EXPRESSÃO LATINA

-Bom dia, vizinho! O dia está ótimo para pegar uma praia.

-Bom dia! O dia está ótimo para tudo. É como diz a expressão latina ‘carpe diem’, que quer dizer: aproveite o dia. Sabia que este dia é só hoje e não existirá outro?

-É verdade, Rubinho. Então, ‘carpe diem’. Vou caminhar no calçadão da Praia do Canto com o Juca.

-Ana, que blusa bonita!

-É Nossa Senhora das Graças, Angélica. Uso-a para fazer os encontros de catequese com as crianças. Anda rápido que o Moacir está longe.

Eu pensei:

-Meu Deus, os nossos irmãos de rua se multiplicaram. Será que é porque o Natal está se aproximando? Quanta miséria! Uma moradora de rua me disse que eles têm abrigo, mas não gostam de ficar lá. E que preferem o ar livre, como os pássaros.

-Ei, amiga!

-Ei! Cadê o seu marido?

-Ficou em casa, Ana. Ele está muito gripado.

Continuei pensando:

-Mais um montinho de canjiquinha. Todas as manhãs, uma pessoa bondosa coloca comida para os passarinhos. E eles fazem a festa.

-Tchau! Já vou embora cuidar do meu maridinho.

-Vai mesmo. Até amanhã. Nossa! Quantas pessoas acordando naquele quiosque! Vixe! Um homem, desconfiado, está pegando uma sacola de plástico debaixo do barco velho, emborcado na graminha. O que será?!

A única mulher do grupo gritou comigo:

-Dona, a sua camisa é muito bonita! Cuida bem dela, viu?

-Irmã, é Ela quem cuida de nós!

O grupo respondeu junto:

-Amém!