UMA QUESTÃO RELATIVA !
Conta-se que Einstein, logo após a divulgação da Teoria da Relatividade, percorreu o território americano para ministrar palestras nas universidades sobre a sua teoria.
Certa vez viajava de carro para uma cidade do Texas com o seu motorista James. Uma viagem longa e cansativa que o deixaria na porta da Universidade em cima da hora da palestra.
Acomodado no banco traseiro tentava em vão tirar uma soneca e relaxar um pouco no que era impedido pelo barulho do carro e pela má conservação da estrada.
James vendo o Professor nessa situação se apiedou do mesmo e lhe disse:
- Professor, tenho acompanhado o senhor em todas essas viagens e assistido a todas suas palestras e sou capaz de reporoduzí-las tal como o senhor faz. Que tal quando chegarmos na Universidade eu me passar pelo senhor e o senhor por mim? Assim o senhor poderia descansar um pouco no auditório como se fosse eu enquanto eu dava a palestra em seu lugar.
Einstein pensou por um momento e respondeu:
- Boa idéia James. Vamos fazer isso, estou realmente muito cansado.
E assim fizeram.
No horário previsto, lá estava James no lugar do professor ministrando a palestra até que lá para as tantas um aluno de física avançada o interrompe lhe fazendo uma pergunta que para a qual James não estava preparado.
James, num gesto teatral abre os braços com um largo sorriso no rosto e diz:
- Meu brilhante jovem essa pergunta é de tão fácil dedução que até meu motorista é capaz de lhe responder.
E solicita a intervenção do Mestre. E foi com essa presença de espírito que James conseguiu se safar daquela situação tão embaraçosa.
Vocês já notaram o quanto as pessoas são passivas? O quanto é cômodo ser somente um espectador?
Já notaram também o quanto os políticos, os profissionais de propaganda, as televisões, as religiões, para ficarmos só nesses exemplos, tiram partido dessa forma de sermos?
Imaginem se num culto evangélico um fiel perguntasse ao pastor:
- Pastor! O senhor fica nos dizendo que Jesus andava pela Galiléia pra cima e pra baixo, pra lá e acolá com aquele bando de homens, os profetas. Não tinha mulher lá não Pastor ou Cristo não era chegado?
Certamente essa pergunta daria pano pra manga...
No entanto as pessoas não perguntam, não questionam....Por quê?
Nada melhor que ficar deitadão no sofá vendo o Big Brother né?
Naquela manhã, durante a missa o padre faz um convite ao seu rebanho (Notem, rebanho....passivos mais uma vez.)
- Quem quer ir pro Céu levanta o braço.
Todos os braços se levantam imediatamente.
- Olha ! Diz o padre.
-
- Tem um ônibus lá fora, em frente a igreja com destino ao Céu.
- Quem quer ir agora?
- Bem....sabe cume né...meu filho ficou de almoçar em casa hoje.
- Tenho compromisso para hoje à tarde
- Preciso ajudar minha filha com a lição de casa.
E assim por diante....
Como vê Mestre Einstein ....tudo é relativo.