Da Leitura e seus prazeres.
Hoje mesmo, pela manhã, me perdi nos corredores da biblioteca. É fascinante.
Já parou pra pensar que cada livro, cada página escrita nos conta uma história? Cada seção, cada autor, assunto, objeto descrito, tema estudado.. é viagem à realidade paralela, uma outra dimensão por assim dizer.
Tenho cá meus escritores favoritos, gosto do mundo para o qual me transportam quando os leio. Caio F., Clarice, Neruda, Martha, Quintana, Lya, Saramago, Bukowski, Pessoa, Shakespeare, Veríssimo, Leminski, Garcia Marques... entre muitos outros. Cada linha que leio, de cada um deles, faz mudanças em mim.
Nos corredores sem fim das bibliotecas da vida, sinto o cheiro dos livros. Cada página, aquele cheiro de livro antigo, papel velho, cores já opacas nas capas duras, letras por vezes desgastadas.. é mundo novo. Vale lembrar das maravilhas digitais, mas isso não chega nem perto da maravilhosa sensação de se ter um livro nas mãos. Sente-se redentor de toda a sabedoria ali contida. Cada livro que se lê, é mais conhecimento que se adquire. É mundo novo que se conhece. Pode-se dizer que é um amigo pra toda vida, está sempre pronto pra te pegar pela mão e te levar pra passear por outros lugares que não o lugar comum aonde você se encontra.
É magia misturada com realidade, nuances de cores claras, algumas mais fortes e vivas. Se a imaginação se soltar e voar longe, podemos ouvir vozes e sentir cheiros incríveis. Tudo isso, em apenas um livro.