Confissões poéticas!
No segundo semestre de 1985, Naza Poeta Holístico formou-se no curso de Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e seguiu trabalhando na área jurídica mas, passado algum tempo, submeteu suas composições musicais para serem analisadas e avaliadas por jurados em Festivais da Canção.
Classificou músicas de sua autoria em diversos “Festivais da Canção em Santa Catarina” – desde 1987 até 1994 – quando, finalmente, encerrou suas atividades e apresentações em festivais de música participando da última edição do conhecido “Prêmio Zininho de Música”, no TAC – Teatro Álvaro de Carvalho –, em Florianópolis. Este festival de música tinha esse título porque homenageava o poeta mais famoso e conhecido da Ilha de Santa Catarina, o Zininho, autor da marchinha “Rancho de Amor à Ilha”, música que virou hino da Capital Catarinense. A produção era do jornalista Aldírio Simões (in memoriam).
Chegou à conclusão que seu trabalho musical foi bem aceito nesses eventos pois passou pela análise de diversos jurados gabaritados e foi classificado, ganhando o Poeta vários troféus, diploma e prêmio.
No ano seguinte, pela primeira vez, na Ilha de Santa Catarina e Grande Florianópolis, Naza Poeta Holístico começou a apresentar-se profissionalmente como músico. Tocou na Praia de Ponta das Canas, no norte da Ilha, Lagoa da Conceição, Shopping Itaguaçu, Restaurante Kantão (localizado em um de seus bairros) e festas particulares. Foi um período ótimo de desprendimento e alegria, de paz e amor, de muita cantoria e interação com o público.
Na década de 70 e 90, para divertir-se e também para ter contato com músicos, cantores e compositores renomados a fim de amadurecer ainda mais na arte musical, Naza Poeta Holístico foi a muitos shows de cantores e compositores consagrados da Música Popular Brasileira e foi também ao show da notável cantora argentina Mercedes Sosa, em 1995, e teve a oportunidade de conversar com muitos desses artistas maravilhosos, trocando idéias sobre a profissão de músico – cantor e compositor – e também sobre composição.
No Centro Integrado de Cultura – CIC, Ilha de Santa Catarina, no ano de 1995, como já foi dito, Naza Poeta Holístico foi a um show de Mercedes Sosa, a maravilhosa cantora argentina que veio a falecer em 04/10/2009. O Poeta disse a ela que era músico e compositor ilhéu e que havia preparado uma fita com uma seleção de suas músicas para ela, mas que havia esquecido de trazê-la. Mercedes Sosa ficou com muito pesar mas deixou seu autógrafo e seu telefone da Argentina. Naza Poeta Holístico, infelizmente, por motivos de força maior, nunca pôde procurá-la no país dos hermanos.
Nessa noite, o Poeta estava na companhia de sua segunda esposa, a psicóloga Sandra Mara Weingartner de Souza. Foi tudo muito emocionante, desde o show à conversa no camarim.
Após a morte de Mercedes Sosa, Naza Poeta Holístico escreveu uma poesia dedicada a essa mulher sensacional e cantora maravilhosa.
A poesia chama-se "Canção para Mercedes Sosa" e está cadastrada também neste site literário.
Depois vieram os shows de Ney Matogrosso, Chico César e Djavam, com conversa no camarim. Conversaram assuntos sobre a profissão de músico etc. Foi excelente ouvir um pouquinho de suas histórias, pessoalmente. Os shows aconteceram no CIC - Centro Integrado de Cultura, na Ilha de Santa Catarina. Outros shows musicais de artistas notáveis que o Poeta presenciou: Nelson Gonçalves (A volta do boêmio) e Agnaldo Timóteo (grandes vozeirões). Estes dois shows o Poeta assistiu no Clube central da cidade de Urussanga-SC (sua Terra Natal), na década de 70. Os shows que achou ótimos, em Florianópolis, foram: "Sílvio Caldas" (no TAC); "Mulatas do Sargentelli" no Lira Tênis Clube; Pepeu Gomes (ex-Novos Baianos) também no Lira Tênis Clube; Caetano Veloso no SESC, Prainha; Fátima Guedes e todos os cantores, compositores e músicos do Projeto Pixinguinha, no TAC - Teatro Álvaro de Carvalho (excelentes); Adriana Calcanhotto, João Bosco e Geraldo Azevedo no CIC e Luiz Melodia, no TAC.
Além dos artistas acima mencionados, Naza Poeta Holístico também já conversou com outros cantores e compositores, senão vejamos: 1) Conversou com o "Rei" Roberto Carlos em 1973 no Balneário de Águas Termais São Pedro, localizado entre as cidades de Tubarão-SC e Urussanga-SC. Essa conversa com Roberto Carlos e os músicos de sua banda, na época - a RC 7 -, foi escrita e transformada num conto intitulado “Encontro com um Rei”, que já está cadastrado no site “Recanto das Letras”. Foi um contato maravilhoso, com direito a autógrafo; 2) Oswaldo Montenegro, no CIC, em Floripa; a conversa desse grande artista com o Poeta girou, essencialmente, sobre música e composição. 3) Guilherme Arantes, no CIC, em Floripa. Guilherme Arantes e o Poeta conversaram muito sobre tudo e chegaram a beber uisque juntos após o show super-quente e maravilhoso que ele proporcionou à platéia. 4) Toquinho também esteve no CIC, em Floripa. Toquinho e este Poeta conversaram muito sobre tudo e, principalmente, sobre música. O Poeta disse a ele que também tocava violão e que era compositor e ele teve a ousadia de perguntar a Naza Poeta Holístico se este tocava melhor do que ele (risos). Toquinho é uma pessoa maravilhosa.
Naza Poeta Holístico cita também o cantor e compositor Francis Hime, o grande pianista, parceiro de Chico Buarque em muitas canções. Junto com seu filho Emmanuel, conversaram muito com Francis Hime, após seu brilhante show, no camarim do CIC – Centro Integrado de Cultura –, na Ilha de Santa Catarina. Francis Hime é uma pessoa simples e é muito simpático. Ainda no CIC, o Poeta assistiu também ao show de "Sá e Guarabyra" e também conversou com eles no camarim. Outros shows o Poeta também foi mas não conversou com os artistas. Vejamos: Zé Ramalho (em Urussanga-SC, na Ilha de SC e em Santo Amaro da Imperatriz-SC); gaitista Renato Borghetti (CIC na Ilha); Alceu Valença (CIC na Ilha); Belchior (TAC na Ilha); Roberto Carlos (Ilha Shopping na Capital de SC); Gilberto Gil (CIC na Ilha); Martinho da Vila (CIC na Ilha) e Caetano Veloso, em 1979, no pátio do Shopping Itaguaçu, em São José-SC, Grande Florianópolis.
O trabalho musical profissional de Naza Poeta Holístico durou 3 (três) anos: de 1995 à 1997. No ano seguinte, o Poeta casa-se novamente e deu um tempo nas atividades musicais, tempo esse que dura até os dias atuais. Como geralmente acontece, sempre retorna-se à prática de qualquer arte que se admira e que se sabe praticar.
Então, até breve...