John Lennon: uma trajetória de música e poesia!
No ano de 1969, quando Naza Poeta Holístico estava com idade de 10 (dez) anos, ligou a televisão de seus pais, em sua Terra Natal – Urussanga – sul de Santa Catarina – e estava passando um desenho animado que nunca tinha assistido e que o impressionou muito: era o “Yellow Submarine” (submarino amarelo), lançado pelos The Beatles no ano anterior. A história do filme se passa na cidade de “Pepperland”, quando os "Maldosos Azuis" (“Blue Meanies”) atacam a cidade para acabar com o amor, a música e as cores. É quando os Beatles entram em ação a bordo do submarino amarelo para acabar com eles. O filme é recheado de músicas e cores psicodélicas e é considerado um marco na animação.
O Poeta, ainda uma criança, ficou simplesmente encantado, deslumbrado, fascinado com o musical que havia visto na televisão, pois já fazia uns 2 (dois) anos que havia aprendido a tocar algumas músicas no violão e adorava tocar este instrumento e cantar, principalmente, pra uma vizinha sua – a Mármore (que era uma linda menina) –, acompanhado de um amiguinho de escola – o Betinho – e, assim, havia ficado muito entusiasmado com o desenho animado e com a música tocada no filme e também com a sua estória e seu estilo diferente de animação. Então, logo quis saber quem eram os Beatles e, tempos depois, após pesquisa, ficou sabendo que tratava-se de uma banda de música inglesa e que era composta por músicos multi-instrumentistas, cantores e compositores, que chamavam-se John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Em 1970, os Beatles se separaram e cada fã da banda, a partir disso, passou a escutar ainda mais as músicas de cada Beatle isoladamente, escolhendo o artista que melhor se identificasse com suas idéias. Naza Poeta Holístico, desde que conheceu os Beatles, passou a admirar mais John Lennon porque, além de considerá-lo o líder da banda e melhor cantor, achava-o igualmente o melhor compositor em razão das mensagens de paz e amor inseridas em suas canções e também pelo seu carisma e sua irreverência que sempre foram grandes. Como Naza Poeta Holístico também sempre considerou-se irreverente, desde jovem, identificou-se imediatamente com o grande músico que era John Lennon, adotando-o como o seu ídolo maior. Naza Poeta Holístico lembra que, naquela época, década de 70, falava-se muito dos Beatles, em qualquer roda de violão ou conversas de amigos. Por exemplo, no verão de 1976 para 1977, foi passear na praia de Balneário Camboriú – litoral norte de Santa Catarina – e, sempre acompanhado de seu violão, fazia parte de rodas com amigos e havia muita cantoria; o Poeta alegrava muito as pessoas com o ritmo contagiante de suas músicas e das músicas da MPB e sambas. Ainda no final do passeio, antes de retornar para a sua casa, na Avenida Atlântica, a principal avenida de Balneário Camboriú, a turma reuniu-se e a conversa, ao final, acabou girando em torno do quarteto fantástico de Liverpool e na escolha do Beatle preferido. Alguns escolheram Paul McCartney, outros George Harrison e Naza Poeta Holístico, como sempre, elegeu John Lennon como o seu cantor e compositor preferido. Ringo Starr nunca foi votado.
No ano de lançamento de "Stand By Me", em 1975, o pai de Naza Poeta Holístico adquiriu uma televisão bem pequena, cujo visor media 10 x 10 cm e o Poeta, nessa época, assistia – todos os dias – a um programa de música de uma emissora gaúcha, no horário matutino. Esse era um dos únicos programas musicais disponíveis em sua Terra Natal, no interior de Santa Catarina. Como se sabe, naqueles tempos não haviam computadores e tudo era raro a nível de informação musical, fato esse bem diferente dos dias atuais em que há informações variadas e vídeos musicais de, praticamente, todos os cantores e compositores, na internet.
Mas, numa bela manhã de um belo dia, de repente e não mais que de repente, o apresentador gaúcho – em seu programa musical – coloca um vídeo inédito de John Lennon cantando “Stand By Me”. Foi inesquecível. Naza Poeta Holístico, naquele instante, caiu em estado de êxtase, de profundo deleite. Foi tão forte a emoção em ver John Lennon cantar “Stand By Me” – com todo o seu carisma –, naquela televisão minúscula do pai, que o Poeta transformou seus dias, dali pra frente, em dias melhores, em dias mais plenos, em dias mais felizes e em dias mais motivados pois, a partir daquele momento, passou a tocar mais violão e também a tocar mais guitarra – pois já era integrante de um conjunto musical – e a compor mais músicas e poesias.
Em 1977, o Poeta completou o ensino médio em sua Terra Natal e, em 1978, rumou para a Capital do Estado, Florianópolis, a Ilha de Santa Catarina, para continuar a desenvolver-se nos seus estudos e para trabalhar. Em 1979, passou no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina para o curso de Farmácia e Bioquímica. Foi um ano maravilhoso. Muito estudo de anatomia e outras matérias da grade curricular da 1ª fase do curso mas, como sempre, também houve muita música, mas muita música mesmo, pois estava na Capital do Estado e havia mais condições para dedicar-se também a essa arte.
Lembra que foi um dos anos de sua vida que mais tocou seu instrumento musical e cantou. O Poeta lembra também que ia quase sempre à casa de um colega e amigo da Faculdade, o Toninho, para escutar músicas dos Beatles. Ele tinha praticamente todos os LP’s (discos de vinil) da banda inglesa. Certo dia, o Toninho também perguntou para o amigo Poeta qual era o seu Beatle preferido. Este respondeu-lhe que era o John Lennon e, igualmente, também fez a mesma indagação para o amigo da Faculdade que, imediatamente, respondeu: - o meu Beatle preferido é o George Harrison.
