EU E O MANDACARU

Parece estranho? Mas não é !

Quando estou viajando todos os meus sentidos se voltam a admirar as paisagens; sejam elas matagais , flores ,rios ,enfim,toda a natureza.. Todos correm velozes como a velocidade do carro aos meus olhos.Tudo passa . No entanto, há uma que fica,insistindo,enraizada em meus olhos, na mente e no coração como um flash ou um set de filmagem através de uma profunda reflexão e contemplação.Nesta hora ,até as orquídeas e as flores tropicais perdem para o esplendor do mandacaru.

O fato é que ,quanto mais o carro se distancia ,quilômetros após quilômetros ,ele , o mandacaru está lá em minha mente :imponente, majestoso e verdinho contrastando com o sol escaldante e inclemente resistindo a dureza dos rochedos e a aspereza da terra ressequida.

Sendo ele um cacto arbóreo da caatinga e sobrevivente de longas e íngremes secas,como pode possuir tanta beleza ?

Muitas vezes só ele está ali decorando o ambiente,esbanjando elegância ,passividade e charme .

Penso muito,por quê o mandacaru se volta para as minhas reflexões? Será por que o pensamento e a imaginação são os grandes senhores das construções humanas ?

Por todo o percurso da viagem que resta ,vem a seguinte constatação:o mandacaru é uma metáfora de muitos seres humanos que em meio as agruras da vida –sofrimento,pobreza ,desprezo –continuam ali :de pé ,corajosos,lutando ;não importando o calor do sol,a secura da terra ,as tempestades, a dureza das rochas.

As cicatrizes deixam marcas e choramos. O mandacaru quando cortam seus espinhos derrama o visgo como se fossem lágrimas .Ora,os espinhos são para enfeitá –lo ... as adversidades pelas quais passamos, são para deixar-nos mais fortes.

A flor que brota em meio aos espinhos são para mostrar a beleza da vida como as conquistas e vitórias que conseguimos após lutas e caminhadas.

IVANETE NUNES DE OLIVEIR

ivaneteoliveira
Enviado por ivaneteoliveira em 06/04/2011
Código do texto: T2893735
Classificação de conteúdo: seguro