Sabado de aleluia, é dia de malhar o Judas!

Vila Carioca – Ipiranga - SP – anos de 1950

Na sexta-feira que antecedia o sábado de Aleluia a garotada do bairro já tinha vários bonecos de pano confeccionados, que dentro era colocado pó-de-serra, enchimento para dar forma, alguns dizem serragem, subproduto derivado do corte de toras (madeira).

A preocupação de todos era, pensar qual seria o personagem, aliás, quem seria o homenageado na figura do boneco (Judas) desta vez? Qual é o político que está na berlinda? Seria Adhemar de Barros, Jânio Quadros, Carvalho Pinto entre outros.

Sábado de madrugada, os bonecos já estavam colocados nos postes de energia elétrica (na época não tinha iluminação pública nas ruas e avenidas do bairro), e a gurizada só esperando dar o meio dia, isto é, as indústrias do bairro soavam as sirenes anunciando que era 12 horas, aí começavam a malhar todos os bonecos.

Entre a gurizada existia certa rivalidade, entre os que moravam na rua de cima com a rua de baixo, isto nas peladas de futebol, empinar pipas, rodarem piões, jogar bolinhas de vidro (bolinha de gude), e também no caso dos bonecos, e iam às forras.

Cada grupo tinha um segredo na confecção dos bonecos, usavam abóboras para por no lugar da cabeça, entre outras coisas, porém um grupo querendo ferrar os rivais colocaram uma casa de maribondo.

Fica a critério dos leitores a dedução do que aconteceu com a gurizada, sobre a história acima...

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 30/04/2011
Código do texto: T2940847