VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA

Durante a minha longa vida, no magistério,tive experiências boas, mas também, algumas intensas , digo: CONFLITANTES. Deixo aqui uma que muito me marcou:

Tive um aluno , da quinta série, com catorze anos, na época. Era um rapazinho lindo, As meninas suspiravam por ele. Carlos era uma espécie de líder; conquanto, charmoso, promovia, também, situações de indisciplina, motivo pelo qual, sempre que eu precisava realizar algum trabalho para o qual não tinha habilidade, solicitava a sua ajuda, o que ele fazia com alegria e prontidão. Por exemplo: colocar um cadeado na porta do armário ou, arrumar a sala após a aula, recolher o material, enfim, concluí que Carlos tinha inúmeras qualidades e que eu poderia contar com ele sempre; isso me deixava reconfortada com o meu trabalho.

Certo dia, soube que ele havia brigado com alguns meninos e, se vendo ameaçado, por ser um só, contra outros, levou para se defender, uma faca, na sua mochila.

Imediatamente, peguei a faca na sua pasta e solicitei o comparecimento, na escola, do responsável por ele...

Foi pior a emenda!

No dia seguinte o pai de Carlos, compareceu à Escola, identificou-se como policial ou detetive,, não me lembro bem... Eu, então, narrei-lhe o ocorrido,achando que conversando, poderíamos ajudá-lo. Ledo engano, mesmo antes, de eu terminar a minha narrativa ,o pai começou a esbofeteá-lo, o que me deixou aflita e, ao pedir para que parasse de bater, eu me vi gritando com o pai do garoto:

-- O que é isto, senhor? Está lidando com o seu filho, da mesma forma que lida com os bandidos? O senhor me respeite e também a Escola onde está!. Eu lhe chamei aqui para o bem dele e não para agredi-lo!.

Saiba que seu filho é um ótimo menino e eu me orgulho de ser sua professora!

Ao ouvir as minhas palavras, ele respondeu: --É assim que eu ensino...

--E eu discordo da sua maneira de educar, o senhor deveria procurar conhecer melhor o seu filho e, como policial, devia saber que : VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA!

Acho que a bronca não o agradou muito, mas agradeceu, despediu-se com uma cara feia, prometendo que iria repensar...

O menino lindo era filho de um pai jovem e, também, bonito! Pena que a sua beleza era somente exterior....

Tete Brito
Enviado por Tete Brito em 18/04/2011
Código do texto: T2916641