corpo de entorpecentes só pra viver uma vida falsa e sem futuro?
É apenas um lado da personalidade que, com a aproximação dos seus 25 anos e da vida adulta, anda tomando conta do seu ser. Chega uma hora na vida que cansa agir como um inconsequente, cansa acompanhar a novela e se alienar vendo um reality show mesquinho na TV. Chega uma hora em que a vida precisa tirar o véu ilusório de que vai ser sempre tudo muito fácil, tudo muito bem. A vida sem máscara é séria, mas não deixa de ser menos 'gostosa' por conta disso, basta um pouco de maturidade e bom gosto para se viver feliz.
E, um conselho pra você que bebeu demais ontem e nem lembra como chegou em casa: A vida não vai esperar você crescer. E alguém pode culpá-la por isso?