O trote

O trote é uma tradição que se consagrou ao longo dos anos entre os alunos universitários, como uma forma de recepcionar os calouros com características que remontam às iniciações nas quais os jovens se habilitavam a se tornarem adultos, contudo essa tradição não se restringe somente ao meio universitário, mas também ao ambiente de trabalho. Um dos casos mais marcantes de trote, eu o presenciei quando trabalhei numa indústria de porte, em regime de turno. O regime de turno caracteriza-se quando um grupo de trabalhadores segue uma jornada de trabalho variável, revezando-se em escalas programadas de oito em oito horas ou de seis em seis horas. Assim, um grupo pode estar trabalhando de zero hora até às oito horas da manhã, durante alguns dias seguidos, sendo rendido por outro grupo que inicia às oito horas e é rendido por um terceiro grupo à meia noite seguinte. Logicamente, enquanto os três grupos trabalham, há um quarto grupo que está de folga e que iniciará seu ciclo de trabalho para que um outro grupo folgue, de forma sucessiva e sequencial.
Essa introdução é importante para que todos percebam a ambientação que se cria num regime de trabalho dessa ordem.
Normalmente o ambiente de trabalho que se forma entre os componentes dos grupos de turno é muito diferente daquele formado nos horários administrativos, isto porque, em turno cria-se o espírito de equipe onde há muito maior colaboração entre os participantes, principalmente porque os trabalhadores nos grupos se mantêm juntos durante longo período, em jornadas que se seguem nos dias das semanas, incluindo-se sábados e domingos, feriados, dias santificados, natais, rompimentos de anos, e carnavais.
Assim como se cria esse espírito de equipe e essa forma colaborativa de trabalho, da mesma forma evolui uma intimidade entre os participantes que ficam se conhecendo muito mais que meros companheiros, enquanto se forma também um respeito mútuo muito grande.
Por todos esses motivos, a chegada de novos companheiros cria também muita expectativa.
Como reagirão os novos companheiros quando forem testados na hora da verdade?
Foi assim que três novos componentes se incorporaram aos outros dezessete companheiros, perfazendo um total de vinte trabalhadores.
Eles chegaram exatamente numa quarta feira, quando se iniciava o horário de zero às oito horas. Trabalhava-se quarta, quinta e sexta feiras neste horário, quando o grupo sairia para a folga de final de semana.
Dentre os três novos componentes havia um que se destacou por sua atitude de querer participar das brincadeiras dos antigos, como se antigo fosse.
Que garoto intrometido, reagiu um dos antigos...
Ele tem pinta de ter sido criado pela avó, disse o outro, na hora do lanche ele tem um ritual todo à parte, traz ovinhos de codorna para cozinhar e frutas, não come o lanche que a empresa oferece...
É, tem muita frescura para o meu gosto, aposto que esse cara nunca comeu uma mulher...
Aqueles comentários jocosos culminaram com uma proposta:
- Vamos preparar um trote para ele?
Legal!
OK!
E começaram a discutir como seria.
No dia seguinte dois dos antigos comentavam em um canto da sala algo em voz baixa e riam às gargalhadas provocando a curiosidade do novato.
Quando ele se intrometeu um deles provocou:
Ei, garoto, isso aqui não é para você, cara, aumentando ainda mais a curiosidade do calouro.
Depois de muita insistência um deles confidenciou:
- A estória é que eu e o Fulano fomos ontem a um puteiro no Centro da cidade, num prédio comercial e que ninguém desconfia que possa ser uma casa assim... a primeira impressão é que é um escritório, no salão dezenas de mulheres, cada uma mais bonita que a outra, instaladas em suas mesas, algumas em frente a computadores, outras não, para disfarçar a verdadeira finalidade. Você chega, observa  cada uma com cuidado e quando o rapaz que mais parece uma mocinha vier lhe atender, você mostra a sua preferida e diz que quer ir para a cama com ela e ele o encaminha para o quarto, nos fundos do salão.
Cara, me dê o endereço, tô nessa!
Não é bem assim, você tem que ter indicação...
Me indica, quanto custa
Para o que é, meu xará, é muito barato, eu vou te indicar.
No dia seguinte o cara foi, fez a sua escolha e chamou o funcionário indicando a escolhida.
Recebeu o maior passa fora, era uma agência de seguros.