E tudo era um deleite, pura alegria e descontração mas, ao mesmo tempo, quanto mais Naza Poeta Holístico ouvia as músicas dos Beatles mais fixava e memorizava os acordes, motivando-o a praticar ainda mais a arte musical, auxiliando-o no sonho de tornar-se um músico lapidado. E assim foi o ano de 1979: com estudos da Faculdade e muita música, mas muita música mesmo. Ainda neste ano, o Poeta – junto com colegas seus da Faculdade – viajou para Brasília a fim de reivindicar que fosse aprovada uma lei a favor dos profissionais da área de Farmácia e Bioquímica e, junto com seus colegas da Faculdade, conheceu muitos parlamentares e tocou muito violão e cantou para alguns deles no Clube dos Deputados, na Capital do Brasil.
Em 1980, Naza Poeta Holístico passou novamente no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, agora para o curso de Direito, influenciado que foi pelo trabalho que viu – “ao vivo” – dos parlamentares brasileiros no ano anterior e isso o fez perceber, com profundidade, a importância da legislação na sociedade. Começou a estudar as leis já em março de 1980, mas as cantorias das rodas de violão continuavam. Durante o transcorrer daquele ano foi assim: muito estudo, depois também muito trabalho numa empresa estatal, mas as festas e rodas de violão e as cantorias e boa comida e boa bebida continuaram durante todo o transcorrer do ano.
Na noite do dia 8 de dezembro, Naza Poeta Holístico estava, mais uma vez, com a sua turma do churrasco e cerveja. Reuniram-se no terraço de um prédio localizado na rua Gov. Pedro Ivo, no centro da Ilha de Santa Catarina, onde morava um de seus melhores amigos. Em torno de 20 horas já estavam todos presentes. Uns começaram a cuidar do churrasco, outros da cerveja e drinks etc. O Poeta, como sempre, era o responsável pela música “ao vivo” e começou logo a tocar seu violão e a cantar muita MPB e sambas, deixando o ambiente mais descontraído. Música internacional ele só tocou em seu conjunto musical na sua Terra Natal. Então, a festa já tinha começado e, com o passar das horas, mais uma vez, como já era de costume, estava esquentando. Tudo estava muito bom, tudo muito organizado; o fogo da churrasqueira – no centro do terraço – já estava com seus carvões incandescentes e a carne assando; a cerveja já estava bem geladinha – no ponto –; os drinks também já estavam sendo servidos: muita caipirinha com wodka e batidas e assim a festa foi desenrolando-se madrugada adentro com muita cantoria, muita conversa, muito churrasco e muita bebida. Numa determinada hora da madrugada, já no dia 9 de dezembro, Naza Poeta Holístico estava sentado em frente à churrasqueira, ainda tocando violão e cantando e esse seu melhor amigo ainda cuidando do churrasco e outros servindo a carne e bebidas até que, de repente, um jovem homem, estranho à festa, entrou no terraço e gritou:
– Galera, galera! Mataram John Lennon, mataram John Lennon!
Naza Poeta Holístico não acreditou e, achando que fosse uma brincadeira, respondeu:
– Cara, não brinque com coisas sérias! Deixe de bobagens! Vai brincar assim noutro lugar!
Mas o jovem homem retrucou:
– É verdade! É verdade! Um maluco disparou quatro ou cinco tiros nele! Ele está morto.
E, assim, aquele jovem homem confirmava realmente o assassinato de John Lennon de maneira brutal.
Naza Poeta Holístico, nesse momento, sentiu uma flexada em seu coração. Não era possível acreditar que o seu ídolo maior, o ícone de toda a sua geração e porta-voz – eis que fez um movimento grande pela paz mundial –, havia sido morto estupidamente, tombado, sucumbido e seu canto calado para sempre!
Rapidamente o Poeta deu um pulo para frente, ficou de pé e foi caminhando lentamente, com seu violão, até uma das laterais do terraço que dava vista para a baía sul da Ilha e para as suas duas pontes: a Hercílio Luz e a Colombo Salles.
Nesse momento, na madrugada do dia 9 de dezembro de 1980, do terraço de um prédio de uns 12 andares, no centro da Ilha de Santa Catarina, defronte a baía sul e às pontes, tendo o luar e as estrelas como testemunhas, Naza Poeta Holístico começou a cantar “Imagine”, uma de suas músicas favoritas:
Imagine
Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today
Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace
You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world
You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will live as one
Imagine (Tradução)
Imagine não haver o paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
Imagine que não houvesse nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo será como um só
Imagine que não ha posses
Eu me pergunto se você pode
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens
Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só
Quando terminou de cantar, o Poeta estava aos prantos.
E, assim, Naza Poeta Holístico passou toda a década de 70 ouvindo ‘Beatles’, mas ouviu e curtiu muito mais as canções de John Lennon. O Poeta acha muito boas “todas” as músicas de John Lennon, desde aquelas em que compôs com Paul McCartney, nos Beatles, até as que compôs sozinho ou em parceria com sua esposa Yoko Ono em sua carreira solo. Mas as seguintes canções de John Lennon são as suas preferidas: Imagine, Stand By Me, Happy Xmas (War Is Over), (Just Like) Starting Over, Woman, Beautiful Boy (Darling Boy), Lucy In The Sky With Diamonds, Give Peace A Chance, Twist And Shout, Help!, In My Life, Strawberry Fields Forever, Day In The Life, Revolution, Don't Let Me Down, Come Together, Across the Universe e All You Need Is Love.