MEMÓRIAS DO BUSCAPÉ = a sua noveça virtual 
 
Capítulo 10
AS IRMÃS DE LEITE
Carola era a filha de Justina, a ama de leite de Célia.

As duas meninas cresceram juntas sob os cuidados e os carinhos de Yolanda a mãe de Célia e Justina, a Bá.


Carola era uma mestiça muito bonita e quando ficou mocinha foi muito cobiçada por velhotes ricos que a queriam para concubina e ofereciam bom preço por ela.


Mas o Coronel Mesquita não a vendia por nenhum dinheiro.


Quando Célia casou-se o pai deu-lhe a negrinha de presente para ser sua mucama.

Pouco tempo depois Otaviano, o marido, comunicou a Célia que ia vender a Carola para um sujeito muito rico que ficara viúvo e a queria para “servi-lo” enquanto não se casava de novo. Oferecia um bom dinheiro por ela.


▬ Não faça isso. Eu preciso dela.


▬ Eu compro outra mucama para você com a metade do que vou receber por ela.


▬ Mas eu não quero outra mucama. A Carola é especial, é diferente pra mim.


▬ Eu nunca gostei mesmo de sua intimidade com essa escrava, ela não a respeita como devia. vai ser melhor comprar outra negra para servi-la.


▬ Ela é minha irmã de leite!


Otaviano dá uma gargalhada:


▬ Irmã de leite! Quer dizer que quem toma leite de vaca é irmão do bezerro?


Célia levanta a voz:


▬Você não pode vendê-la. Ela não é sua, é minha.


▬ Esquece que somos casados com comunhão de bens? Tudo que é seu é meu e eu não preciso de seu consentimento para comprar ou vender!


Célia chegou a levantar a mão para esbofeteá-lo, mas ele segurou-a e afastou-se de cara fechada, mas ela ainda gritou;


▬ A abolição vem ai e eu quero ver os negros rirem da sua cara!


Resolveu falar com os pais Em sua opinião eles eram sábios e tinham solução para todos os problemas, mas para sua surpresa e desespero o pai disse que realmente o Otaviano podia dispor do patrimônio da família sem seu consentimento e a mãe ficou muito penalizada, mas aconselhou a filha a ter paciência e não brigar com o marido o que só ia piorar a situação.


Alguns dias depois o Sr. Miranda levou a Carola e Célia ficou inconsolável.


Serenado os ânimos, Otaviano agradou a Célia, cobriu-a de mimos e de carinhos e ela acabou perdoando embora não conseguisse esquecer-se da Carola.


Como estaria? Será que o Sr. Miranda não estava judiando muito dela?


Perguntas para as quais nunca teria respostas.

            ☺☺☺
Não percam o próximo capítulo CEGONHA  OU ARARA?

Obrigada pela visita e comentário
Maith
Enviado por Maith em 05/03/2011
Reeditado em 07/03/2011
Código do texto: T2829883